A pandemia acentuou a importância das estratégias adequadas para o marketing digital na saúde. Veja as principais tendências para o setor!
Muitos hábitos, necessidades e comportamentos da sociedade mudaram em decorrência da pandemia de covid-19. A maior crise sanitária mundial da nossa época, conforme classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), acelerou a transformação digital e evidenciou a importância do marketing digital na saúde.
Por isso, serviços do setor, como clínicas, laboratórios, hospitais e farmacêuticas precisam estar atentos a essa realidade para executar suas estratégias digitais e de relacionamento com seus públicos de maneira assertiva.
Como utilizar o marketing digital na saúde?
A busca por informações de qualidade e confiáveis é uma das consequências mais significativas da pandemia, por isso o marketing digital na saúde precisa focar no conteúdo adequado e de credibilidade. Entender as necessidades e expectativas do paciente ou de clientes indiretos, como profissionais de saúde, é imprescindível para traçar estratégias que atinjam os objetivos traçados.
Humanização, agilidade, produções audiovisuais e a automatização de processos são algumas das tendências do marketing digital na saúde. A D’lucca & Jota, enquanto agência especializada em estratégias para o setor, tem acompanhado e aplicado essas tendências nos planos de marketing para os clientes com ótimos resultados. Listamos as principais, confira!
- Inteligência artificial
A automatização de processos e tarefas por meio de recursos da inteligência artificial ganhou ainda mais força após a pandemia e deve ser uma das principais tendências do marketing digital na saúde.
O uso de chatbots, por exemplo, foi impulsionado pela crescente demanda dos serviços na área da saúde e pelo desejo do consumidor por um atendimento mais ágil. Mas, tenha atenção para não tornar esta importante etapa do relacionamento com o cliente muito mecanizada. O recurso deve facilitar a obtenção de informações, principalmente em um contato inicial, mas é necessário oferecer um atendimento humanizado e completo.
- Atendimento personalizado e humanizado
Conforme mencionado no tópico anterior, a humanização do atendimento é um dos pontos mais importantes para orientar as estratégias de marketing digital na saúde. O atendimento online, via redes sociais ou WhatsApp, também deve ser feito de forma empática e personalizada para uma experiência positiva do cliente. Inicie as frases mencionando o nome da pessoa, responda detalhadamente as dúvidas mais específicas e ofereça soluções ágeis para possíveis problemas.
Após o atendimento, incentive seus pacientes a realizar avaliações sobre seus serviços em ambientes digitais, como Facebook, Google e outros sites de recomendações. Procurar por profissionais ou estabelecimentos recomendados por outras pessoas é uma tendência dos consumidores que deve crescer ainda mais. Por isso, é importante que os negócios conquistem esse reconhecimento público.
- Inbound Marketing
Com a valorização do conteúdo como fator de aproximação e fidelização de clientes, o Inbound Marketing ganha ainda mais importância para as empresas do segmento da saúde, seja no mercado B2B ou B2C. Ao abordar temas relevantes para sua audiência, a marca ganha em visibilidade e autoridade no ramo, assim, o público passa a procurar pela empresa por conta da credibilidade que transmite.
O e-mail marketing é um dos recursos mais utilizados nessa estratégia, oferecendo conteúdos personalizados de acordo com a jornada do consumidor.
Para indústrias farmacêuticas, é fundamental priorizar o relacionamento com o público médico, com o desenvolvimento de conteúdos de interesse como dicas de gestão para consultórios ou boas práticas nas redes sociais para profissionais da saúde, por exemplo.
- Audiovisual
Os vídeos e os podcasts, que já eram tendência, cresceram ainda mais durante a pandemia. Recentemente, o Instagram anunciou que a rede vai priorizar os conteúdos em vídeo com ampliação do alcance para este formato.
Os podcasts também ganharam mais espaço na rotina de muitos brasileiros. Segundo estudo realizado pela Globo, 6 em cada 10 ouvintes começaram a utilizar o formato durante o isolamento. A pesquisa mostra, ainda, que os 57% dos entrevistados que começaram a ouvir podcasts durante a pandemia procuravam por conteúdos de algum assunto de interesse.
Considerando que as pessoas estão mais interessadas em assuntos relacionados à saúde e buscam por fontes confiáveis, o cenário é totalmente propício para o investimento na produção de conteúdos nestes formatos, com dicas sobre hábitos saudáveis, entrevistas com profissionais de diversas especialidades da saúde, atualizações do setor, entre outras informações relevantes.
A dica principal é, por meio da diversidade de formatos, humanizar as estratégias de marketing digital na saúde, atendendo ao público que busca praticidade e informação de qualidade.
Para saber como a D’lucca & Jota pode auxiliar sua empresa no mapeamento e desenvolvimento das estratégias adequadas e eficientes para o seu negócio, entre em contato conosco.