Equipe de marketing digital da D’lucca&Jota marcou presença no evento e lista discussões mais importantes

No último sábado, 30, aconteceu em São Paulo o Marketing Digital Trends 2018, colocando em pauta temas importantes sobre os novos caminhos do marketing digital. As palestras foram ministradas por nomes de referência na área como Estevão Soares, Erickson Monteiro, Carla Purcino, Liliane Ferrari, Fábio Prado Lima e Heloísa Lima.

A equipe de marketing digital da D’lucca&Jota marcou presença no evento organizado pela Puglicitários, trazendo três discussões para você que faz parte deste mercado e quer otimizar os resultados e processos dentro da sua empresa.

1. Inteligência Artificial: seremos substituídos pela máquina?

A Inteligência Artificial é uma realidade, fato! Pensando em processos de gestão, todo trabalho mecânico/operacional será executado com muito mais rapidez e precisão pelas ferramentas, sendo necessário um olhar estratégico e planejador para sobreviver – ou se aliar – à máquina. Se você e/ou sua empresa não querem perder espaço no mercado, é necessário acompanhar (pra já!) essas mudanças.

“Sem que você se de conta, os algoritmos já dominaram a sua vida.” (Estevão Soares)

Pesquisas apontam que há 54% de chance de os robôs tomarem nosso lugar. Mas calma! Segundo Heloisa Lima, Head de Inovação na AlmapBBDO, a máquina só vai tirar o emprego daquelas pessoas que não exploram suas capacidades humanas, quem tem fortaleza humana comanda a máquina. É simples: a máquina não faz polarização de sentimento, isso é o que nos difere.

“Você pode usar máquinas para trabalhar, mas ainda está trabalhando para atingir pessoas.” (Carla Purcino)

DICA: domine algo que seja estratégico dentro daquilo que você faz e saiba utilizar características humanas como pensar, planejar e emocionar a seu favor. Lembre-se: inovação é hábito!

2. Implantação de qualquer estratégia exige metodologia

“Não existe planejamento digital, mas sim planejamento”. (Carla Purcino)

 Planejar, mensurar e acompanhar são as etapas-chave de qualquer estratégia. Embora nem sempre respeitado, planejar é um trabalho meticuloso, que requer atenção aos detalhes.

As ferramentas disponíveis hoje, nos fornecem dados aprofundados para conhecimento e segmentação do nosso público-alvo. No entanto, isso tem sido usado muito superficialmente pela maioria dos profissionais. A chave da questão é saber analisar esses dados. Só assim é possível embasar sua estratégia e trazer resultados palpáveis e assertivos.

DICA, antes de qualquer estratégia:

  • Faça um mapa de empatia e tente entender o que seu público sente e vê, ouve, fala e faz. Quais são seus desejos, realidades e sonhos?
  • Separe suas campanhas por objetivos. De acordo com os seus objetivos, defina as metas que deverão ser monitoradas. Às vezes, o alcance é mais importante que o envolvimento ou vice-versa. Sem essa noção, você não vai conseguir analisar corretamente os resultados.
  • Faça conferência, sempre. Torne isso um hábito

3. Influenciadores digitais: não tão simples quanto parece

Explorar as potencialidades de um influenciador digital como estratégia para a sua campanha pode parecer tarefa simples e garantia de sucesso, mas não é. Estar atento a algumas características e comportamentos, entender a necessidade do seu cliente e do público que ele deseja atingir, é o que vai, de fato, trazer a possibilidade de bons resultados para a sua ação.

Por isso, mais uma vez: planeje, analise, estude. Se contratar um digital influencer faz parte da sua estratégia, atente-se a:

  • Não confundir o estilo de vida do influenciador com o estilo de vida da audiência dele
  • O número de seguidores não é o que mais importa, mas a qualidade dessa audiência
  • Sempre levar em consideração relação do influenciador com a marca. Você não vai querer se tornar a nova Melissa, vai?
  • Às vezes uma pessoa comum pode ser o influenciador que você procurava