Em sua 10ª edição, evento trouxe temas que impactam o mundo dos negócios através da transformação digital nas empresas. Equipe de marketing digital da D’lucca & Jota comenta os principais destaques

Em agosto, o Expo Fórum Digitalks chegou a sua 10ª edição, preparando pessoas para a nova economia e transformação digital nas empresas. Presente nos dois dias de evento, considerado o principal evento de negócios digitais do país, a D’lucca & Jota se aprofundou na discussão de importantes temas para o universo do Marketing Digital, além de ter acesso ao Fórum Blockmaster, sobre Blockchain e Criptoativos.

Representada pela gestora e coordenadora de Marketing Digital, Karla Beraldo e Mariana Targa, respectivamente, nossa equipe destaca três assuntos que devem (definitivamente!) entrar no seu radar. Confira!

A importância da experiência do consumidor

De acordo com a Global Consumer Insigths Survey 2019, o consumidor está disposto a pagar até um terço a mais por uma boa experiência. Inédita, a pesquisa foi apresentada durante o Expo Fórum Digitalks juntamente à proposta de adoção de uma nova métrica centrada no consumidor.

Chamada de ROX (retorno sobre a experiência), a novidade, aliada às tradicionais métricas de retorno sobre investimento (ROI), tem o objetivo de ajudar as empresas a traçar e monitorar estratégicas eficazes de abordagem do consumidor em um mundo onde apenas 6% das pessoas nunca fizeram compra online.

Em resumo, nunca foi tão importante entender o comportamento do consumidor e sua jornada de compra. Para Karla Beraldo e Mariana Targa, estar atento aos comportamentos e necessidades do usuário é e será cada vez mais imprescindível para as empresas que desejam, mais do que clientes, ter embaixadores da marca.

Karla Beraldo, gestora de Marketing Digital, e Mariana Targa, coordenadora da área, durante os dois dias de imersão promovidos pelo Expo Fórum Digitalks 2019

Karla Beraldo-gestora-de-Digital-e-Mariana-Targa-coordenadora-da-area
Karla Beraldo, gestora de Marketing Digital, e Mariana Targa, coordenadora da área, durante os dois dias de imersão promovidos pelo Expo Fórum Digitalks 2019

Blockchain e o marketing digital

A tecnologia Blockchain vem cativando a indústria e já está impactando diversos setores, inclusive o marketing digital. Pautado no conceito de transparência, confiabilidade e descentralização de dados pelo meio virtual, o Blockchain permite, por exemplo, que os anunciantes se conectem diretamente com os provedores de tráfego – o que implica em transações sem a necessidade de um mediador como o Google e o Facebook.

“O Blockchain está saindo de um mercado de entusiastas (early adopters) e caminhando para o early majority. É um mercado cada vez mais fácil e seguro”, afirma Bernardo Quintão, entre os palestrantes sobre o tema.

Encontre mais informações sobre Blockchain e outras inovações na publicidade, marketing e negócio, aqui.

Indústria 4.0

Pela primeira vez no Brasil, o criador do conceito Indústria 4.0, Henrik von Scheel, foi um dos destaques da programação do Expo Fórum Digitalks 2019. O especialista em estratégia e competividade apresentou as definições da 4ª Revolução Industrial, além de participar de um talk show com Martha Gabriel.

De acordo com Henrik von Scheel, a 4ª Revolução Industrial altera todos os aspectos de nossas vidas, economia, como vivemos, consumimos, trabalhamos e nos relacionamos uns com os outros. Para as empresas, não adotar esse paradigma já é um problema, à medida em que ele interrompe suas operações, modelo de negócios, parcerias e sua capacidade de permanecer relevante.

“A transformação digital nas empresas já está acontecendo, mas vimos que é possível nos preparar”, avalia Mariana Targa sobre a importância de compreender  conceitos como da Indústria 4.0, criptomoedas, Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT), além de temas já conhecidos do marketing.

Martha-Gabriel-ExpoForum-Digitalks
Para Martha Gabriel, “uma pessoa empoderada por tecnologia torna-se melhor do que o maior expert humano trabalhando sem tecnologia”. Crédito: Digitalks/Divulgação

Para a gestora de marketing digital da D’lucca & Jota, Karla Beraldo, independente do desafio, tema ou problemática, o importante é perceber que as pessoas seguem sendo o centro da evolução tecnológica. “Todas as discussões deixam claro que a participação e criatividade das pessoas é o que irá equilibrar os avanços, transformações e integração com a tecnologia”, observa.

O Expo Fórum Digitalks 10 anos apresentou conteúdos em 11 auditórios e contou com a presença dos principais formadores de opinião do mercado nacional e internacional. A edição 2020 já tem dada marada e acontece nos dias 26 e 27 de agosto. Para mais informações, acesse: https://digitalks.com.br/expo/