Presente em mais de 20 países, novo cliente da D’lucca & Jota reforça a importância do uso estratégico de dados; confira outras características que aproximam essas duas empresas especialistas no mercado farmacêutico

A aplicação de estratégias de marketing de relacionamento B2B (Business to Business) é essencial para empresas que buscam gerar mais leads, aumentar seus resultados e, sobretudo, fortalecer a comunicação com seus clientes. Afinal, a venda de produtos e serviços entre dois negócios traz desafios e, assim como para outros segmentos, o marketing digital pode ampliar a presença de marcas no mercado farmacêutico, identificando oportunidades de se comunicar de forma mais assertiva com seus diferentes públicos.

E se a importância desse bom relacionamento com o cliente não chega a ser novidade, o uso da tecnologia e análise de dados precisa ser considerado na hora de personalizar a comunicação de maneira eficaz, acessível e direta.

“Cada vez mais se investe na geração e armazenamento de dados. Aproveitar a grande massa de conteúdo gerado pode auxiliar na redução de riscos e no aprimoramento dos investimentos feitos, inclusive, da área de marketing estratégico com um melhor posicionamento dos produtos no mercado”, avalia Edilaine Ribeiro, diretora de planejamento da D’lucca & Jota.

 

Especialistas em mercado farmacêutico

Presente em mais de 20 países, a Close-Up International presta serviço para a indústria farmacêutica há mais de 50 anos, a partir do desenvolvimento e comercialização de auditorias e relatórios de prescrição e demanda.

O trabalho envolve a reunião de ferramentas e estratégias para o conhecimento das tendências de mercado, visando estreitar relações entre laboratórios e profissionais médicos de forma eficiente e transparente.

“Assim como a D’lucca & Jota, a Close-Up atua de forma especializada junto à indústria farmacêutica, apostando no valor dos dados para o estabelecimento de estratégias, que é o nosso grande diferencial”, afirma Edilaine sobre o trabalho da agência dedicado a transformar dados em informação estratégica de marketing.

Confira em detalhes mais características que aproximam essas duas empresas especialistas no mercado farmacêutico!

  1. Análise de dados

A análise estratégica de dados e a transformação desses dados em informação é uma forma segura de orientar as tomadas de decisões, independente do segmento de atuação.

Apesar de atuarem em diferentes frentes, a Close-Up International e a Dlucca & Jota utilizam-se do potencial do cruzamento de dados com objetivo de aumentar a competitividade dos clientes e destacá-los em seu mercado.

A partir do uso de diferentes recursos e ferramentas, esse trabalho embasa a apresentação de desempenho das empresas, auxilia no planejamento dos clientes, no desenvolvimento de relatórios estratégicos, e no posicionamento de produtos e serviços.

  1. Capacidade analítica

Atrelado à coleta de dados, é necessário entender como essas informações se transformam em insights sobre o negócio. A capacidade analítica é o que permite, tanto à Close-Up quanto à Dlucca, a lapidarem informações diversas, estabelecendo correlação entre si.

Quando coletados, dados podem parecer singulares, mas ao serem analisados dentro do contexto da empresa ou do mercado, se transformam em informações valiosas e que podem mudar o rumo das estratégias, pautar novas decisões ou validar ações já executadas.

  1. Comunicação integrada

A maior parte das empresas brasileiras do segmento B2B teve que reestruturar seu planejamento de marketing diante da pandemia, com a substituição de estratégias offline por ações online, tanto na divulgação, como também nas táticas de vendas. E a D’lucca tem mostrado constantemente, por meio de seus projetos, por que e como unir o marketing offiline e online para potencializar resultados.

Apesar da realização de eventos e encontros presenciais enquanto ferramenta para geração de demandas e negócios já seja novamente possível, por exemplo, estamos diante de um novo perfil de cliente. E se antes a migração das ações para o ambiente virtual foi a saída, agora existe a necessidade de compreender e conectar essas duas realidades – on e off – por meio de uma comunicação integrada, que conecte ferramentas e iniciativas.

“O funil de marketing já não é mais linear e, por isso, é importante identificar as oportunidades de comunicação on e offline, colocando o cliente, suas preferências e diferenças comportamentais sempre no centro das estratégias”, considera Mariana Targa, gestora de Marketing Digital e especialista em performance.

 Se você também está em busca de melhores resultados com o marketing para o mercado farmacêutico, fazendo bom uso do big e small data para o direcionamento de campanhas mais assertivas, entre em contato conosco.