Reunimos as principais tendências de marketing para 2022; confira os insights que podem impulsionar as estratégias digitais do seu negócio

O ano de 2021 consolidou muitas das práticas adotadas pelas empresas sob a pressão da pandemia no que tange à inovação, tecnologia e marketing. A trajetória até aqui nos mostrou que a transformação digital precisa acontecer, e o melhor é estar preparado para ela.

Pesquisa recente do Salesforce com insigths de mais de 15 mil consumidores e compradores empresarias globais sobre uma nova era de interação do cliente revelou que 88% das pessoas, entre os participantes, esperam que empresas acelerem suas iniciativas digitais em 2022.

Mas, afinal, o que isso quer dizer? Depende. No último ano, por exemplo, quando falamos em aceleração digital, vimos alguns negócios obrigados a adotar o modelo de atendimento on-line para manter e impulsionar suas vendas, enquanto, para outros, essa transformação teve forte relação com a otimização desse modelo de atendimento.

Independentemente do tipo de negócio ou tamanho da empresa, estar atento a essas transformações, tanto no que diz respeito às tecnologias e, principalmente, ao perfil de comportamento do consumidor, é fundamental para garantir um bom posicionamento de mercado. Conheça abaixo algumas tendências de marketing para 2022 que precisam fazer parte da estratégia do seu negócio.

 

Tendências de marketing digital para 2022

 

iOS 14 x campanhas patrocinadas no Facebook

Desde o lançamento da Apple com o iOS 14, as campanhas patrocinadas de marketing no Facebook sofreram forte impacto, em razão da nova política de privacidade dos dados, que agora exige o consentimento do usuário para que aplicativos possam coletar e rastrear o seu comportamento de compra e navegação na internet.
Dessa forma, a implementação impacta o monitoramento, assim como a otimização e entrega das campanhas patrocinadas. Por isso, é preciso estar ainda mais atento à construção de estratégias diferenciadas dentro dessa nova realidade.

 Data Science e Analytics: dados que valem ouro

Estratégias de marketing digital baseadas em dados tem mais chances de assertividade, visto que essa análise permite conhecer, segmentar, priorizar e personalizar suas ações com base em informações reais sobre seu público. O investimento na coleta de dados, segundo a Internacional Data Corporation (IDC), deve crescer 50% no próximo ano.  Quando falamos em dados, podemos imaginar infinitas possibilidades, desde o mapeamento de ações que o usuário percorre ao navegar pelo seu site até as informações sobre o perfil desse consumidor coletadas via formulários, enquetes, inscrições em newsletters, entre outros. O social listening, por exemplo, é uma estratégia fundamentada no comportamento do consumidor visando o posicionamento de mercado para uma marca, produto ou serviço.

 Privacidade de dados

A Lei Geral de Proteção de Dados exigiu uma série de adequações no que diz respeito a coleta de dados do usuário e essa prática de proteção de dados permanece cada vez mais forte no próximo ano. Acompanhar essa prática e garantir a segurança dos consumidores da sua marca é essencial, pois gera credibilidade e confiança.

Alexa, você me ouve?

O uso de assistentes virtuais vem sendo ampliado, tendo em vista a agilidade e rapidez nas pesquisas, além de auxiliar pessoas nas tarefas cotidianas. A jornada do usuário, desde a pesquisa até a compra, tem passado cada vez mais por recursos de voz e a expectativa é que, até o final de 2023, as transações no comércio por voz alcancem US$ 19,4 bilhões. Isso nos leva a uma era em que e-commerces, sites e qualquer conteúdo online precisa se adaptar a essa tendência, garantindo maior destaque e competitividade no mercado.

 Influenciadores digitais, criators e UGC

Aliado aos creators e influenciadores digitais, os conteúdos gerados por usuários – user generated content – agregam autenticidade e são bem-vistos pelos consumidores. Segundo pesquisa da Gente, plataforma da Globosat, 44% dos entrevistados consideram os influenciadores digitais tão “amigos” como seus amigos da vida real. Enquanto o Manifesto do Influencer Marketing divulgou que 82% das pessoas seguem recomendações de influenciadores digitais ao invés de personalidades e celebridades famosas, por se sentirem mais próximos desses indivíduos. Se essa estratégia for relevante para sua marca, invista sem medo!

Metaverso

O conceito ficou mais conhecido desde que Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, mudou o nome da empresa que controla a rede social para Meta. Trata-se de uma mistura de realidade virtual e aumentada, a ser entendido como uma vivência em um espaço virtual de forma real. Um exemplo de como funciona este universo é o uso de óculos de realidade virtual, capaz de “teletransportar” a pessoa para um ambiente existente, porém não ao alcance do mundo real.

Para tentar explicar o potencial e desafios do novo projeto de Zuckerberg, o programa Fantástico fez uma entrevista no metaverso durante reportagem recente sobre o tema.

Em resumo, essa tendência poderá mover a tecnologia e a economia para outro patamar nos próximos anos. Fique de olho!

O ano de 2022 promete tendências cada vez mais voltadas à segurança de dados e comportamento do consumidor no ambiente digital. Se você compreendeu a importância de fazer parte desse novo momento ou precisa de ajuda, fale com a D’lucca&Jota. Somos uma agência especializada em marketing digital, há mais 23 anos no mercado, construindo histórias de sucesso junto aos nossos clientes.