Garantir um bom ranqueamento orgânico do site é uma das maiores preocupações de quem desenvolve uma estratégia de marketing digital. Isso porque quanto melhor for o posicionamento do site nas buscas do Google, maior será o seu número de visitas, influenciando diretamente na geração de oportunidades de negócio para sua empresa.

No entanto, seja por descuido ou inexperiência, muitas empresas acabam cometendo erros básicos de SEO que atrapalham a conquista deste objetivo. Pensando nisso, nós vamos mostrar neste artigo quais são os 7 erros de SEO mais comuns e o que você deve fazer para evitá-los!

1. Criar um site que é não responsivo

Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, os aparelhos celulares ultrapassaram os computadores de mesa e atualmente são os principais meios de acesso à internet no Brasil. Por este motivo, o Google e outras ferramentas de busca têm dado maior importância para sites responsivos que se adaptam bem a qualquer formato de tela.

No entanto, ainda hoje, muitos sites não são otimizados para os aparelhos móveis, prejudicando a experiência dos usuários e atrapalhando o ranqueamento orgânico da página. Por isso, é muito importante que você invista em um site responsivo para a sua empresa, garantindo o sucesso de sua estratégia de SEO.

2. Escolher mal as palavras-chave de cada página

As palavras-chave são elementos essenciais para uma estratégia de SEO, pois são os termos usados pelos usuários do Google para encontrar respostas para as suas dúvidas. No entanto, muitos sites ignoram as palavras-chave e criam conteúdo baseando-se apenas no que as próprias empresas julgam ser interessante para seus clientes.

Por não utilizarem os temos usados pelos clientes nas buscas do Google, a estratégia de SEO é prejudicada, reduzindo o número de visitas e atrapalhando o ranqueamento orgânico dos sites. Para evitar este problema é muito importante que você faça um estudo minucioso para escolher as palavras-chave ideais para o seu negócio.

Ferramentas como o Google Keyword Planner, Google Trends e o SEM Rush são excelentes opções para ajudá-lo a identificar as palavras-chave mais usadas nas buscas. Assim, você não corre o risco de escolher termos errados e que prejudicam a sua estratégia.

3. Não usar corretamente as title tags

As title tags são elementos de grande importância em um site, pois servem para ajudar os usuários e os robôs de busca a entenderem o que encontrarão ao acessar aquela página.

Por isso, é muito importante que todas sejam otimizadas, garantindo assim que seu cliente não tenha dúvidas sobre o que encontrará. O ideal é que todas as title tags usem a palavra-chave daquela página e que tenham no máximo 70 caracteres.

4. Publicar conteúdo duplicado

O conteúdo é um elemento indispensável para uma estratégia de SEO, pois é ele que ajudará o seu cliente a encontrar as soluções para as dúvidas e os problemas enfrentados no dia a dia.

Pensando nisso, muitas empresas acostumadas com o marketing off-line acabam copiando conteúdo de outros sites e blogs que consideram relevantes no mercado, com a expectativa de conquistar um melhor ranqueamento orgânico no Google.

O que eles não sabem é que esta é uma prática que pode colocar em xeque toda a sua estratégia, pois o Google consegue identificar as páginas duplicadas, penalizando os sites que fazem uso desta prática.

Por isso, publique em seu site apenas conteúdo original e exclusivo de sua empresa. Além de fazer a sua empresa se posicionar como uma autoridade no mercado, esta prática o ajudará a atrair um número maior de visitantes.

5. Ignorar a importância do link building

Link building é uma das estratégias de SEO mais difíceis de realizar e, por essa razão, muitas empresas acabam ignorando a sua importância. Ela consiste na conquista de links de outros sites, recomendando o conteúdo publicado no site de sua empresa. 

Esta é sem dúvidas uma das estratégias mais eficientes para obter um melhor posicionamento de seu site no Google. Isso porque quanto maior o número de indicações o seu site receber, melhor poderá ser o seu ranqueamento orgânico, pois o buscador entende que cada link indicando a página é um “voto” de confiança ao site, aumentando a sua relevância.

Para conquistar links de outras páginas, uma boa prática são as ações de guest post, onde sua empresa produz um conteúdo e oferece para outro site sem custo algum, pedindo em troca apenas uma indicação.

As ações de co-marketing, onde sua empresa se reúne com uma parceira para produzir algum material rico ou mesmo um evento, também podem ser eficientes para conquistar links de outras páginas.

6. Esquecer-se de inserir links para outras páginas de seu site

Tão importante quanto conquistar links de outros sites recomendando a página de sua empresa, é investir em uma estratégia de SEO interna. Isso porque ao manter o visitante interessado em seu conteúdo, você ajudará a diminuir a taxa de rejeição de sua página. 

Com isso, os robôs de busca do Google entenderão que a sua página é atraente para o seu público, o que influencia em seu ranqueamento orgânico. Sendo assim, não coloque links para suas páginas apenas nos menus de navegação e rodapés do seu site. Espalhe links por todo o seu conteúdo, destacando as palavras-chave e os materiais mais importantes de seu site.

7. Não otimizar as URLs 

Outro erro de SEO muito comum e que prejudica o ranqueamento orgânico de um site é o descaso com as URLs, ignorando a sua otimização. Isso porque elas são muito úteis para os usuários e os robôs de busca conseguirem navegar com facilidade pelo site de sua empresa, permitindo que ele saiba o que encontrará na página sem ter a necessidade de acessá-la.

Por isso, o ideal é que elas contenham a palavra-chave da página. Evite usar espaços, acentuação ou diferenciar as letras entre maiúsculas e minúsculas. Garanta também que as URLs sejam curtas e contenham apenas as informações indispensáveis para você diferenciá-las de outras páginas de seu site.

Se você costuma organizar seu site por pastas, garanta que elas também utilizem as palavras-chave. Fazendo isso, você facilitará o trabalho dos robôs de busca, a navegação de seus usuários e melhorará o posicionamento orgânico de seu site.

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