Posicionamento de marca e Estratégias de comunicação são fundamentais para que sua empresa se mantenha sólida em tempos de crise

Como você quer ser reconhecido por seus clientes? Se pensar nessa questão já era importante antes, manter uma boa reputação e a imagem positiva é fundamental para minimizar os impactos da covid-19. Por isso, refletir sobre seu modelo de negócio e enxergar a comunicação enquanto estratégia prioritária são medidas cruciais para um posicionamento de marca adequado em tempos de crise.

Por que? Agora, mais do que nunca, você precisa entender os anseios de seus clientes, não cair no esquecimento do público – pesquisa revela, por exemplo, que cerca de 63% dos consumidores consideram importante manter a comunicação mesmo diante a pandemia – e se mostrar socialmente relevante, evidenciando os valores da sua empresa.

Comunicação: o caminho para construir ou reforçar o posicionamento de marca

O modo que seu consumidor percebe sua empresa tem muito a ver com a forma que você se comunica com ele e o impacta. Assim, as estratégias de comunicação e marketing são fundamentais para colocar o posicionamento de marca em prática da forma mais acertada.  

O primeiro passo é entender seus consumidores. Quais são suas necessidades? O que eles desejam? Quais os problemas que enfrentam? Faça uma boa pesquisa e repense sua persona para saber como se posicionar. Nós temos um material gratuito para download que pode auxiliá-lo nessa reflexão, confira aqui.

A partir disso, projete o tipo de imagem que deseja transmitir nesse momento e quais estratégias para alcançá-la. Em relação aos conteúdos, continue priorizando responder às principais dores do seu público-alvo, demonstrando conhecimento e segurança naquilo que faz. Existem várias maneiras de se conectar com as pessoas e compartilhar informações nesse momento. Os stories do Instagram contém muitos recursos atrativos e funcionais, por exemplo.  

Lembre-se: as pessoas passarão mais tempo na internet agora e contam com novas necessidades. Essa é a oportunidade de se aproximar e fidelizar clientes. Sabe aquele problema que ele está enfrentando? Você pode apresentar a solução, ganhando sua confiança e gratidão e, ainda, diferenciando-se da concorrência.

Imagem positiva pós-crise: o posicionamento de marca faz diferença

Não é hora de recuar. Marcas que se posicionam e conquistam seu lugar de forma positiva na mente dos consumidores saem mais fortalecidas de uma crise. Segundo pesquisa recente da Kantar, 87% dos clientes esperam que as marcas comuniquem seus esforços para enfrentar a situação e como podem ser úteis nessa nova realidade.

Mas, é essencial adotar uma abordagem empática e humana – estamos vivenciando uma pandemia sem precedentes –, para não recorrer a mensagens promocionais que caracterizem oportunismo. A responsabilidade social é ainda mais valorizada pelos consumidores, por isso o papel estratégico da comunicação para associar a imagem da empresa com bons sentimentos.

Diversas marcas têm deixado bons exemplos, como Ambev, que realizou produção e distribuição de álcool em gel, e Magazine Luiza, que demonstrou preocupação com os colaboradores e criou ações para ajudar pequenos empresários. Essas empresas, entre outras que se posicionaram positivamente, foram vistas como exemplos para a maioria dos entrevistados em pesquisa da plataforma MindMiners, a pedido da Meio & Mensagem.

posicionamento de marca

A D’Lucca & Jota é uma agência especializada em marketing digital com mais de 20 anos no mercado e pode auxiliar você na definição de estratégias e soluções para o seu negócio. Se ainda tem dúvidas sobre a importância do posicionamento de marca, entre em contato e fale com um de nossos especialistas.