Começar canais do zero não é exatamente uma novidade para profissionais de marketing digital. Criar um site, uma fan page e perfis onde mais o público estiver e começar a construção desta audiência e autoridade é rotineiro.

Mas e quando o próprio mercado não está totalmente preparado para o tipo de serviço que a marca oferece, na região onde ela oferece?

Nos deparamos com este desafio  em 2017.

Conheça a A&F Virtual Office

A A&F Virtual Office é uma empresa que oferece os serviços de escritório virtual, algo consolidado em grandes centros. A empresa está localizada no interior, em uma região onde este conceito ainda é pouco difundido ou confundido.

Traduzindo: as pessoas precisam do serviço, mas não sabem como procurá-lo. Existem aquelas que não sabem que precisam, mas que poderiam ter suas rotinas otimizadas por ele. É comum, também, a confusão entre os conceitos de escritório virtual e coworking.

Antes de converter

Diante desse cenário, nossa primeira medida não foi pensar em conversão, mas sim em doutrinar o público-alvo.

Para isso, definimos diferentes personas/profissionais para os quais o serviço de escritório virtual pode ser útil e produzimos conteúdos que mostravam os benefícios e impactos dos serviços diretamente em sua rotina.

Nada de textos conceituais e explicativos. Vamos mostrar na prática!

Para esta estratégia, utilizamos o funil do marketing de conteúdo, dividindo os conteúdos em atração, consideração e só depois conversão.

Já na fase de consideração, um dos conteúdos que mais nos trouxe resultados foi trabalhar com formulários/captação de leads, onde a audiência pode deixar seus contatos e um especialista da A&F entra em contato para explicar mais sobre o conceito.

Veja bem: o especialista não faz o contato já visando a conversão/venda, mas sim explicar para o lead o que é o serviço e como ele pode ser útil. Só depois o contato voltado para a venda é feito.

É um processo lento? Sim!

Por isso, também trabalhamos estratégias de conversão a curto prazo, como campanhas de Google AdWords.

O importante é manter sempre um norte na estratégia e não perder o timing: essa curva de aprendizado não pode se estender, afinal, todos precisam converter.

Uma vez convencido da importância do serviço oferecido, o lead estará muito mais propenso a fechar um negócio.