O logotipo é responsável por reproduz visualmente as características da sua marca, fazendo ou não com que o público se identifique. Como sabemos, a concorrência é grande e um logo bem feito faz com que o negócio ou produto se destaque, transmitindo, entre outros valores, profissionalismo e credibilidade.

Ignorar a sua importância pode trazer problemas como a aparência de despreparo, crises de identidade e sensação de instabilidade da empresa no mercado.

Por isso, ter um logotipo bem estruturado e com conceitos que representem verdadeiramente a marca exige algumas técnicas e informações. O resultado é uma representação bonita, atraente e eficiente.

6 características principais para um logotipo de sucesso

1. Ser simples. Logotipos com muitos detalhes tendem a ser esquecidos. Eles devem ser versáteis e memoráveis para que possam ser reconhecidos facilmente. O ideal é resumir a mensagem da empresa em um símbolo único e que possa ser compreendido com facilidade.

2. Memorável. Colocar informações demais em um logo acaba dificultando a sua memorização. Neste caso, vale a pena buscar por traços simplificados e com esquema de cores básicas. Um logotipo memorável é aquele em que é facilmente lembrado tanto nas formas, quanto nas cores e tipografia.

3. Atemporal. O logotipo ideal deve durar, sendo eficaz por muitos anos. Quando a marca percebe que o logotipo ficou para trás por não se adequar mais àquele tempo, é necessário atualizar toda a identidade.

4. Versátil. Aplicabilidade e funcionalidade são os requisitos principais de um logotipo adequado. Em formato vetorizado, ele deve permitir ser redimensionado em qualquer tamanho. Além disso, deve ter a possibilidade de ser impresso em uma cor, em tamanho pequeno ou gigante e em cores invertidas como branco em fundo preto, sem perder a legibilidade.

5. Adequado. Autoconhecimento é a chave para criar um logotipo de sucesso para uma empresa. Ao contrário do que muitos podem pensar, um logo não precisa descrever o que a empresa faz ou o produto/serviço que comercializa, mas é fundamental que ele seja pertinente e que se encaixe em sua finalidade.

6. Significado das formas. O formato de um logo diz muito sobre uma empresa. Listamos três formas principais e seus significados: o círculo representa modernidade, infinidade e proteção; o quadrado por sua vez representa equilíbrio e honestidade; e o triângulo representa ação, conflito e espiritualidade.

Lembre-se: uma identidade mal resolvida pode transmitir conceitos equivocados e confusos. Por isso, o processo de desenvolvimento de um logotipo demanda muita pesquisa. Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores práticas em marketing a favor da sua empresa!