Para qualquer organização ou pessoa interessada na área de comunicação e marketing, é muito importante entender o papel do design para empresas. Mais do que isso, é preciso entender como o profissional de design atua e como o seu trabalho pode agregar (e muito) à comunicação integrada.

O ponto de partida para mergulhar neste universo é simples: pare por alguns instantes e comece a reparar nos objetos a sua volta – computadores, notebooks e celulares. Se você é casado, está namorando, ou convive no dia a dia com as mulheres, comece a reparar nas bolsas, maquiagens e roupas.

O passo seguinte é perguntar-se: existe alguma coisa que eu possa mudar ou fazer para que consiga melhorar esse produto? Se sua resposta for sim, já estamos com meio caminho andado para entender como o designer atua.

Ele é o profissional responsável por trabalhar o design nas empresas de maneira estratégica, visando resultados. Não se trata apenas de ser criativo, mas também de pensar de uma maneira corporativa. Ele é fundamental em qualquer tipo de comunicação, embora ainda exista no cenário atual – competitivo e desafiado por um consumidor crítico e antenado – empresários que prefiram investir em soluções improvisadas. 

Está aí, aliás, uma palavra delicada em tempos de crise: investimento. Mas acredite, mesmo quando o tema em pauta é redução de custos, as empresas que investem em comunicação saem na frente. Deixar de investir em marketing, por exemplo, é uma má ideia, pois é exatamente aí onde pode estar a solução.

Mas, por que o design para empresas é importante?

O principal ponto é que, em meio a tantas adversidades, o profissional de design consegue transformar fraquezas e dificuldades em oportunidades e inovação.

Se você é um empreendedor, pense: quantas empresas do mesmo segmento existem no seu bairro? Na sua cidade? No seu Estado?

E, diante de tantas possibilidades, o que fará o cliente te escolher?

Essa escolha pode começar por um bom trabalho de design. A identidade visual da sua empresa é o seu cartão de visitas para o mundo! Um logotipo mal feito ou inadequado para o seu segmento de mercado pode fazer com que o público descarte sua empresa sem ao menos ver o que ela tem a oferecer e ir correndo direto para a concorrência.

Agora você consegue perceber? O investimento em comunicação faz toda a diferença porque faz a sua empresa dar um salto frente à concorrência.

Design para empresas: elemento estratégico chave

Engana-se quem pensa que um bom logotipo é suficiente para garantir o sucesso de um negócio. Vamos focar agora do ponto que talvez seja o mais importante deste texto: como minha empresa vai se comunicar com o público? O que estou querendo dizer para o consumidor? Essa comunicação vai chamar a atenção das pessoas e refletir adequadamente à minha imagem?

Pois bem, um bom designer faz isso com maestria.

Já reparou na quantidade de informação que chega até você todos os dias? Estamos mergulhados em um mar de informações, e o que vai fazer com que os olhos do público se voltem para sua marca é uma comunicação e design eficientes, capazes de ser elemento de diferenciação e inovação de produtos e serviços e agregar valor à marca, além de criar oportunidades para conquistar novos clientes e consumidores.

Agora que você já conhece algumas das possibilidades do design, continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais informações sobre ferramentas e estratégias essenciais ao seu negócio!