A pandemia do novo coronavírus acelerou o processo de transformação digital nas empresas, mas só estar presente nas redes sociais pode não ser suficiente. Entenda!

 Medo. Ansiedade. Insegurança. Esses certamente são alguns dos sentimentos que tomaram conta de grande parte da população nos últimos meses. Diversos países ainda enfrentam batalhas difíceis na saúde, na educação, na economia. Vemos diariamente pequenos negócios sucumbirem junto à crise que se estabeleceu, e para aq ueles que conseguiram se manter de pé, uma única alternativa: a reinvenção.  Nesse contexto, uma das grandes sacadas tem sido a adequação de modelos de negócios e serviços por meio da transformação digital.

A transformação digital, que há anos vem ganhando espaço no nosso dia a dia, foi acelerada para tentar amenizar os impactos impostos por um novo normal, que mudou definitivamente determinados comportamentos e hábitos de consumo. De profissionais autônomos às grandes marcas, utilizar ferramentas para estabelecer ou ampliar uma presença no ambiente online virou palavra de ordem. Mas fica a dúvida: qualquer pessoa consegue aderir adequadamente aos recursos e benefícios que a mudança exige? É o que abordaremos a seguir.

Afinal, transformação digital é para todos?

Cabe pontuar, que quando falamos aqui de transformação digital, nos referimos à incorporação do uso da tecnologia como meio de auxiliar na solução de problemas tradicionais, e uma das suas grandes vantagens é ser democrática. Hoje, a maior parte das ferramentas digitais são gratuitas e de livre acesso.

A consolidação de plataformas como Facebook, Instagram, Google e até mesmo o WhatsApp enquanto ferramentas de vendas e divulgação de negócios é um processo de longa data, o que possibilitou uma transição mais saudável nesse momento de fragilidade, especialmente para pequenos comerciantes que tinham pouca ou nenhuma afinidade com as redes. Aqui, cabe ao usuário apenas entender a função de cada recurso e escolher adequadamente os que se aplicam ao seu negócio. No entanto, para isso, muitas vezes é necessário ir além, recorrendo à ajuda especializada para que seja possível extrair ao máximo os benefícios de cada uma das ferramentas e, principalmente, cuidar para que a sua utilização não traga mais aborrecimentos do que bons resultados.

Como preparar a sua marca para esse novo momento de transformação digital

Vimos nos últimos meses diversas marcas e serviços migrando seus negócios para modelos, muitas vezes, 100% online, na expectativa de que essa “digitalização” fosse suficiente para suprir a demanda de vendas e consumo. Contudo, também nos deparamos com frustrações, uma vez que no ambiente digital não basta estar online, é preciso estar presente. É nesse momento que algumas empresas pecam e acabam afastando novas oportunidades de venda e até mesmo os clientes já engajados.

“80% das pessoas estão apenas começando a conhecer o universo das vendas online, mas não trabalham esses recursos de forma estratégica”. Expo Digitalks 2020

É fato que hoje as redes sociais são indispensáveis para o bom posicionamento de marca, mas antes de colocar qualquer canal digital no ar, é preciso ter em mente que aquele espaço funciona como um cartão de visitas, e que o posicionamento, atendimento e qualidade do conteúdo postado estão totalmente relacionados à resposta positiva do usuário, seja por meio do retorno em vendas, afetividade com a marca, e até mesmo para aprimoramento de estratégias.

Se a transformação digital também passou a fazer parte da sua realidade, confira algumas dicas para se destacar nesse novo universo:
  • Relacionamento é tudo. A partir do momento que você coloca sua marca à disposição do público no ambiente online, esteja pronto para interagir, amparar e acolher o consumidor prontamente. Falta de retorno, respostas evasivas, incompletas ou grosseiras, podem afastar de vez o atual ou futuro cliente.

“Pessoas não falam com marcas, elas estão nas redes sociais para se entreter. É preciso entender que as redes sociais servem para relacionamento, e quando você se relaciona, a venda se torna uma consequência”. Adriana Coutinho, Expo Digitalks 2020

  • Tenha clareza e organização. Antes de começar a ativar contas em todas as redes sociais, tente responder perguntas simples como: tenho estoque e/ou mão de obra para entregar aquilo que estou oferecendo? Consigo prestar um atendimento de qualidade pela internet? Meu público-alvo costuma utilizar essas redes sociais? Ou seja, se você está migrando para um modelo digital, certifique-se de que tem estrutura para acompanhar a velocidade e dinâmica dos negócios online.
  • Proporcione boas experiências. Quem acompanha uma marca nas redes sociais, geralmente, espera receber algo em troca. Seja um conteúdo relevante, um retorno atencioso, uma promoção ou mesmo conhecer melhor os produtos e serviços antes de efetuar uma compra. Por isso, se você está disposto a fazer parte dessa nova realidade, esteja presente. Busque conhecer o seu público-alvo e entender quais são suas vontades, dúvidas, desejos e proporcione uma boa experiência ao seu seguidor.

Como vimos, a transformação digital é um processo que exige dedicação, persistência e conhecimento. Se você compreendeu a importância de fazer parte desse novo momento e precisa de ajuda, fale com a D’lucca&Jota. Somos uma agência especializada em marketing digital, há mais 23 anos no mercado construindo histórias de sucesso junto aos nossos clientes.