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Como usar o ChatGPT para uma estratégia de conteúdo eficiente

Como usar o ChatGPT para uma estratégia de conteúdo eficiente

Quando bem utilizada, a Inteligência Artificial pode ser uma grande aliada das suas estratégias de marketing; veja como usar o ChatGPT na criação de conteúdo

Quem tem medo do ChatGPT? Provavelmente, quem ainda não entendeu como fazer um bom uso da ferramenta. Toda novidade, principalmente de Inteligência Artificial, suscita questionamentos. Entender como usar o ChatGPT de forma correta e consciente nas estratégias de conteúdo pode significar ter um grande aliado em seu trabalho criativo. 

O ChatGPT trata-se de uma tecnologia que consegue gerar textos utilizando uma ampla base de dados para contextualizar e conectar as informações, contudo, ele não deve substituir o trabalho de um profissional da área. Afinal, máquinas não são capazes de processar emoções, checar fatos, aplicar técnicas de otimização do texto e produzir conteúdo de qualidade sozinhas. 

A ferramenta funciona como complemento e pode auxiliar durante as etapas de produção, gerando ideias e sugestões, por exemplo. Veja como usar o ChatGPT para tornar sua criação de conteúdo mais eficiente!

Como usar o ChatGPT pode ser benéfico no processo de produção de conteúdo

Os conteúdos gerados pelo ChatGPT são genéricos, pouco profundos e podem ter informações inverídicas. Esses são alguns dos motivos pelos quais a ferramenta não substitui o trabalho de um produtor de conteúdo. Mas, a tecnologia pode ser bastante benéfica ao impulsionar o processo criativo, auxiliando em algumas etapas da produção e tornando-as mais eficientes, como pesquisar um assunto com mais rapidez, sugerir títulos, palavras-chave ou gerar ideias para novos conteúdos.

Os maiores benefícios são a economia de tempo e o aumento da produtividade, uma vez que o ChatGPT fornece uma base de ideias e dados, que pode ser ajustada de acordo com suas necessidades e objetivos, além de enriquecer o conteúdo com informações que, por vezes, você desconhecia.

Por isso, entender como usar o ChatGPT e tê-lo como um aliado no marketing de conteúdo, usufruindo dos benefícios e precavendo dos cuidados necessários, é mais importante e vantajoso que temer ou tentar competir com ele.

Cuidados ao usar o ChatGPT

Apesar de oferecer facilidades, é importante saber como usar o ChatGPT de forma adequada para evitar problemas. O principal ponto de atenção é a checagem dos dados para não correr risco de utilizar informações falsas, equivocadas ou sem fontes credíveis. Outro aspecto é ter cuidado com possíveis plágios ao fazer uso de ideias mais extensas – mais uma razão para não utilizar o conteúdo gerado pela própria ferramenta.

Mesmo recorrendo a uma tecnologia, é importante não perder de vista um dos principais mandamentos da criação de conteúdo: a humanização. O consumidor espera encontrar materiais personalizados e úteis para auxiliar em suas questões e decisões de compra. Por isso, ajuste sempre para o seu tom de voz, linguagem e perfil do público.

 ChatGPT na área da saúde: cuidado redobrado

Vai usar o ChatGPT para criação de conteúdos na área da saúde? Os cuidados precisam ser redobrados. Os dados são mais sensíveis e precisam de uma checagem ainda mais apurada. Recentemente, o Men’s Journal publicou um artigo, por exemplo, escrito integralmente por Inteligência Artificial que continha muitos erros técnicos da área médica, que poderiam provocar graves consequências.  Principais pontos de cuidado:

– Avalie todas as informações minuciosamente

– Faça uma pesquisa em uma base científica de dados, como artigos da área, para checar as informações

– Verifique de maneira mais crítica a forma como a informação está sendo transmitida

– Olhar humanizado com assuntos mais delicados, para evitar um texto robótico ou até insensível

– Atente-se às regras do marketing na área da saúde para não infringir nenhuma

Precisa de ajuda? Conte com uma equipe especializada. A D’Lucca & Jota tem quase 30 anos de experiência em estratégias de marketing, sempre atenta às novas tecnologias disponíveis.

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