Afinal, quais são os itens que fazem de um briefing, eficiente?

Nas agências de comunicação, é comum ouvir falar dele. Tanto que sua ausência causa problemas que vão de simples refação à perda completa de projetos, frequentemente colocando em risco a relação entre marca e profissionais de comunicação.

Isso porque, se por um lado muitos clientes desconhecem a utilidade do documento, algumas agências também exploram de maneira ineficiente essa triagem de informações, deixando apenas a cargo da área de atendimento uma percepção integral sobre a marca.

O briefing é um documento que carrega todas as informações sobre um determinado cliente, como: quem é ele; quais são seus produtos ou serviços; quem é o seu consumidor; quais são os objetivos da empresa. Munida dessas informações, a agência começa a pesquisar, planejar e propor ações que atendam as expectativas do cliente e se adequem à sua realidade.

Por isso, o desafio é reunir todas essas referências de modo objetivo, sem que a triagem fique curta demais ou desnecessariamente extensa. E já que a chave é a objetividade, confira 5 itens essenciais para um briefing eficiente.

Objetivos do projeto

Um dos primeiros itens do briefing, já que é a partir dos objetivos que o cliente almeja que a agência pautará todo seu trabalho. Ele quer uma nova identidade visual? Mais clientes para determinado produto? Divulgar melhor sua localização? Esse é o momento de explicar em detalhes o papel de cada um dentro do processo, alinhando as expectativas do cliente com as possibilidades atendidas pela agência.

Orçamento

Muitos torcem o nariz quando essa pergunta vem à tona, mas é essencial saber quanto o cliente pode investir no projeto, já que é somente baseada por esse valor que a agência terá condições de propor soluções viáveis e eficazes.

Prazo

Tópico polêmico, mas de extrema necessidade! Muitos clientes não tem ideia do tempo necessário para executar determinadas ações de comunicação, pensando, inclusive, que algumas coisas podem ser feitas da noite para o dia. Por isso, explore o assunto com ele e avalie sua real condição de atender à tarefa.

Público-alvo

Essa informação muda tudo, afinal, o direcionamento das campanhas de comunicação precisa estar relacionada ao público que consome aquele produto ou serviço. Sua classe social, o sexo, comportamento durante o processo de compra.

Cada empresa possui um público com características específicas, o que nem sempre é perceptível para o cliente. Nesse caso, construa junto com ele o consumidor ideal ou tente estimular em sua memória o tipo que costuma frequentar a empresa.

Objeções

É de extrema importância saber detalhes de gosto pessoal do cliente que possam representar entraves no projeto. Caso ele não goste de verde, por exemplo, você já exclui – ou no mínimo evita – a cor em sua paleta. Isso evita que projetos sejam reprovados e que ambos percam tempo, energia e confiança.