O consumidor na era digital possui um perfil muito particular e diferente em relação às gerações anteriores. Hoje em dia, com toda informação disponível, as pessoas tendem a pesquisar mais antes de realizarem uma compra. Com isso, a concorrência passa a ser ainda maior, já que, com a internet, é possível comprar e comparar produtos dos quatro cantos do planeta.
Continue lendo e conheça um pouco mais deste novo perfil. Veja ainda como sua marca pode fazer para não ser deixada para trás.
O consumidor na era digital
Em pleno século XXI, é impensável uma marca não ter presença digital. Afinal, é na rede que se encontra a maior parte dos consumidores. Esses potenciais clientes buscam o produto desejado online e, mesmo que realizem a compra na loja física, são nas mídias sociais e nos sites das marcas que eles vão tomar sua decisão.
Com tanta informação disponível, o consumidor já não se contenta com pouco e é cada dia mais exigente em relação à qualidade e aos benefícios que o produto adquirido irá trazer. As informações buscadas não são apenas aquelas diretamente ligadas ao bem de consumo, mas também à marca.
Novas preocupações
As pessoas passaram a se preocupar cada vez mais com o meio ambiente e com a sociedade. Sendo assim, é importante a empresa mostrar que também está antenada com o futuro.
Uma marca que utiliza trabalho escravo ou que maltrata os animais, por exemplo, pode ter sérios problemas com o consumidor na era digital, pois esta pessoa irá pesquisar sobre a forma como o produto é feito e poderá optar por empresas que estão preocupadas com a sociedade e seu bem-estar.
Busca por atendimento de qualidade
Outro ponto que o consumidor na era digital tem de diferencial é a busca por um atendimento ágil e personalizado. Com tanto produto disponível, o atendimento da empresa pode ser o ponto decisivo na hora da efetivação da compra.
Se o cliente é mal atendido, seja fisicamente ou no meio online, a chance dele não adquirir o produto e de também falar mal da empresa nas redes sociais é muito grande.
O consumidor deseja, ainda, agilidade no atendimento. Com o advento da internet as pessoas ficaram acostumadas a terem as informações a um clique. Assim, empresas que demoram a responder um questionamento tendem a não ter uma boa reputação no meio digital.
Comunicação com a marca
O consumidor na era digital busca ainda a horizontalidade na comunicação. Ele deseja ser ouvido, emitir sua opinião. Por isso é tão importante ter uma boa presença nas mídias online.
É nas redes sociais que o cliente poderá interagir com a marca, mas não se engane: ele não deseja apenas falar. Para este consumidor o dialogo é o mais importante; por isso, a marca deve responder a todos, na medida do possível.
A empresa deve ainda ser transparente com seu público. Na era da informação é praticamente impossível esconder algo. Tentar fazer isso fará com que a imagem da marca fique manchada. Mesmo em meio a uma crise, a empresa deve se posicionar e dar uma explicação ao seu cliente.
As reclamações
Nem tudo são flores no mundo digital. O cliente que antes contava apenas aos seus conhecidos sobre problemas com empresas ou produtos, hoje consegue falar com muito mais gente. Uma pessoa insatisfeita com o serviço pode colocar uma reclamação em sites especializados ou em perfis pessoais de redes sociais. Cabe à empresa saber lidar da melhor forma possível com a situação.
A marca deve sempre estar atenta às reclamações e respondê-las de forma rápida e eficaz. Na rede não adianta apagar o comentário, pois diversos outros irão surgir e ainda mais irados. O consumidor deseja ver a solução para o problema, mesmo que não conheça o reclamante.
Busca por informações
As reclamações mal resolvidas levam a outro problema na era digital: o consumidor passou a ter o hábito de pesquisar a reputação da marca antes de efetuar uma compra. Caso a empresa tenha muitas reclamações e pouca ou nenhuma resposta para uma solução, a chance de finalizar a transação passa a ser mínima.
O consumidor da era digital leva em consideração comentários na rede para tomar sua decisão. Com isso, a opinião de um desconhecido passa a valer mais do que apenas o preço do produto. Com tanta informação à disposição, é possível encontrar no concorrente o que se procura pelo mesmo valor monetário.
As compras online
É importante perceber ainda que as gerações X e Y já estão economicamente ativas. São jovens que cresceram em meio ao digital e que passam a maior parte do seu dia conectados a um smartphone ou computador.
Eles estão acostumados a fazerem tudo pela internet. Desde transações bancárias até compras, tudo é feito, pensado e pesquisado online. Por isto é tão necessário que as marcas possuam não só presença nas mídias sociais, mas também um canal efetivo de compras.
Concorrência na era digital
As empresas devem estar sempre atentas ao mercado e perceber que o seu concorrente já não é mais apenas a loja da esquina. Com o poder de decisão nas mãos, o internauta descobriu que pode comprar produtos de outros países, mais baratos e, às vezes, com mais qualidade.
Tudo isso faz com que seja ainda mais importante cuidar da qualidade e procedência da sua mercadoria, além de se preocupar com o atendimento. Afinal, o seu cliente pode comprar o mesmo produto de um site da China, por exemplo, por um valor bem mais baixo. Ele precisa ver o valor agregado que sua marca pode proporcionar, seja na agilidade da entrega ou na preocupação social.
O consumidor na era digital está cada vez mais antenado e preocupado com o futuro. As empresas que não se atentarem a isso vão ficar para trás. A marca que conseguir levar ao cliente o melhor valor agregado conseguirá sobreviver, mesmo em meio a tanta concorrência no mercado.
O que você acha do novo comportamento do consumidor? Sua empresa está apta a atender esta nova demanda? Comente abaixo sua impressão sobre essas mudanças.