Os conteúdos em áudio, principalmente o podcast, conquistaram a preferência dos mais variados públicos. Saiba mais sobre as vantagens do formato

Cada vez mais no gosto (e no ouvido) das pessoas, os conteúdos em áudio, principalmente em formato podcast, mostraram que vieram para ficar!

Não é incomum observamos, nos mais diversos lugares e situações, as pessoas com seus fones de ouvido, um forte indicativo de que este tipo de conteúdo está conquistando espaço, definitivamente, da rotina dos brasileiros.

Recentemente, a Deezer, por exemplo, publicou uma pesquisa mostrando que o consumo de podcasts cresceu (pasmem) 117% no Brasil. Além disso, com a pandemia do novo coronavírus, o consumo global desse mesmo formato aumentou 18% somente na quarentena.

Reunimos esse e outros dados recentes sobre o tema, além das vantagens de incluir podcasts e conteúdos em áudio no geral na sua estratégia de conteúdo, atraindo uma parcela de internautas cada vez mais interessada no formato.

Por que incluir o podcast na sua estratégia digital?

Um estudo divulgado pela PodPesquisa, mostrou que, em 2018, pouco mais de 50% dos brasileiros já ouviam podcasts diariamente. Este mesmo estudo, realizado novamente em 2019, apresentou um aumento de 14% nestes dados, sendo mais de 64% dos entrevistados ouvindo mais conteúdos.

Isso por que muitas pessoas aproveitam o tempo que passam no carro, por exemplo, para escutar artigos de um blog, outras preferem ouvir audiobooks. E mais: grande parte desses conteúdos, além de diversos outros recursos, podem ser facilmente ativados através de comandos por voz.

Além da praticidade para os ouvintes, existem outras vantagens para as marcas agregarem o áudio marketing nas estratégias de conteúdo, como:  

Acessibilidade

Os conteúdos com disponibilidade em texto e áudio conseguem abranger uma maior parcela dos expectadores, como pessoas com deficiência visual. Por mais que algumas telas tenham leitores específicos para este público, eles são robóticos e não transmitem emoções através da fala. Disponibilizar um artigo do seu blog em áudio pode agradar tanto os leitores que preferem ouvir, quanto os deficientes visuais.

Facilidade

Quantas vezes você guardou um link para ler depois e acabou se esquecendo dele? Os conteúdos em áudio e podcasts podem ser ouvidos durante o trabalho, ao dirigir, realizando tarefas cotidianas e até fazendo uma série de musculação. Se parece prático ler um artigo na internet em qualquer lugar, ouvi-lo enquanto pratica esportes, por exemplo, é mais fácil ainda.

Proximidade

A voz consegue comunicar diversas emoções que os textos, muitas vezes, não conseguem. Ouvir outra pessoa transmitindo uma mensagem pode trazer proximidade e humanização, além de uma relação mais íntima, parecida com uma conversa ao telefone.

Outro benefício que está diretamente ligado ao consumo de podcasts é que o seu expectador pode escolher quando e onde ouvir, além de pausar, recomeçar, compartilhar e salvar para acessar quantas vezes for preciso.

Vale lembrar que quando falamos em produção de conteúdo é preciso, em primeiro lugar, entregar ao seu público o que ele busca, em formatos que ele mais se identifica em consumir. Experimente disponibilizar audiobooks, desenvolver materiais exclusivos em áudio com conteúdos relevantes para as suas peronas, disponibilizar em áudio conteúdos já produzidos em outros formatos, ou ainda criar playlists ou séries de podcast.

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