Uma dúvida muito comum aos donos de empresas que pensam em investir na comunicação online é: devo realizar o trabalho internamente ou é melhor terceirizar o marketing digital, contratando uma agência para executar o serviço?

Neste texto, vamos apresentar não só a importância do investimento nessa área, mas também incentivar algumas reflexões e sinais que podem te ajudar a tomar a melhor decisão.

Você conhece a importância do investimento em marketing digital?

Basta olhar ao redor para ver que o mundo está conectado. Smartphones, tablets, notebooks e diversos tipos de dispositivos estão por toda parte, promovendo uma comunicação veloz e a busca infinita de informações sobre os mais diversos temas — inclusive sobre sua empresa ou produto.

Ao perceber que o seu cliente faz parte dessa geração, que se conecta, se informa e vive uma realidade híbrida — uma vida em que o digital e o offline se confundem e/ou se completam —, fica evidente que o investimento em marketing digital é mais do que necessário.

Desde os primórdios, o papel da comunicação e do marketing é levar informação clara e acessível ao público que se interessa no tema sobre o qual estamos comunicando. Se os canais de comunicação evoluem, é necessário evoluir também e atualizar a comunicação da sua empresa.

Esses são motivos suficientes para justificar a importância e a necessidade do investimento em marketing digital, concorda? Vamos, então, para o próximo tópico.

Sabe como funciona o trabalho de uma agência?

Uma boa agência de comunicação digital é composta por uma equipe multidisciplinar, ou seja, com diversos profissionais e de diversas especialidades: jornalistas, publicitários, designers, relações públicas, especialistas em marketing, em redação, planejamento e assim por diante.

Ao receber uma demanda de trabalho, essa equipe é acionada para elaborar um planejamento estratégico que vise atender aos objetivos do cliente. Todos os profissionais necessários para a execução desse trabalho são envolvidos no processo. É isso que faz com que o resultado seja completo.

Claro que cada agência tem seu modo de trabalho, perfil e estilo. Se você pensa em terceirizar os serviços de marketing digital da sua empresa e colocá-los aos cuidados de uma agência, vale conhecer um pouco mais sobre suas particularidades, processos de trabalhos e cases.

Você precisa reduzir os custos da sua empresa?

Terceirizar os serviços de marketing digital, assim como terceirizar qualquer tipo de serviço, ajuda a reter custos financeiros, já que as despesas trabalhistas e tudo que envolve esses aspectos de pagamento de salário, férias, décimo terceiro e afins fica a cargo da empresa contratada — e não do seu empreendimento.

Ao terceirizar esse trabalho, você terceiriza também a parte burocrática do processo de contratação.

Ainda falando sobre redução de custos, a terceirização evita a necessidade de adaptação de espaços e adequação da infraestrutura da sua empresa. Afinal, pode ser que o seu negócio não esteja alocado em um espaço propício para receber uma equipe de marketing e comunicação — e pode ser que adequar esse espaço não valha a pena. Esse é mais um ponto para refletir.

Você contrata muitas consultorias para a área?

Pode ser que sua empresa possua uma equipe de comunicação e marketing, mas que essa equipe ainda não possua o conhecimento necessário para execução de um trabalho estratégico no ambiente online, e isso gere uma série de custos extras com consultoria.

Nesse caso, a terceirização contribui para a execução de um trabalho completo, com começo, meio e fim. Isso pode, além de reduzir ainda mais os custos, produzir um conteúdo mais linear, coerente e que gere mais resultados para a sua empresa.

Você ainda vai formar uma equipe interna de comunicação e marketing?

Decidir entre contratar uma equipe interna ou uma agência, não é tarefa fácil. É preciso analisar bem o cenário, os recursos, a disponibilidade e a estrutura da sua empresa antes de escolher o melhor caminho.

Como mencionamos em alguns tópicos acima, é necessário analisar orçamentos, capacidade de criação de um novo setor dentro da empresa, demandas gerenciais, infraestrutura (espaço, móveis e equipamentos), contratação de ferramentas de comunicação e muitos outros detalhes que acompanham todo o processo de comunicação e marketing.

Você tem uma equipe interna, mas precisa de apoios pontuais?

A terceirização do marketing digital pode ajudar também nesse caso. Provavelmente, sua equipe possui diversas tarefas de comunicação interna, assessoria e publicidade para cuidar, não é mesmo? O marketing digital é um setor tão ou mais complexo que os outros setores da comunicação.

Isso significa que fazer um diagnóstico de mercado, planejar, executar e monitorar as ações no ambiente online é um trabalho que requer tempo, dedicação e, principalmente, conhecimento e especialização.

Sua equipe de marketing interno poderá, nesse caso, trabalhar em conjunto com a agência para traçar as melhores estratégias em prol de um objetivo comum.

Você tem problemas com prazos de entrega?

Um dos benefícios da terceirização do marketing digital é não se preocupar mais com as demandas não entregues por algum problema relacionado à ausência de funcionários.

Isso porque, ao contratar uma empresa para realizar o serviço, o cronograma estipulado deve ser cumprido rigorosamente.

Você precisa de mais tempo para o seu negócio?

Mesmo as pequenas empresas, que ainda não contam com uma equipe robusta e vários setores estratégicos, podem se beneficiar com a contratação de uma agência de marketing digital terceirizando esse tipo de serviço.

Além de sobrar mais tempo para que você foque no gerenciamento estratégico do negócio, você terá a tranquilidade de contar com uma equipe focada no marketing digital. Poderá cobrar resultados e alinhar, sempre que precisar, as estratégias de marketing a novas visões e objetivos da empresa, sem maiores problemas.

Acha importante ter uma visão externa do próprio negócio?

A terceirização do marketing digital oferece uma visão diferenciada do seu negócio. Profissionais que atuam no âmbito externo podem ajudar a avaliar o cenário e a traçar estratégias de marketing diferenciadas.

Tudo isso, claro, com base em pesquisas, diagnósticos de mercado e muito, muito estudo. Esse olhar externo pode agregar novos insights para o seu negócio, já que é desvinculado da rotina cotidiana e do estabelecimento e parte de profissionais que estão sintonizados com as novidades do setor — e não apenas as questões internas.

Esperamos, com este texto, ajudar você a entender melhor sobre a necessidade, ou não, de terceirizar o marketing digital de sua empresa. Para conversar mais sobre ao assunto, entre em contato com a gente. Teremos enorme prazer em conversar com você e tirar todas as suas dúvidas!