Ser um Jedi das estratégias de marketing digital exige persistência e muito treinamento. Só assim será possível resistir ao lado negro da Força neste universo
No universo de Star Wars não foram poucos os Jedis que aderiram ao Lado Negro da Força. Na mitologia do universo criado por George Lucas, a sede de poder, a insegurança e o medo são alguns dos caminhos para o lado sombrio, o que já levou grandes guerreiros como Anakin Skywalker e Kylo Ren a ceder.
No marketing digital também é fácil cair em tentação e se render a práticas que saciam nossa sede por resultados em curto prazo, mas que com certeza representam o caminho errado e trarão problemas. Listamos algumas delas.
Compra de likes
Comprar seguidores foi uma tática utilizada por muitos profissionais nos últimos anos. Afinal, quer uma métrica que encha mais os olhos do que o número de seguidores de uma página no Facebook, por exemplo?
A um custo baixo era possível trazer muitos seguidores em pouquíssimo tempo, causando um impacto positivo e a idolatria do cliente em um primeiro momento. Irresistível, não?
Em longo prazo, porém, essa estratégia não se sustenta por dois motivos: o primeiro é que muitos dos seguidores comprados não passam de bots e robôs. Eles simplesmente não existem e, logo, não interagem com o conteúdo; o segundo é que o próprio Facebook e as outras redes sociais passaram a identificar e punir esta prática.
Além disso, mesmo os seguidores “reais” comprados não são efetivos, já que não curtiram a marca por vontade própria. Assim como dominar a Força, trazer seguidores qualificados por meio de conteúdo relevante diário exige paciência e persistência.
Resumindo: compra de likes é um grande golpe de sabre de luz no próprio pé.
Link Building em diretório de links
O raciocínio parece simples: o número de backlinks para um site é um fator importante de ranqueamento para o Google, então basta produzir o máximo de links possível e apontar para o meu canal. Assim surgiram os diretórios de links!
A estratégia consistia basicamente em escrever uma linha com a palavra-chave trabalhada na página de pouso do site, postar em um canal feito exclusivamente para esta finalidade e hiperlinkar para o domínio que precisa ser fortalecido.
Multiplique isso por 50 e pronto: temos 50 links apontando para o site em pouco tempo e, consequentemente, relevância, certo?
Errado. Um dia, óbvio, o Google e os outros buscadores perceberam que essa prática só proporcionava relevância para sites que não eram ~ tão relevantes assim ~ e puniu sem piedade os adeptos dessa estratégia.
Desde então, só valem backlinks naturais, tão ricos em conteúdo quanto a página de pouso e que complementem a informação existente nela.
Está achando que é fácil dominar a galáxia da primeira página de resultado de pesquisa com exército de clones de backlinks?
As receitas de bolo e os gurus do mundo digital
“Cinco passos para fazer anúncios rentáveis”; “Quatro segredos para empreender e conquistar sua independência financeira”; “Como obter resultados incríveis e trabalhar pouco”.
A cada dia nos deparamos com mais textos assim por aí. A verdade é que o ambiente digital proporciona inúmeras possibilidades, mas também é altamente concorrido. Há muita gente boa trabalhando bem e conseguindo resultados.
Isso significa que a batalha por autoridade, relevância e espaço é árdua. Não se conquista do dia para a noite. É preciso testar, errar, aprender e persistir.
Afinal, ninguém se torna um Jedi do dia para a noite, certo? Se em Star Wars eles são responsáveis pelo equilíbrio da Força e consequentemente do universo, em uma estratégia digital, um bom profissional precisa ter a mesma sabedoria.
É preciso atingir uma maturidade que permita identificar desde o começo quando uma prática, apesar de parecer promissora, não será bem vista pelo público ou não se sustentará.
Nem sempre é fácil resistir ao lado negro das estratégias de marketing digital e, normalmente, este é o caminho mais difícil. No entanto, que a Força esteja com você!