Recurso surpreende convidados e se consolida enquanto alternativa aos formatos tradicionais de apresentação

 
Se gerar impactos positivos para o negócio é a premissa básica de qualquer evento corporativo, incorporar novidades aos formatos tradicionais pode ser a saída para evitar o lugar comum e superar as expectativas. Cada vez mais, o uso da tecnologia na cenografia de eventos oferece opções dinâmicas, interativas e sensoriais que chamam a atenção e mudam a percepção dos convidados. Que tal adicionar movimento a uma apresentação de slides? Ou, ainda, integrar o ambiente virtual com o real? Tudo possível com recursos como as projeções mapeadas, uma das tendências mais atuais em eventos corporativos.  

 
Projeções mapeadas. Como funcionam?

As projeções mapeadas são interessantes porque quebram o formato tradicional do audiovisual, adicionando movimento, cores e performance a qualquer tipo de superfície. Funciona assim: um projetor mira uma superfície, mas, diferente dos projetores comuns, ele reflete imagens em 2 ou 3D, tornando espaços como palcos, stands e até fachadas, em mídia. “A projeção mapeada é uma metodologia do design que atinge o sensorial dos participantes. Um recurso que transforma os eventos em acontecimentos inesquecíveis e traz, além de conteúdo, experiências”, diz Edilaine Ribeiro, Diretora de Planejamento da D’lucca & Jota.

Em outras palavras, é quase como levar entretenimento para o universo corporativo, tão acostumado a encontros padronizados. Recursos como holograma e realidade aumentada também fazem parte das tendências e promovem engajamento que vai além dos ambientes de realização do evento. “Constatamos, a cada novo evento, que a cenografia deixou de ser um item e passou a ser a grande surpresa, o diferencial que dará suporte e valorizará os conteúdos que serão apresentados. No caso da projeção mapeada, ainda é possível customizar o serviço para cada cliente e criar histórias incríveis”, explica Edilaine.


Planejamento: o que levar em conta?

Ao contrário do que pode parecer, investir em projeção mapeada – ou mapping, como também é conhecida – não é coisa para grandes empresas ou eventos gigantescos. Por se tratar de uma tecnologia de projeção, pode ser adaptada aos mais diversos ambientes e para os mais diferentes propósitos. Tenha em mente coisas como: tamanho da superfície em que se deseja a projeção; tempo de duração do conteúdo; local do evento; conteúdo a ser exibido. Tudo isso faz diferença na hora de fazer o orçamento o que, com a orientação de agências especializadas, não tem segredos.

Em março deste ano, a D’lucca & Jota foi responsável por mais um trabalho que utilizou a tecnologia na cenografia de eventos, desta vez para a equipe interna da Ferring Brasil. A Convenção Nacional de Vendas 2018 da farmacêutica reuniu cerca de 100 pessoas e contou com o recurso de projeção mapeada na exibição dos slides. “A dinâmica das telas favoreceu a didática da apresentação e prendeu a atenção dos participantes, que ficaram encantados com o recurso”, conta Erica Crisóstomo, Coordenadora de Eventos da D’lucca & Jota.

tecnologia na cenografia de eventos

Na foto, apresentação da Convenção Nacional de Vendas, realizada pela Ferring Brasil e organizada pela D’lucca & Jota.

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