Campanha da D’lucca, agência especializada em comunicação integrada para indústria farmacêutica, mostra porque unir o marketing offline e online para potencializar resultados
Não é nenhuma novidade os benefícios do marketing na internet e o quanto é urgente que os negócios abracem a transformação digital, visando maior visibilidade online e a construção de uma audiência qualificada, além de falar com o público certo na hora certa e analisar resultados com precisão. Isso quer dizer que o marketing offline não vale mais à pena? Mito!
Uma presença digital efetiva é fundamental para as organizações que desejam se destacar no cenário atual. Contudo, o investimento em ações integradas de mídias online e offline apontam um caminho para a potencialização dos resultados.
“As estratégias do marketing tradicional evoluíram e não foram sucumbidas pela tecnologia. O público está de volta às ruas e mais atento, ainda interage com outros canais e observa a comunicação visual disponível ao seu redor, em todos os lugares”, comenta Edilaine Ribeiro, diretora de marketing da D’lucca & Jota.
Em campanha recente, a agência – que é especializada em comunicação integrada com 30 anos de atuação junto à indústria farmacêutica e setor da saúde – mostra porque vale à pena unir o marketing offline e online. “Afinal, o que vale é entregar a mensagem ao público correto, pelo canal adequado e proporcionar uma boa experiência. Sempre com base nos objetivos que se deseja alcançar, é possível criar inúmeras maneiras de integrar as ferramentas e conquistar resultados expressivos”, completa Karla Beraldo, gestora de marketing digital.
Campanha “Sua saúde, já”: marketing offline e online em prol das mulheres
A campanha “Sua Saúde, Já” foi desenvolvida pela D’lucca para a Organon, farmacêutica global especializada em saúde feminina. Lançadas no Dia Internacional da Mulher, as peças tinham o objetivo de chamar atenção para as crenças sobre cuidado com a saúde feminina que precisam ser mudadas.
Além de veiculada nos canais digitais mantidos pela empresa nas principais redes sociais, as mensagens ganharam espaço no metrô, pontos de ônibus e relógios de São Paulo, além do aeroporto de Brasília.
A partir de 8 de março, os anúncios foram distribuídos em estações de grande circulação do metrô de São Paulo, por meio de painéis LightBox, além de pontos de ônibus e relógios posicionados em importantes avenidas da capital paulista. No aeroporto de Brasília, a campanha pode ser conferida ao longo do mês.
As peças trouxeram frases com situações do dia a dia em que a saúde feminina é sempre colocada em segundo plano, e, também, números impactantes que evidenciam a falta de autonomia da mulher sobre o próprio corpo. O conceito de que algumas crenças em relação à saúde dela precisam mudar acompanha todo o contexto da campanha.
Campanha “Sua saúde, já” nas redes sociais
Importante braço estratégico de campanhas digitais, a gestão de links patrocinados também foi cuidadosamente desenvolvida de modo a ampliar o alcance da campanha junto as público de interesse. Em pouco mais de 20 dias de atividade, as campanhas veiculadas no Instagram, Facebook e LinkedIn somaram mais de 12,5 milhões impressões, 4.360.027 usuários únicos impactados, 6.704 cliques para o site, além de registrarem 7.817 engajamentos com as publicações.
Já em relação aos conteúdos não patrocinados, ou seja, que contam com interação orgânica e espontânea dos usuários, registramos, antes mesmo do término do mês de março mais de 2 mil cliques e quase 5 mil interações com as publicações, além de 26 mil pessoas únicas impactadas.
Mais sobre a campanha
Com layout limpo e moderno, as peças da campanha “Sua Saúde, Já” trazem imagens de mulheres empoderadas, dando uma tonalidade de seriedade, em resposta às crenças que são impostas à sua saúde. Os textos, construídos através da palavra ELA, causam o impacto da ação. Neles, há a reprodução de falas que a população feminina escuta diariamente, ou que já fazem parte de seu subconsciente, e ainda dados que nos fazem refletir sobre a saúde reprodutiva da mulher e a falta de informação sobre métodos contraceptivos. O apelo principal é destacar, de forma direta, a importância de trazer a atenção para a mulher e seus cuidados com a saúde.
Entre as peças, há frases e informações, como: “Não é dor, é frescura. Vai lavar roupa que passa. Assim, não dá!”; “7 em cada 10 adolescentes que engravidam, não planejaram”; “Estou sem dinheiro. Quando sobrar algum vou ao médico” e “Acesso restrito a contraceptivos durante a pandemia pode levar a 15 milhões de gravidezes não planejadas”.
Sobre a Organon
A Organon é uma empresa global de saúde que detém a liderança no desenvolvimento de medicamentos para mulheres. Seu propósito é contribuir para que as mulheres tenham mais saúde e bem-estar em todas as fases da vida. A companhia possui um portfólio de mais de 60 medicações em diversas áreas terapêuticas, como saúde reprodutiva, contracepção, doenças cardíacas e câncer de mama. Entre esses produtos, constam também biossimilares e medicamentos estabelecidos no mercado. Oriunda da farmacêutica MSD, a Organon tem atuação autônoma e cerca de 9 mil trabalhadores espalhados pelo planeta.
Se você ainda tem dúvidas sobre como e por que o marketing offline pode e deve interagir com o online e vice-versa, entre em contato conosco.