Presença digital tem inspirado cuidados extra. Veja como agir para preservar a marca e manter audiência

Sobreviver às redes sociais tem sido uma árdua tarefa para quem alimenta perfis empresariais. Não bastando as constantes mudanças estruturais advindas das próprias mídias, o ambiente digital virou palco de discussões cada vez mais fervorosas – e menos ponderadas – sobre assuntos que refletem mudanças sociais. Episódios de notícias falsas, grandes empresas anunciando o fim da atualização de seus perfis, posicionamentos políticos hostis, cobranças sobre responsabilidade socioambiental e até divergências sobre vertentes alimentares, transformaram as iniciativas digitais em pura ousadia. Veja como manter sua marca “inteira” nessa batalha pelo melhor ponto de vista.

  1. Deixe claro seus valores

Transparência sempre foi um tema debatido na atuação das empresas em redes sociais – e continua sendo fundamental. Ao procurar por uma marca, o consumidor também quer saber qual é o pensamento por trás dos produtos ou serviços desenvolvidos por aquela companhia. Testa em animais? Como trata os resíduos químicos? Posiciona-se com relação a gêneros? Mas não adianta mentir só para agradar a audiência. Analise os reais valores da empresa e trace estratégias para que eles sejam utilizados de forma a enriquecer a linha editorial adotada. Nota: honestidade é atemporal e deve ser um norte para definir o tom da comunicação.

  1. Defina sua linguagem

Faz tempo que simplesmente anunciar um produto ou serviço deixou de ser interessante para o usuário digital. Quanto mais a marca se esforça em demonstrar preocupação com as reais necessidades do consumidor, mais audiência conquista. A melhor abordagem vai depender do seu público. Como ele gosta de conversar? Quais são seus problemas? E seus interesses? Monte uma boa pesquisa e estruture suas personas. Em uma rede social escolar, por exemplo, o maior público são os pais e não os alunos. Saiba o que, como e quando se manifestar.

  1. Interaja e responda rapidamente

Manter-se de prontidão para interagir e responder comentários e menções à marca é fundamental. Isso ajuda a evitar que questionamentos gerem repercussões negativas. Mas atenção à linguagem! Uma resposta atenciosa, mesmo que não resolva o problema naquele momento, pode ajudar muito. Mostrar-se à disposição para eventuais dúvidas cria confiança no usuário.

  1. Ofereça conteúdos relevantes ao seu público-alvo

Se você já ouviu falar em Inbound Marketing, sabe que conteúdo é tudo para atrair, nutrir e qualificar leads, ou, em termos práticos, aproximar da sua marca clientes realmente potenciais. Seja por meio do compartilhamento de notícias importantes para sua área de atuação, informações sobre lançamentos de produtos ou blog posts com dicas relacionadas ao serviço oferecido pela sua empresa, é vital criar referenciais para o público. Assim, sempre que ele precisar saber mais sobre aquele assunto, vai procurar sua marca, aumentando a relação de confiança e as chances de conversão.

  1. Monitore as menções da sua marca nas redes sociais

Ao longo do tempo, a atuação da empresa no ambiente digital cria capital social, uma avaliação que mede o valor digital da marca – em aspectos como visibilidade, reputação, popularidade e autoridade – e a percepção dos usuários. Analisar esse valor de tempos em tempos garante que os objetivos de comunicação da marca sejam cumpridos e ainda traz dados importantes sobre a imagem percebida pelos clientes. Existem diversas ferramentas que ajudam a captar, em toda a internet, quando a sua marca recebe uma menção ou vai parar em uma notícia, por exemplo. Ótima maneira de controlar crises e manter-se em dia com a instantaneidade do meio.

Manter uma imagem coerente mesmo em tempos de crise pode parecer uma tarefa difícil, mas não é impossível. Com estratégias e uma equipe capacitada para fazer a gestão de redes sociais, sua marca tem a chance de criar defensores digitais, construir ainda mais oportunidades e tornar sua comunicação mais consistente.