Entenda melhor o conceito, um dos destaques da Conferência Mídia 2018

brand safety ou “segurança de marca” é a aplicação de práticas na gestão de campanhas com intenção de impedir que anúncios online sejam veiculados em contexto desfavorável à estratégia do anunciante. O conceito foi um dos destaques da Conferência Mídia 2018, realizada pela Digitalks, em São Paulo, no último dia 24 de julho.

Embora ainda pouco abordado, o tema faz parte da rotina dos departamentos de Mídia e Marketing de grandes empresas e chamou a atenção da nossa equipe presente no evento, que reuniu especialistas em mídia para apresentar e discutir novidades e tendências do setor.

brand safety

Fábio Marão, Gerente de Marketing Interativo e E-commerce da Azul Linhas Aéreas, comentou sobre a aplicação do brand safety nas campanhas da Azul, de forma a garantir a boa reputação da marca. O profissional ressaltou a importância de a empresa estar constantemente antenada aos acontecimentos no Brasil e no mundo a fim de preservar a imagem da organização.

Isso porque, para garantir o brand safety e o sucesso das campanhas, é necessário filtrar conteúdos indesejados e construir estratégias customizadas de acordo com as informações e preocupações da empresa.

Vale ressaltar que o brand safety só faz sentido quando for muito relevante para o anunciante, pois o uso desnecessário dessas ferramentas pode ocasionar a perda de boas oportunidades de espaços para veicular sua campanha.

Abaixo, listamos algumas dicas de como executar o brand safety na sua campanha:

  1. Selecione cuidadosamente seu inventário: Plataformas de mídia programática permitem a escolha de quais sites sua empresa deve aparecer – a whitelist – e quais sites sua marca não pode aparecer – a blacklist. Também é possível fazer essa seleção por meio de categorias de assuntos e palavras-chave que devem acionar sua campanha ou bloquear o aparecimento dos seus anúncios na página em questão;
  2. Analise em tempo real: Ferramentas de análise de conteúdo permitem uma análise em tempo real e a detecção de contextos nos quais seus anúncios não deveriam estar sendo exibidos – ainda que a URL da página já tenha sido considerada segura na análise prévia;
  3. Confie nas pessoas: vigie constantemente suas campanhas e a exibição das mesmas em todas as páginas de anúncio. As ferramentas ajudam esse trabalho, mas nada como o olhar de um profissional atento.

 

Digitalks: Conferência Mídia 2018

A Conferência Mídia 2018 reuniu mais de 10 palestrantes, todos profissionais de grandes empresas como Google, Wix, Azul e Johnson&Johnson. Eles apresentaram conceitos, ferramentas e cases, reforçando o desenvolvimento de atividades balizadas pelas melhores práticas do mercado.

Alguns dos temas abordados foram a Programática inserida no planejamento estratégico, a Era da Experiência e expectativas do consumidor, Ad Blockers, Inteligência Artificial entre outros assuntos como novas métricas e Viewability.

“O evento reuniu profissionais que elencaram e discutiram algumas das práticas utilizadas no marketing das grandes corporações. Eventos como esse ampliam os olhares e trazem as principais tendências para o radar dos profissionais participantes”, afirma Laís Pinheiro, Coordenadora de Mídias Digitais da D’Lucca & Jota.