Copa do Mundo e as marcas: há poucos dias da competição, ainda dá tempo de adotar estratégias digitais e potencializar comunicação.
Basta piscarmos os olhos e já seremos invadidos pela Copa do Mundo, um dos maiores eventos esportivos do globo que chega à vigésima primeira edição em 2018. Dessa vez, é a Rússia quem precisará “arrumar a casa” para receber os turistas, mas não é por isso que o Brasil, país do futebol, deva ficar fora do movimento digital. Para se ter uma ideia, só na final da Copa de 2014 entre Alemanha e Argentina, o Facebook registrou mais de 280 milhões de interações, maior recorde de tema na rede social – batendo até o campeonato de futebol americano, Super Bowl. Hora de vestir sua marca de verde e amarelo e marcar um gol de placa.
Analise a última Copa
Além de facilitar o entendimento contextual da época, pesquisar sobre a edição anterior do evento pode ajudar a pautar assuntos que ficaram na memória dos espectadores. Quem se esquece da inusitada “cabeçada” do jogador Francês Zidane em seu adversário na Copa de 2006? Pior, como ignorar o amargo 7X1 da Alemanha contra o Brasil na Copa de 2014? Vasculhe a memória, pesquise na internet, converse com as pessoas. Uma simples recordação pode gerar um insight valioso. Dessa forma, um restaurante pode servir um prato francês em homenagem ao primeiro gol da história das Copas, em 1930; do mesmo modo que uma empresa pode contar suas maiores conquistas desde a realização da última Copa.
Copa do Mundo e as marcas é necessário entrar no clima
Vestir a marca com as características do evento é fundamental para criar identificação do público e diferenciar os conteúdos normalmente veiculados. Adaptar a identidade visual das mídias, criar conteúdos personalizados e usar hashtags conhecidas são estratégias simples que contribuem no engajamento dos usuários. Mas cuidado! Antes de sair assoprando a “vuvuzela”, é preciso entender o envolvimento do seu público chave com o tema. Um grupo de mães, por exemplo, pode não se interessar pela competição em si, mas que tal explorar a questão da atividade física ou, até mesmo, da relação de equipe, importantíssima para o desenvolvimento infantil? A ideia é aproveitar o gancho para criar valor para quem realmente consome seu conteúdo, e não apenas ser “mais um” falando no assunto.
Olhe para dentro
Se a Copa do Mundo mobiliza pessoas em todo o globo, é claro que os colaboradores da sua empresa não podem ficar de fora. Esse é, aliás, um ótimo momento para fomentar projetos de incentivo e melhorar o clima corporativo com ações bem-humoradas e interativas. Imagine, por exemplo, que essa será a primeira Copa da maioria dos filhos de funcionários, ou que aquele colaborador super antigo está com vocês desde a Copa do tricampeonato brasileiro, em 1970. Um bom treinador, afinal, conhece bem sua equipe.
Fuja do comum
Mesmo que o evento só aconteça a cada quatro anos, é fácil reconhecer ações de comunicação que se repetem a exaustão nas redes sociais. Claro que você não precisa contratar o Neymar para inovar, mas também não deve deixar passar oportunidades de ativação valiosas. Entenda a realidade do seu negócio e tenha em mente que Copa do Mundo não é só futebol. Você pode explorar temas como: tradição, paixão, garra, superação, trabalho em equipe, respeito às diferenças, preparação, competição, bandeiras, torcida. Recorra à versatilidade dos formatos de conteúdo, entrando em campo com vídeos, fotos, gifs, áudios, landing pages, e-mail marketings e banners, em ações como:
– Descontos vinculados às partidas (ex: a cada gol do Brasil, X% de desconto)
– Sorteios, promoções ou concursos culturais (ex: mostre que você bate um “bolão” na cozinha)
– Associação de produtos ao tema (ex: pratos campeões)
– Menção conceitual (ex: sua torcida vale nossa dedicação)
– Texto relacionado (ex: X lições que o futebol ensina para as crianças)
– Espaço de atualização sobre a competição (ex: acompanhe o desempenho da nossa seleção)
– Propostas de interação (ex: monte seu álbum online)
– E-mail-marketing temático (ex: torça com a gente)
– Posts durante as partidas (ex: esse gol foi bonito!)
REGRA DE OURO: promover a interação é sempre interessante, mas tenha o cuidado de simplificar as regras. Por mais que seja legal ganhar um prêmio, a adição excessiva de regras e passos pode tornar o processo desgastante e fazer com que o usuário perca o interesse. Seja o mais claro possível na comunicação e evite complicar a participação.
**IMPORTANTE: O Programa de Proteção às Marcas da FIFA não permite a utilização de identidades visuais registradas e termos oficiais. Visite o site e saiba mais.