O planejamento estratégico de marketing, quando feito corretamente, garante mais tranquilidade diante de momentos de fragilidade. Entenda!

O ano começou com muita expectativa em torno da vacinação contra o coronavírus. Além da esperança da contenção da doença, a vacina representa um passo importante para a recuperação dos mercados após um 2020 de crise. Mesmo assim, estamos diante de um cenário repleto de instabilidade e incertezas, no qual o investimento em um planejamento estratégico de marketing torna-se ainda mais imprescindível. Entenda!

Como ter um bom planejamento estratégico de marketing digital?

Um bom planejamento estratégico de marketing digital deve considerar diversas variáveis, como momento do mercado, público-alvo da marca, posicionamento da empresa no ambiente on-line e recursos – inclusive financeiros – disponíveis para implementar as ações propostas. É necessário ter metas e objetivos claros, de acordo com a realidade da empresa, visando um crescimento gradativo e com retornos palpáveis e efetivos. Essa sinergia faz com que os times saibam como agir diante de um imprevisto, por exemplo. Na prática, veja algumas dicas que podem ajudar a nortear seu planejamento estratégico de marketing, especialmente em momentos de crise, como os que estamos vivendo.

  • Mensure os resultados anteriores

Analisar constantemente os resultados é fundamental para direcionar as estratégias de marketing. É a partir destes dados que se pode mensurar se uma estratégia foi efetiva e, caso não esteja trazendo os retornos previstos, traçar novas possibilidades a fim de alcançar aquele objetivo final. As métricas de acompanhamento também são importantes para trazer novos insights e aprimorar as propostas em curso.

  • Prepare-se para diferentes cenários

O último ano nos mostrou exatamente isso! Estratégias traçadas em um determinado momento poderão sofrer mudanças e levar em conta situações adversas no planejamento poderá ajudar na tomada de decisões. Pensar em como a volatilidade do mercado afetará a marca, assim como quais atitudes tomar diante de mudanças bruscas podem salvar um planejamento e, consequentemente, o futuro da empresa.

  • Esteja por dentro das tendências

Este é um dos pontos mais importantes! Acompanhe as tendências do mercado, prepare a empresa para mudanças e a implementação de novas tecnologias. Entenda sobre os modelos de trabalho, observe com atenção a concorrência, tente mapear os hábitos dos seus clientes, participe de congressos e feiras (mesmo que online). A visão de futuro é a chave para muitas empresas se destacarem no mercado, até mesmo em momentos de crise.

  • Atenção aos hábitos de compra do consumidor

O consumidor de uma marca é o ponto chave do sucesso. Entenda sua audiência e reformule sua jornada de compra diante dos novos hábitos de consumo. Não deixe de acompanhar também seu comportamento neste novo cenário. Mais do que nunca é o momento de investir na experiência do usuário no seu planejamento estratégico de marketing.

  • Aposte na transformação digital

O grande segredo aqui é fazer com que a marca acompanhe as tendências tecnológicas e aplicá-las de acordo com a realidade da empresa. Inserir novas tecnologias pode agregar agilidade, efetividade e satisfação do consumidor. Além disso, a presença digital é fundamental! Hoje, uma empresa que não está inserida no ambiente on-line praticamente não existe. Por isso, sempre destacamos por aqui a importância de realizar um trabalho relevante de conteúdo, investir em publicações que agreguem conhecimento ao consumidor e investir em atendimento humanizado. Estes são pontos primordiais para uma marca quando se trata de presença digital.

  • Posicionamento de marca diante de crises

Por fim, porém não menos importante, saber posicionar uma empresa em momentos de crise pode contar ainda mais pontos com os clientes. Uma marca empática, humanizada e que demonstre preocupação genuína com seus consumidores, certamente se aproximará com mais facilidade do público de interesse. A partir do momento que esse usuário deixa de enxergar a empresa apenas como uma marca e agrega valores a ela, os benefícios são imensuráveis. Investir nesse relacionamento é a certeza de uma troca duradoura, que pode ampliar a divulgação orgânica e espontânea da marca, fidelizar clientes e, consequentemente, impulsionar as vendas.

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