Seja qual for o nicho de atuação da indústria, um conteúdo relevante é imprescindível para o sucesso da estratégia de marketing farmacêutico. Entenda!

O marketing farmacêutico evoluiu muito ao longo dos anos e, embora alguns negócios ainda não tenham se adequado ao novo momento, o fato é que hoje, diferente do que acontecia com a publicidade no segmento há algumas décadas, o modelo de marketing “tradicional” já não suporta mais as exigências do mercado e a velocidade da propagação de informações.

Dificuldades do marketing farmacêutico

A dificuldade que algumas indústrias ainda enfrentam para acompanhar as mudanças do marketing farmacêutico na era digital, se devem, entre outros motivos, aos desafios de atender corretamente as restrições e regulamentações que regem a publicidade desse nicho de mercado. As inciativas devem ser diferenciadas, seguindo rigorosamente as leis do setor.

A comunicação de marcas é por si só um desafio para qualquer mercado, principalmente em um momento em que cada vez mais sua imagem é construída por atitudes, relacionamento e propósito, não apenas pelos produtos ou serviços que oferece. Diante disso, notou-se que a melhor maneira de criar uma estratégia eficiente é munindo o público de informação relevante, seja ele o consumidor final, o consultor de vendas ou o médico parceiro. O grande desafio, portanto, é transformar todo esse esforço de comunicação em resultado direto: prescrição do médico e demanda de medicamentos.

Como usar o conteúdo a favor da própria estratégia personalizada de marketing farmacêutico?

Enquanto agência especializada no segmento, quando o assunto é marketing farmacêutico, notamos que muitas empresas ainda se veem perdidas em meio a tanta informação. Afinal, por onde começar?

Toda a estratégia deve ser analisada individualmente e construída em conjunto com o cliente, de acordo com os objetivos, tipo de produto a ser divulgado e públicos de interesse. Trouxemos aqui três dicas de como trabalhar o conteúdo em diferentes frentes do marketing farmacêutico que vão te ajudar a esclarecer o papel de uma boa comunicação nas estratégias de propaganda médica.

  1. Conteúdo unbranded para médicos

Diversos setores da indústria já perceberam a importância de estabelecer uma relação próxima com médicos em diferentes frentes de atuação. É esse contato que, muitas vezes, vai alavancar a demanda indireta do produto por meio do relacionamento médico-paciente.

Contudo, com a alta concorrência e a quantidade de informações disponíveis no mercado, aquela prática tão comum da visita do representante comercial ao consultório precisa de algum valor agregado. Uma alternativa para se destacar nesse contexto, portanto, é fazer com que o médico tenha uma lembrança positiva da marca.

O desenvolvimento de conteúdo unbranded é uma ótima opção. Pensar em formas atrativas de oferecer ao médico materiais que possam ser de seu interesse – como dicas para gestão de consultórios e clínicas, marketing para profissionais da saúde ou orientações sobre boas práticas nas redes sociais -, é uma maneira sutil de introduzir sua marca ao cotidiano do especialista, fazendo com que, no momento certo, ele se lembre de você (e não no concorrente) ao prescrever ou optar pelo uso de um medicamento, por exemplo.

  1. Blog e Redes sociais

A popularidade das redes sociais trouxe a oportunidade para a indústria farmacêutica, médicos e outros profissionais da saúde divulgarem e compartilharem informações úteis, facilitando o relacionamento com pacientes, seguidores e clientes, por meio de ações de conscientização que falam de cuidados com saúde, mudanças de hábitos, bem-estar e não mais do medicamento. Utilizar essas ferramentas para entregar valor ao seu público de interesse é indispensável para negócios que desejam se destacar da concorrência.

Quando o assunto é marketing nas redes sociais não existem fórmulas prontas porque cada marca, negócio e ramo de atuação tem um perfil de público. A divulgação de conteúdos deve seguir um planejamento e cronograma estratégicos, alinhados ao segmento de atuação e ao tipo de produto a ser divulgado. Uma dica é explorar formatos distintos para não cansar o seguidor.

  1. Inbound Marketing

inbound marketing é uma frente do marketing digital popularmente conhecido como marketing de atração. O recurso tem como objetivo atrair, aproximar, converter e fidelizar clientes, seja no mercado B2B ou B2C, por meio da entrega de conteúdo relevante. Uma ótima alternativa para se comunicar com o público médico, como citamos no item 1 deste artigo, por exemplo.

O inbound marketing, parte da premissa da consolidação de um relacionamento saudável e duradouro, cujo objetivo não é a conversão imediata.  A proposta é, aos poucos, construir uma relação de confiança entre a empresa e o médico, por exemplo, para que, no momento certo, ele realize uma ação valiosa dentre as metas alinhadas no escopo da sua estratégia de marketing.

Se o seu objetivo é alavancar a sua presença no ambiente digital, com estratégias de marketing farmacêutico que funcionam, essas três dicas são um bom ponto de partida. Mas se ainda tem dúvidas de como implementar corretamente estratégias de conteúdo assertivas para o seu negócio, conte com a D’lucca&Jota, agência especializada com 30 anos de atuação junto à indústria farmacêutica e setor da saúde.