Organização de eventos corporativos: congressos, lançamentos e feiras movimentaram setor médico e farmacêutico e trouxeram aprendizados
Com o fim de mais um ano, chega a hora de fazer um balanço de tudo aquilo que ficou registrado na memória. No caso da organização de eventos corporativos, nem dá para dizer que 2018 foi modesto; pelo menos não nas áreas médica e farmacêutica, expertise da agência de comunicação, D’lucca & Jota. Segundo Edilaine Ribeiro, Diretora de Planejamento da agência, o uso de novas tecnologias e as dinâmicas cada vez mais interativas, refletiram tendências. “A área de eventos corporativos, especialmente na área médica, traz cada vez mais a necessidade de apresentações criativas e singulares. O público precisa ter espaço e reconhecer a importância do que está sendo discutido ali”, diz. Dentre as novidades do setor, está o uso de projeções mapeadas e cenografia, recursos usados pela agência em eventos ao longo do ano.
Para a Coordenadora de Eventos da D’lucca & Jota, Erica Crisóstomo, cada evento é uma surpresa. “A experiência é uma grande guia na organização de eventos corporativos, mas nunca é o bastante. Toda edição tem suas particularidades, e superar uma a uma é o que nos deixa cada vez mais preparados”, diz. A agência, que já tem know-how na organização de eventos nacionais e internacionais, esteve em grandes congressos e lançamentos em 2018, dentre os quais, destacam-se o Congresso Brasileiro de Medicina Física e Reabilitação (CBMFR), do grupo farmacêutico Ipsen Brasil; Panorama UIT da Ferring Pharmaceuticals, em Madrid; bem como o lançamento do FIBRA, primeiro centro de inovação da Ferring Pharmaceuticals no Hemisfério Sul.
Eventos que marcaram o ano
Um dos eventos mais importantes organizados pela D’lucca & Jota em 2018, foi o Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA), realizado pela Ferring Brasil em Brasília. O evento, que reuniu médicos de diversas cidades para discutir as novidades do setor, teve como destaque o BebêdeLEGO®, um boneco com quase dois metros de altura e 50.000 peças de LEGO®, símbolo da atuação da Ferring Pharmaceuticals na área de fertilidade. “A chegada do boneco no evento era uma grande preocupação, já que tínhamos que nos certificar de que a estrutura disponível no stand suportaria o peso e o tamanho dele”, conta Erica.
A peça foi trazida da Suiça e demandou que a equipe monitorasse a viagem para garantir que chegasse a tempo. Além disso, a equipe também ficou responsável pela inscrição e logística dos médicos convidados, bem como contratação de fornecedores e acompanhamento do evento. “O stand da Ferring foi o grande destaque da feira. Todo mundo queria tirar foto com o BebêdeLEGO®. Sucesso!”, conta Marcella Caciari, Assistente de Eventos da D’lucca & Jota.
Outro grande evento corporativo em 2018 foi o FIGO, Congresso Mundial de Ginecologia e Obstetrícia, realizado pela Ferring Pharmaceuticals no Rio de Janeiro. A agência, responsável pela montagem do stand, inscrição e logística dos médicos e acompanhamento do evento, enfrentou a complexidade de comunicação com a organizadora. “Por se tratar de um evento mundial, o alinhamento das informações foi mais desafiador, mas com tranquilidade conseguimos contornar a situação e fornecer apoio aos convidados que estavam sob a nossa responsabilidade”, conta Erica. Dentre os presentes, estavam os médicos da matriz da Ferring Pharmaceuticals, localizada na Suiça.
Novas experiências na organização de eventos corporativos
Dentre as grandes experiências vividas pela D’lucca & Jota na organização de eventos corporativos em 2018, está a realização das quatro edições do Curso de Imersão de Toxina Botulínica para Espasticidade, realizado pela Ipsen Brasil. As edições, realizadas, respectivamente, em Anápolis (GO), São José do Rio Preto (SP), Teresina (PI) e Araxá (MG), trouxeram uma nova experiência para a equipe, que teve a oportunidade de entrar em contato com as particularidades de cada cidade. “Ficamos responsáveis por toda a infraestrutura do evento, como restaurante, local das aulas, coffees e logística dos médicos e palestrantes. Sem dúvida, aprendemos muito”, diz Erica. A agência também forneceu os materiais de comunicação visual do evento. Segundo Edilaine, os cursos foram um grande sucesso e aproximaram a relação entre os médicos e a empresa.