Investir na personalização pode aproximar público e estimular negócios.

 

Todo evento corporativo é uma grande oportunidade para estabelecer conexões mais próximas com o público, divulgar novidades, integrar equipes e/ou gerar negócios. Mas para conquistar todos esses valores é preciso muito mais do que simplesmente convidar pessoas e acender as luzes. Seja por meio da participação ou da promoção do encontro, eventos corporativos são a exposição máxima da empresa e justamente por isso precisam de um cuidado especial com a identidade. Personificar a marca para a realização de um congresso, feira ou convenção é produzir mais oportunidades de identificação e fixação por parte do público. Confira como fazer isso e obter sucesso no seu próximo evento.

Vista sua marca

A expressão comum na rotina de profissionais de comunicação, quer dizer, na prática, que as marcas precisam passar por um processo de independência visual durante a participação no evento. Dessa forma, cores, imagens e slogans são combinados à identidade visual já usada pela empresa a fim de reforçar o objetivo da reunião e destacar informações importantes para ela. É o caso, por exemplo, das Convenções de Vendas de grandes empresas, que ganham logotipos diferentes a cada edição. “A personalização da marca, assim como qualquer comunicação visual, tem por objetivo passar uma mensagem. Quando expandimos isso para um evento corporativo, criamos condições para que o público fixe na memória o que experimentou ali e faça uma associação imediata com a marca.”, explica Thiago André, Diretor de Arte Pleno da D’lucca & Jota, agência de comunicação com mais de 20 anos de atuação nas áreas de criação, eventos e digital.

Atraia seu público

Já que todo o material representará a empresa, é imprescindível que ele siga uma unidade visual, evitando ruídos que confundam o convidado e interfiram de maneira negativa na exposição da marca. A caracterização, portanto, deve ser feita antes de tudo e estar presente em todas as peças do evento – flyers, convites, ingressos, e-mail marketings, uniformes, banners, brindes, placas. Porém é importante que as escolhas visuais respeitem o manual da marca, afinal, a ideia não é desassociá-la, mas sim, trazer elementos que reforcem seu discurso. Sabe aquele crachá que você não teve coragem de se desfazer de tão bem feito? Essa é a ideia. Pensar em tudo que possa estar ligado às sensações imediatas e finais do público.

Ganhe reconhecimento

Por si só o evento tem grande potencial para fortalecer a marca, mas o padrão visual torna isso mais concreto porque influencia diretamente a experiência do convidado, especialmente em eventos que congregam outras empresas. Imagine chegar a uma feira, por exemplo, e reconhecer, de imediato em uma placa, alguma referência que consta em seu convite. Você certamente ficará tranquilo por estar no lugar certo. “O padrão visual é uma espécie de guia que nos ajuda na locomoção e até na organização de tudo”, revela Erica Crisóstomo, Coordenadora de Eventos da D’lucca & Jota.

Deixe clara sua mensagem

Ninguém quer investir tempo e dinheiro em um evento corporativo que não dê resultados, por isso, é importante que todas as informações transmitidas ali para o colaborador, cliente, parceiro ou prospecto, sejam acompanhadas de assertividade. A identidade visual reflete um objetivo que pode ser, por exemplo, apresentar uma ideia, vender um serviço, lançar um produto, estreitar a confiança. Por isso, é vista como um suporte, que pode chegar ao público por meios digitais ou impressos. “Contar com uma equipe especializada em design traz, além de um serviço profissional, a possibilidade de comparar as peças e evitar discrepâncias, tendo em vista que os materiais se complementam.”, enfatiza Thiago.