Definir formato de comunicação da empresa é fundamental. Confira a melhor opção para o seu negócio

Começar um negócio, ou mesmo consolidá-lo no mercado, exige uma série de esforços para com o público-alvo. Por isso, uma coisa é fato: seja você um pequeno comerciante ou o gestor de uma multinacional, vai precisar que alguém trabalhe a comunicação da sua marca. Nesse sentido, contar com uma agência especializada em marketing digital ou com uma equipe interna, são ambas opções válidas e capazes de trazer resultados positivos. Decidir por um ou por outro, entretanto, é uma questão de analisar os recursos e alinhar as necessidades da empresa. Sendo assim, é importante ter em mente de que não há uma resposta padrão para essa pergunta, e sim aquela que faz mais sentido para a cultura e para o momento vivido pela empresa.  

Analisando custos: agência especializada em marketing X equipe interna

O custo de comunicação é um ponto extremamente relevante, dado que, em muitos casos, essa não será a atividade fim da empresa. Portanto, é preciso analisar o que vale a pena de acordo com o nível de dependência daquele serviço, para que não aconteçam restrições ou, até mesmo, cortes no meio do processo.  Esse é um dos primeiros pontos que já pesam a favor de uma agência especializada em marketing, visto que, de modo geral, o investimento envolve apenas um contrato. O tipo de contrato vai depender de uma agência para outra, podendo contemplar pacotes mensais, hora trabalhada e/ou serviços pontuais.

No caso das equipes internas, é preciso colocar na ponta do lápis custos como contratação, manutenção de benefícios, impostos e infraestrutura de trabalho. No entanto, é essencial compreender que apenas um funcionário não dará conta de todas as demandas sozinho. Em muitos casos, é preciso contratar um profissional para cada área da comunicação, já que, por mais multitarefa e experiente que seja uma pessoa, dificilmente ela conseguirá realizar processos como design, organização de eventos, marketing digital e endomarketing com conhecimento suficiente em todas as áreas e em uma rotina de até 9h de trabalho. Além disso, é importante também adicionar custos com atualização profissional e/ou tecnológica.

Conhecimento e expertise

Como falamos no tópico acima, muitos gestores erram ao pensar que um único profissional de comunicação terá todas as habilidades necessárias para tocar as diferentes áreas da comunicação; outra grande vantagem de uma agência especializada em marketing. Por atenderem diversos clientes, as agências oferecem uma expertise própria, conferindo um olhar mais completo e soluções mais atualizadas com as tendências de mercado. Por outro lado, uma equipe interna tem dedicação integral ao negócio, ponto positivo para quem precisa de ações contínuas e com acompanhamento bem de perto. Vale pensar sobre o tipo de ação que mais convém ao negócio e listar os prós e contras.

Demanda de trabalho

Cada tipo de negócio tem suas características próprias e, por isso, demanda esforços diferentes da comunicação. Uma empresa que precise de design, gerenciamento de mídias sociais e eventos corporativos, certamente vai demandar mais suporte do que uma que precise apenas de uma consultoria de mídias. Da mesma forma, é interessante analisar se as demandas são contínuas ou pontuais, visto que a contratação de pessoal não se justifica se a ação de maior impacto da empresa acontece apenas nos meses de setembro de cada ano, por exemplo. Nesses casos, dá para também investir em uma equipe interna para as atividades básicas e contratar uma agência especializada em marketing para ações que exijam mais repertório. 

Agência especializada em marketing digital em Atibaia

Localizada no interior de São Paulo, mas com atendimento nacional, a D’lucca & Jota é uma agência especializada em marketing digital, design, eventos corporativos e consultoria de comunicação. “Mesmo não estando no dia a dia das empresas que atendemos, as reuniões, comunicações e documentos que estabelecemos desde o início do serviço vão criando uma direção produtiva e ampla para ambas as partes”, explica Karla Beraldo, gestora de marketing digital da D’lucca & Jota. Segundo ela, o know-how trazido pela agência, especialmente na atuação digital, é um importante diferencial. “Nossa equipe tem total condição de oferecer um aporte de marketing tanto para empresas quanto para suas equipes de comunicação”, afirma. Ficou interessado? Entre em contato conosco e converse com um dos consultores.