Listamos algumas tendências que podem trazer insights na elaboração do planejamento do marketing digital para empresas e negócios

O início de um novo ano é aquele momento de tirar do papel os projetos para o próximo ciclo e, por aqui, participamos ativamente do planejamento de ações de marketing digital para empresas de diversos segmentos.

Neste ano, em especial, ao falar em tendências para 2021, é preciso compreender antes de tudo os impactos de 2020 e da pandemia no marketing. Negócios de todas as áreas se viram obrigados a se adaptar, replanejar suas ações e se reinventar. O mercado digital ganhou ainda mais força, assim como as compras on-line, e os comportamentos de consumo se transformaram rapidamente. Muitas ações e modelos de vendas e de negócio perderam o sentido em meio ao isolamento social e, em razão disso, posicionar uma marca no mercado digital custou noites de sono de muita gente.

Fizemos uma retrospectiva para ajudá-lo a refletir sobre os temas mais marcantes, mas, uma coisa é certa: as ações de marketing digital para empresas foram fundamentais para minimizar os impactos da crise. Portanto, fique pode dentro das principais tendências para 2021 e conte conosco para saber mais sobre como as ferramentas e estratégias digitais podem ajudar a sua empresa a garantir melhores resultados.

5 apostas do marketing digital para empresas em 2021

Listamos tendências que podem trazer insights importantes na hora de planejar as ações de marketing digital para empresas, negócios e serviços para o próximo ano, baseadas no comportamento do consumidor e na mudança de hábitos adquiridos durante a pandemia. Confira!

  • Transmissões ao vivo e vídeos curtos

As transmissões ao vivo foram o meio de contato entre muitas empresas e famosos com seu público em 2020 e com isso, as vendas por live, já muito comuns na China e em toda a Ásia, deram as caras no Brasil e poderão se tornar mais populares nos próximos anos.

Ademais, os vídeos curtos também tiveram um crescimento significativo e prometem mover o mercado em 2021. Uma pesquisa da Ecommerce Brasil mostrou que houve um aumento de 68% neste formato durante o ano e podemos prever um 2021 com muitas demonstrações curtas nas telas.

  • Integração entre e-commerce e rede sociais

Pagamentos via aplicativos e atualizações no Instagram Shopping são exemplos de que as redes sociais estão cada vez mais integradas aos e-commerces. Uma pesquisa do Google mostrou que houve um aumento de 112% em pedidos realizados on-line e, entre março e junho, uma loja on-line foi criada a cada minuto no Brasil, somando um total de 107 mil lojas.

  • Presença digital

Estar presente on-line será quase uma obrigatoriedade a partir de 2021. Embora já fizesse parte do planejamento de muitas empresas – e de outras, nem de longe -, a migração para modelos de negócios digitais foi acelerada por conta da pandemia. Certamente esta será uma tendência sem volta daqui em diante, então, se o seu negócio ainda não está acompanhando a transformação digital, está na hora de começar já!

  • Experiência do consumidor

Essa não é exatamente uma novidade, visto que muitas empresas já investem em experiências de modo a cativar e fidelizar seus consumidores. Porém, este mesmo público está cada vez mais exigente e, com o aumento das ofertas e empresas on-line, manter-se superando as expectativas dos clientes pode ser um desafio ainda maior para o próximo ano.

  • Transformação digital

Por fim, um item que pode resumir os outros citados acima. Buscar novas possibilidades a fim de atrair a atenção do consumidor, inserir uma marca nas redes sociais, estar presente para responder qualquer dúvida dos clientes, ter presença digital consolidada, assim como se reinventar em momentos de crise são formas de inovação e transformação digital.

Somos uma empresa especializada em marketing digital e transformação de negócios por meio da inovação. Entre em contato conosco e converse com nosso time de especialistas.