A utilização do marketing pelas empresas sempre foi um mistério para aqueles que não compreendem a necessidade de uma boa estratégia de vendas. Da mesma forma, hoje é comum acompanharmos várias falências pela simples incompreensão de não aderir à importância do Facebook para empresas.
Desde que Kotler popularizou o conceito de marketing e o cunhou como aliado a todas as pessoas que quisessem compreender o estudo do mercado, do consumidor e da concorrência, os passos rumo à tecnologia foram rápidos e certeiros.
Pouco a pouco, então, empresários de todo o mundo passaram a desenvolver suas estratégias de marketing e associar todo o estudo à arte das vendas, que gerou mais resultados e fez muita gente catapultar ao sucesso!
Porém, mais do que um conceito, o marketing é uma forma de compreender como vender está relacionado ao crescimento da empresa e, sobretudo, à compreensão dos desejos e necessidades dos clientes — por isso a importância do pós-venda é tão grande quanto a venda em si.
O desenvolvimento de um conceito
O marketing ajudou, é claro, que muitas empresas tivessem seu lucro estendido ao máximo, elevando-as ao patamar de multinacionais quando sabiam utilizá-lo estrategicamente.
Porém, é justamente no conceito do pós-venda e em tudo o que o marketing faz a empresa refletir e estudar para compreender seu público-alvo que estão a diferença: onde atingir o público? Como compreender as idades, gêneros, classes sociais e até mesmo gostos musicais e acadêmicos.
O resultado é a criação de setores, cargos e responsabilidades ao desenvolvimento do conceito de marketing como algo além das vendas. É por isso, portanto, que a sua importância tem significado histórico para empresas pioneiras na internet.
A soma entre tecnologia e marketing
Nos últimos 15 anos, o marketing ganhou um aliado mais potente do que poderia imaginar: a tecnologia. Com a internet mudando o mundo e sua forma de pensar, velhos hábitos foram deixados de lado, e a web ganhou força como impulsora de vendas e comunicação.
Nasceram, então, as redes sociais. E o Facebook, em 2004, ganhou vida e logo se tornou símbolo da evolução tecnológica e o verdadeiro significado de globalização. Pois, até então, não era possível encontrar um meio de comunicação onde qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, pudesse se comunicar de maneira tão democrática.
Foi com a criação e a evolução das redes sociais, contudo, que o e-commerce deu um grande passo, pois o cliente passou a ter um papel mais do que significativo, mas sim fundamental, na escolha de produtos e serviços.
O Facebook e o e-commerce
A partir do momento em que o Facebook dominou o mundo como a principal rede social, o consumidor passou a enxergar esse meio de comunicação como algo bastante válido para expressar suas opiniões sobre produtos ou serviços, compartilhando suas impressões e elevando ou destruindo imagens de marcas mundo afora.
Isso transformou o modo de pensar tanto por parte do consumidor quanto por parte das empresas, exigindo profissionais atualizados com as tendências do mercado digital e elevando a importância que a internet tem diante do mercado de consumo.
O consumidor passou a protagonizar lançamentos de produtos e serviços, exigindo melhorias e criticando o que não foi ouvido. A diferença, então, está no modo de pensar e de agir, tendo hoje um indivíduo mais autônomo diante de suas decisões de compras.
As empresas, por sua vez, passaram a enxergar nisso uma oportunidade para proporcionar ao consumidor a sensação de ser ouvido. E nenhuma rede social é mais democrática e acessível do que o Facebook.
A importância do Facebook para empresas é ser fundamental
Com todo o avanço tecnológico e com toda a evolução do conceito de estudo de mercado até chegar no marketing digital, é possível compreender a importância do Facebook para transformar um negócio em algo relevante para seu público-alvo.
A gigante azul da internet é uma ferramenta inicialmente gratuita, por meio da qual sua empresa poderá ter o reconhecimento não só por parte do próprio consumidor, mas também de todos os internautas que hoje representam a voz de todo o mercado de consumo.
É com essa força que o Facebook transforma, todos os dias, empresas em destaque por meio de suas páginas, que, se bem monitoradas e acompanhadas de postagens relevantes, alavancam a interação entre o usuário e a empresa, aproximando ambos nessa nova relação de mercado, muito mais estreita.
A maneira de destacar sua página do Facebook
Com uma página no Facebook, suas chances de aumentar as vendas são grandes; com uma página no Facebook bem elaborada, elas são maiores ainda. Por isso, é fundamental compreender onde investir e o que não vale a pena.
Comece pelas fotos de perfil e de capa. A qualidade da foto e a informação que ela passa a quem a visualiza é fundamental para a primeira impressão sobre o seu negócio. Invista em qualidade, mesmo que precise pagar a um profissional, como um designer, para fazê-lo.
Antes de postar qualquer informação, imagem ou vídeo, entenda o seu público-alvo. Quem é ele? Onde vive? Quantos anos tem? Qual é o poder aquisitivo? Ele será o foco para o seu primeiro passo para postar em sua página. Lembre-se de que você estará pensando em sua empresa, por isso postagens pessoais devem ficar de lado: política, religião e futebol, nem pensar.
A qualidade deve ser mantida, a identidade visual de sua empresa deve ser colocada em prática e a padronização deverá ser seguida até mesmo na regularidade dos posts. Por isso, pense se você tem o conhecimento suficiente para manter uma página no Facebook ou se a ajuda de um profissional ou uma agência não é necessária.
Após sua página estar alinhada com os objetivos de sua empresa e ter regularidade em suas postagens, que tal investir um pouco em anúncios pagos? Eles podem tornar a visualização muito maior e destacar sua empresa na web, como o conceito de marketing, lá atrás, já mandava!
Aproveite, então, para colocar em prática a importância do Facebook para empresas e colha resultados cada vez maiores!
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