Indispensável em uma campanha de marketing, o Instagram é hoje a segunda rede social mais usada no Brasil. Confira dicas para aumentar o engajamento e conquistar novos fãs

Com mais de um bilhão de usuários ativos, o Instagram se aproxima rapidamente da rede social mais utilizada em todo o mundo: o Facebook. Com funcionalidades novas e atualização constante, a plataforma de fotos tornou-se indispensável para pessoas que querem estar sempre conectadas às últimas tendências e informações, nos mais diversos assuntos.

Para as empresas, a rede significa parte importante dentro de uma boa estratégia de marketing digital. No entanto, uma dúvida é unânime entre os usuários: como conseguir seguidores no Instagram? Separamos algumas dicas que podem ajudar, confira!

1.Interaja!

Se aproxime do seu seguidor: responda e curta os comentários. Atendimento humanizado é um grande diferencial! Mostre que além de fornecer conteúdo de qualidade, você está ali para ouvir a sua audiência. Faça com que os fãs se sintam especiais. Assim, além de conseguir seguidores no Instagram, você pode conquistar novos defensores da marca.

2.Faça sorteios e promoções exclusivas

Outra forma de engajar e fidelizar clientes é promover sorteios e ofertas exclusivas. Oferecer algo em troca é sempre um bom incentivo para que as pessoas comecem a seguir você. Para tirar o melhor proveito dessas ações, ofereça algo valioso ou relevante para o seu público.

3.Não tenha medo de testar

O Instagram oferece novos recursos constantemente: gifs, enquetes, stories, música nas publicações, dentre outros. Como muitos sabem, testar novos formatos é muito importante para entender o que mais traz engajamento e resultado para a sua audiência, e ter na ponta da língua o perfil de quem já te acompanha é imprescindível quando o assunto é conquistar novos fãs. Solte a imaginação e aproveite a hype do momento para interagir e chamar a atenção dos usuários.

4.Aposte em conteúdos relevantes

Oferecer conteúdo relevante e de qualidade ainda é uma das principais ações para quem busca conquistar novos seguidores e manter os atuais engajados. Então, antes de publicar, reflita: o que as pessoas gostariam de saber sobre a minha marca/serviço? O material que eu estou oferecendo atende as expectativas dos meus seguidores, responde às suas dores? Caso não consiga responder a essas perguntas, é hora de desenhar melhor as personas para poder redefinir sua estratégia e compartilhar informações que sejam, de fato, do interesse do seu público-alvo.

Comprar seguidores é uma boa prática?

Na expectativa de ver o número de fãs crescer rapidamente, muitos influenciadores, marcas e empresas têm investido na compra de seguidores no Instagram, mas não se engane: essa estratégia só é eficiente no aumento do número, mas não leva em consideração a qualidade da audiência.

Ao realizar a prática, o perfil será inflado por páginas fakes, contas inativas e perfis sem relevância para o nicho de atuação. Além disso, a conduta é considerada irregular pela rede social, que pode penalizar o perfil que realizar a compra diminuindo o alcance orgânico e, em casos de reincidência, até mesmo deletar a conta por práticas ilegais.

Por isso, não se esqueça: contar com uma agência especializada também é indispensável para quem busca conseguir seguidores de qualidade no Instagram! Acompanhe a D’lucca&Jota nas redes sociais e receba informações, dicas e novidades sobre as maiores tendências do Marketing Digital.