Uma recente pesquisa mostrou que quase a metade dos profissionais de marketing entrevistados afirmou que integrar as estratégias de marketing online e offline é a nova tendência do momento.

Não é novidade que evoluímos muito em tecnologia e estamos bem servidos de softwares, aplicativos e uma infinidade de ferramentas que ajudam a impulsionar os resultados das vendas por meio da internet.  

Acontece que as estratégias do marketing tradicional não foram sucumbidas pela tecnologia, como muitos acreditam. O consumidor ainda interage com a TV e observa a comunicação visual disponível ao seu redor: na estação do metrô, no ponto de ônibus, no shopping, nas ruas, em todos os lugares.

Para entender a importância de aliar as ações do marketing online e offline, primeiro você precisa saber quais as diferenças entre ambas.

Diferenças entre marketing online e offline

O marketing online representa todas as ações de marketing que são colocadas em prática com ajuda da internet. O advento da tecnologia, a massificação do uso de celulares e tablets, a tecnologia wi-fi e o serviço das operadoras foram os principais responsáveis pela mudança de comportamento do consumidor e as novas formas de fazer marketing, como é o caso do inbound marketing.

O marketing offline reúne todas as práticas tradicionais que foram utilizadas durante muito tempo sem a necessidade da internet, como: panfletos, outdoors, anúncios em jornal, revista, rádio ou televisão. Podemos incluir nesse segmento estratégias de visual merchandising, que é uma forma de apresentar os produtos na loja física para atrair clientes.

Enquanto o marketing offline se confunde com a própria publicidade, por ser mais direto, o online faz a linha mais sutil, ou seja, primeiro trabalha na arte da conquista: procura agradar o consumidor com informações úteis, promove engajamento e só depois se posiciona como um ilustre vendedor.

Outra característica que diferencia um do outro é a capacidade de mensurar os resultados. Por exemplo, dentro de uma estratégia de marketing digital, é possível saber exatamente quantas pessoas acessaram um site, quantas clicaram no produto, o número de clientes que efetuou a compra por meio de um link postado nas redes sociais, etc.

Já no marketing tradicional, para analisar as ações positivas e modificar o que for preciso em tempo hábil é mais complexo. O comercial de televisão ou o panfleto podem impulsionar muito as suas vendas, mas não há como saber se a demanda cresceu por conta dessas estratégias – a menos que se crie meios de medir, como é o caso da pesquisa de satisfação do cliente: “Como conheceu a nossa loja?”.

Isto não quer dizer que o marketing offline é inferior ao marketing online. Você não deve abandonar uma e focar na outra, mas analisar o seu nicho de negócios, conhecer bem o seu público-alvo e fazer um planejamento de marketing que privilegie o que ambos têm de melhor para oferecer para a sua empresa prosperar.

Dicas para trabalhar marketing online e offline paralelamente

O marketing offline pode e deve interagir com o online e vice-versa, até mesmo porque o que vale é proporcionar uma boa experiência para o consumidor. Com base nos objetivos que se deseja alcançar, é possível criar inúmeras maneiras de fazer isso. Confira essas dicas:

Gerando interação com anúncios de TV e redes sociais

Se você acha que ninguém mais assiste a comerciais de televisão pode se surpreender com os resultados de um anúncio criativo e bem-humorado, capaz de fazer com que o público se identifique. A dica é aproveitar esse recurso para divulgar o site e os perfis da empresa nas redes sociais para aumentar o engajamento com a marca.

Para que essa estratégia seja um sucesso, é importante dispor de um conteúdo útil e relevante, para que as expectativas sejam superadas com os acessos. Por exemplo, uma indústria que produz condimentos e temperos poderá alimentar uma página no Pinterest com deliciosas receitas e colocar essa chamada no comercial.   

Divulgando um evento presencial na internet

Para divulgar um seminário, congresso ou qualquer evento em espaço físico, é possível atrair o público por meio das redes sociais. Além de um convite, você poderá criar estratégias para impulsionar ainda mais os resultados, como publicar parte do conteúdo de uma palestra antes do evento e observar a reação e o comentário dos usuários.

Outra ideia, dessa vez passada do marketing off para o online, é presentar o seu público com um boneco ou mascote que represente a empresa no primeiro dia do evento e pedir que as pessoas enviem selfies com o mascote, para que as imagens sejam transmitidas em telas e/ou publicadas na internet para fomentar a participação de outras pessoas.     

Divulgando um novo ponto de venda

Todo empreendedor que abre uma nova unidade da empresa sabe que no início é complicado fazer com que o público local perceba a sua chegada. É preciso construir estratégias para se manter visível e gerar movimento na loja.  Uma das alternativas do marketing offline é investir no aluguel de outdoors em pontos estratégicos.

Uma campanha como essa, quando é planejada com conhecimentos técnicos, pode contribuir muito para atrair clientes e alavancar as vendas. Não esqueça que todo o material impresso, incluindo o outdoor, deve apresentar informações como o site da empresa e os canais de comunicação e relacionamento.

Ampliando as oportunidades de acesso

Uma feira ou exposição na qual a sua empresa esteja presente pode ganhar um acesso infinitamente maior se for transmitido ao vivo, em tempo real. Isto poderá ser feito por meio do Twitter ou Facebook, além de outras ferramentas disponíveis no mercado. Caso a entrada tenha um custo, o link de acesso poderá ser liberado mediante o cadastro e inscrição do usuário.

Para aproveitar o interesse da demanda, há empresas que conseguem manter a audiência mesmo depois de uma apresentação como esta, principalmente quando é o lançamento de um produto. Primeiro é anunciado que o responsável pela empresa estará disponível no chat online no horário determinado, em seguida os usuários continuam interagindo com perguntas e comentários.

O marketing online, quando trabalhado em conjunto com o offline, pode trazer muitos benefícios para a empresa, principalmente porque o foco é agradar o cliente, bater metas, conquistar objetivos. O mundo do marketing é um horizonte enorme, impossível ser unilateral. Pense nisso!

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