Depois da equipe da ganhadora do BBB21, Juliette Freire, se destacar na internet e virar case de gestão de mídias sociais, trouxemos alguns insights que também podem ser aplicados à sua marca

O BBB 21 já acabou, mas os comentários na internet ainda giram em torno da gestão de mídias sociais que levou à campeã ao topo do engajamento no Instagram, ultrapassando número inclusive de perfis internacionais enquanto ainda estava confinada.

Também quer ter sucesso no seu gerenciamento de mídias sociais? Listamos alguns insights com base nas estratégias de marketing digital que bombaram os canais da maquiadora. Com essas dicas, esperamos que a sua marca também consiga alcançar mais visibilidade, confira!

Principais pontos para gestão de mídias sociais na prática!

  • Identificação

O primeiro passo é entender o perfil da marca e como ela se porta nas mídias sociais. No caso da Juliette, ao entrar no perfil da maquiadora no Instagram fica claro que sua equipe realizou um estudo e utilizou a personalidade da paraibana a seu favor. As publicações são bem-humoradas, descontraídas e com identidade visual que remetem à sua região, motivo de orgulho para ela. O mesmo vale para qualquer marca nas redes sociais! Ao entrar no seu perfil, o seguidor precisa se identificar com a empresa, perceber a coerência entre a marca que ele conhece e o que está sendo publicado, além de uma comunicação e tom de voz de acordo com o que a empresa transparece na vida real.

  • Comunicação ágil e aproximação com o público

Publicações periódicas, comentários respondidos com agilidade, interação com perfis que citam o @ são bons exemplos de práticas de comunicação ágil e aproximação com o público, que é extremamente importante (ou diria, fundamental) para gerar engajamento e reconhecimento por parte dos seguidores. Estar disponível nas mídias sociais é uma recomendação básica e, além disso, a humanização da marca  faz com que o seguidor se sinta pertencente a ela.

  • Equipe alinhada

No caso da Juliette, ficou claro que, mesmo com ela confinada, sua equipe estava alinhada e antenada a tudo que acontecia dentro e fora do BBB. Frases ditas por ela dentro do programa estavam estampadas em seu perfil social e até mesmo as roupas utilizadas dentro da casa eram publicadas no mesmo minuto. Trazendo este exemplo ao gerenciamento das mídias sociais da sua marca, o alinhamento interno e as informações precisam caminhar na mesma direção on-line e offline, como uma única via.

  • Estratégia multiplataforma

O famoso omnichannel que nada mais é do que estar presente on-line e offline de maneira integrada e concisa. No caso da Juliette, ao mesmo tempo em que ela estava confinada, sua equipe administrava seu perfil social como se ela estivesse ali pessoalmente. Este ponto envolve todos os anteriores, pois o alinhamento da equipe, a identificação com a marca,  comunicação ágil e  aproximação com o público fazem com que a marca consiga alcançar tanto seu público no universo digital, quanto no presencial.

Em resumo, um fato importante a ser destacado é que não existiria essa Juliette sem a equipe que coordenou todas as ações nas redes sociais, assim como não existiria um marketing digital bom o suficiente para sustentar uma personagem. Dessa forma, aplicando esta premissa ao universo do marketing digital, chegamos à conclusão de que uma marca quando é verdadeira e transparente com o público, tende a unir o real ao digital e ganhar a credibilidade (e o amor) dos seguidores.

A Dlucca & Jota é uma empresa especializada em marketing digital, planejamento e gerenciamento de mídias sociais. Entre em contato conosco e converse com nosso time de especialistas.