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Manual de marca: por que é tão importante?

Manual de marca: por que é tão importante?

Confira as atualizações da identidade visual da D’lucca e saiba mais sobre a importância de um manual de marca. Tenha acesso ainda a um passo a passo exclusivo para construir um brand guideline eficiente!

O manual de marca é um importante guia de boas práticas para a utilização da comunicação desenvolvida para uma empresa. Ele garante, principalmente, a manutenção da identidade visual de um negócio.

O olhar recorrente para o manual de identidade visual ou brand guideline, como também é chamado, permite ainda que a marca permaneça atenta à sua comunicação, tanto para estar sempre alinhada às padronizações quanto para identificar as necessidades de atualizações frente às mudanças do negócio, do mercado e do comportamento do seu público, entre outros fatores.

Por aqui, cientes da importância desse direcionamento, reavaliamos nosso manual, aplicações e pontos inconsistentes. O resultado foi a reformulação da nossa identidade, com o objetivo de atualizar elementos como cores e tipografias.

“Desejávamos ampliar o impacto visual, sem abrir mão de ser mais clean. Também identificamos a necessidade de organizar a paleta de cores e o uso de imagens, ilustrações e elementos”, comentam Guilherme Deganello e Thiago André Pereira, diretores de arte da D’lucca e responsáveis pela modernização.

Conhecida pelos seus quase 30 anos de expertise no segmento farma e por ser uma agência sempre disposta a inovar, a D’lucca vê nessa atualização a oportunidade de alinhar a identidade ao novo momento da empresa, reforçando nosso posicionamento no mercado.

“Nunca esquecemos a nossa essência e trajetória enquanto marca, mas é comum que haja mudanças e redirecionamentos, e inovar sempre esteve em nosso DNA”, completa a diretora Edilaine Ribeiro. Confira como ficou! 


Passo a passo para a criação do manual de marca: veja como foi o nosso processo

Para atualização da identidade visual da D’lucca e do nosso manual de marca, partimos da metodologia de double diamond, que consiste basicamente em identificar um problema, expandir soluções e focar em resultado embasado.

1 – Briefing, análise e insights

O ponto de partida foi o estudo de olhar para dentro e para fora. Identificamos as incoerências da comunicação e, partir dessa análise, foi construído um painel semântico com os requisitos que a nova comunicação deveria seguir.

2 – Soluções

O segundo passo é o momento em que geramos o máximo de soluções possíveis, a fim de selecionar os caminhos que mais correspondem aos requisitos estipulados.

As mudanças, registradas no manual de marca, garantem uma padronização de aplicação. Afinal, respeitar a identidade visual é o que permite que uma empresa seja reconhecida ao se comunicar com seu público.

Entre as principais soluções que implantamos para a D’lucca, estão a redução nas variações dos elementos; mudança na tipografia de títulos com o uso de uma família de fonte sem serifa e com estilo variável, trazendo mais modernidade para a identidade; e setorização da paleta de cor.

“Para organizar o uso de cores, definimos uma para comunicação institucional e outra para editorias secundárias. Também adicionamos a cor verde para dar mais flexibilidade à paleta complementar”, comentam os diretores de arte sobre a atualização que também inclui a melhor direção do uso de elementos, fotos e ilustrações.

 3 – Implementação

Após o feedback interno e melhorias alinhadas, o terceiro passo foi a implementação da identidade visual atualizada. Isso abrange rever todos os canais, os principais pontos de comunicação, treinamento e orientação das equipes para aplicação das mudanças e, claro, comunicação da mudança aos nossos públicos.

Orientações sobre o uso de paleta de cores.

Conteúdo extraído do manual de marca da D’lucca, com orientações sobre o uso da paleta de cores.

Gostou de saber mais sobre a importância do manual de marca e sobre as nossas atualizações? Para ajudar o seu negócio, preparamos um passo a passo exclusivo, onde mostramos mais detalhadamente o que um manual de marca deve conter e como criar um, que seja completo e eficiente. Clique aqui para baixar!

Você também pode entrar em contato conosco para saber mais e descobrir se sua empresa precisa de um rebranding!

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