Plataforma corresponde a 99% das buscas por vídeos na web. Confira como investir nesta ferramenta nas suas estratégias digitais de marketing!

Quantas vezes você já recorreu ao Youtube para visualizar os detalhes de uma receita, o review de um produto, ou uma aula de gramática antes da prova? Se antes os vídeos online nos revelavam os clipes de música mais atuais, hoje, representam mais de 1 bilhão de acessos em todo o mundo, e é praticamente impossível encontrar algum assunto que não esteja no formato. No Brasil, segundo país do mundo em tempo de visualização no YouTube, 64% das pessoas acreditam que o site tem um impacto positivo na sociedade e, em termos de marca, já representa até 54% de alcance. Prova mais do que suficiente de que não dá mais para ignorar a plataforma como ferramenta de marketing nas estratégias digitais da sua empresa. Acessado em desktops ou dispositivos móveis, o Youtube transformou o consumo de comunicação, refletindo uma mudança no comportamento dos usuários e na produção de conteúdo.

Impacto do Youtube nas estratégias digitais

No início desse ano, os vídeos online apareceram como a principal tendência de marketing digital para as marcas. Nada espantoso se olharmos os dados da pesquisa State of Video Marketing de 2018. Segundo ela, 81% das empresas usam os vídeos como ferramenta de marketing e 76% dizem que isso ajudou a aumentar as vendas. Contudo, é importante deixar claro que, criar um canal no Youtube e publicar lindos vídeos institucionais não é, isoladamente, a chave para tais estatísticas. Marcas que usam o formato para interagir com os usuários tendem a se deparar com ótimos resultados digitais. Segundo a pesquisa, 97% dos profissionais de marketing dizem que o vídeo ajudou a aumentar a compreensão do usuário sobre seu produto ou serviço; 47% dizem que ajudou a reduzir as consultas de suporte; 76% que isso impactou no aumento do tráfego; e, ainda, 80% afirmam que o vídeo aumentou o tempo de permanência em seu site.

Produzir conteúdo, afinal de contas, não é questão de quantidade. Por mais que um canal que poste semanalmente atinja mais pessoas em menos tempo do que um que poste a cada quinze dias, certamente terá mais dificuldades para manter a audiência em longo prazo se não tiver roteiros, públicos e objetivos bem definidos. Por isso, vale a pena enfatizar: Youtube como ferramenta de marketing é uma excelente ideia, contanto que todo o trabalho seja orientado por profissionais especializados e por um planejamento editorial, financeiro e visual. De acordo com a State of Video Marketing 2018, 95% das pessoas assistiram a um vídeo explicativo para saber mais sobre um produto ou serviço; e 81% delas foram convencidas a comprar após assistir ao vídeo da marca. Interessante, não é mesmo?

Como a minha marca pode usar o Youtube?

Um dos grandes diferenciais da plataforma é a possibilidade de alcance orgânico dos vídeos. Isso quer dizer que, apesar de o site possuir a opção de anúncios e ela ser muito válida em determinados tipos de negócio, não é somente por aí que você garante a entrega do conteúdo para o seu público. Contudo, assim como em qualquer outro canal de mídia, construir uma audiência espontaneamente não é algo que aconteça da noite para o dia, especialmente se o seu conteúdo for muito específico. Uma marca que venda planos de saúde, por exemplo, pode produzir vídeos que mostrem, na prática, o que significa contar com aquele convênio na vida real. Dá, até mesmo, para desmembrar conteúdos já produzidos em outros formatos e aproveitar a dinamicidade dos vídeos para reforçar a mensagem.

 

Usar personagens, criar histórias e apresentar o modo como o produto irá se encaixar na vida do consumidor, são ótimas estratégias; e é justamente por isso que as parcerias entre marcas e influenciadores digitais dão tão certo. Entretanto, contar orientação de especialistas em marketing digital é importante para direcionar a criação do canal e usá-lo de maneira integrada com as demais ferramentas de marketing e estratégias digitais. Afinal de contas, uma marca que precise lançar um produto precisará de recursos diferentes de uma que precise renovar sua comunicação, por exemplo. Na D’lucca & Jota, agência especializada em marketing digital, design e eventos corporativos, é possível realizar consultorias para projetos de comunicação e marca, bem como contratar serviços de produção de conteúdo e gerenciamento de redes sociais.