Um fato que todos concordam quanto ao Inbound Marketing é que as redes sociais são fundamentais para qualquer estratégia de campanha. Mas, o que muitos gerentes de marketing ainda não percebem é a importância de diversificar seus canais de comunicação para atingir o público de diversas formas diferentes.

Adwords e Facebook Ads são escolhas certas, é claro, mas você já pensou que anunciar no Instagram pode ser uma forma poderosa de conversões para a sua empresa? Pois, neste post, nós tiramos 6 dúvidas sobre como anunciar no Instagram para você começar sua campanha agora! Vamos lá?

1. Por que investir em anúncios no Instagram?

Apesar de ser uma das redes sociais mais usadas no mundo, especialmente no Brasil, o Instagram ainda é visto com resistência por algumas empresas que pretendem anunciar na internet. Resistência essa que leva à perda de uma grande oportunidade de investimento.

Na própria natureza mais visual e despojada — que muitos empresários podem julgar informal demais — um bom gerente de marketing enxerga uma plataforma para conteúdos gráficos que atraem e trazem engajamento, especialmente entre o público mais jovem.

Já ouviu dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras? Então, faça a sua valer milhares de cliques!

2. Por onde começar a minha campanha?

De fato, esta é uma dúvida que muita gente já responde com um passo a passo da criação de campanhas no Gerenciador de Negócios do Facebook. Mas, antes de qualquer coisa, é importante respirar bem fundo.

Sim, comece pelo planejamento. Realmente, um dos erros mais comuns na hora de fazer uma estratégia de Inbound Marketing é desconsiderar dois fatores para atingir seu cliente: o conteúdo que ele precisa, e na hora que ele precisa.

Isso significa que cada canal de comunicação deve ter seu próprio planejamento de campanha. Afinal, o público do Instagram pode coincidir em boa parte com os usuários do Facebook, mas a forma de consumir conteúdo e interagir com ele é bem distinta nas duas plataformas.

3. O que anunciar?

Certo, você deve começar por um planejamento exclusivo para o Instagram. Mas o que isso significa? O que postar para ter anúncios que criem engajamento e conversão?

Grosso modo, existem três opções para se anunciar no Instagram:

  • Image Ads: publicação com uma única imagem;
  • Video Ads: publicação com um único vídeo;
  • Carousel Ads: várias imagens e/ou vídeos em uma única publicação.

E cada uma dessas opções pode ser usada de diversas formas, dependendo do produto ou serviço que a empresa deseja anunciar. O importante é que a campanha seja pensada para focar em um conteúdo bastante visual, seja por imagens, ilustrações, animações ou Design Gráfico.

Além disso, é essencial usar hashtags de forma inteligente, para aumentar a relevância da sua campanha e o engajamento dos usuários.

4. Quem verá a minha campanha?

Aqui, então, surge a dúvida: que usuários estarão se engajando com a minha marca? Pois é: uma parte importante do planejamento de qualquer campanha deve ser definir bem qual público sua empresa pretende atingir.

Anunciantes no Instagram também podem impulsionar as campanhas, segmentando os usuários por interesses e localização para otimizar ainda mais o seu alcance. Mas é claro que boa parte desse alcance vem de uma comunicação atraente.

Como o Instagram é, em primeiro lugar, uma rede visual, para atingir o público certo melhore o seu compartilhamento por meio de imagens instigantes, de boa resolução e que tenham um storytelling interessante.

5. Existem limitações de como anunciar no Instagram?

Sim, existem alguns limites de postagem que são interessantes ter em mente desde o princípio. São eles:

  • as imagens em Image Ads devem ter no mínimo 600px X 600px, mas preferencialmente as dimensões de 1080px X 1080px;
  • os vídeos, por sua vez, devem ter no mínimo uma resolução 720p e até um minuto de duração;
  • já a descrição da publicação é limitada em 300 caracteres, incluindo as hashtags.

6. Como configurar a minha campanha?

Bom, agora você sabe a importância do investimento em anúncios do Instagram e já está pronto para começar. Então, como configurar, de fato, a sua campanha?

Para te ajudar com isso, criamos um rápido passo a passo para você começar imediatamente ou, caso prefira terceirizar esse planejamento e execução, conseguir entender todo o processo:

Configure o Gerenciador de Negócios do Facebook

Já faz alguns anos que o Instagram foi adquirido pelo Facebook, por isso, toda a criação e gerenciamento de campanhas na rede social é feita por meio do Facebook para empresas.

Assim, se você ainda não tem a conta da sua empresa configurada no serviço, é hora de entrar com o login e senha de um usuário responsável pela página e fazer essa integração.

Reivindique sua conta do Instagram

O segundo passo é associar a conta da empresa no Instagram com o Gerenciador de Negócios do Facebook. Para isso, acesse a opção “Contas do Instagram” e conecte-se. Caso ainda não tenha uma, é a hora de se cadastrar!

Use o Power Editor para criar sua campanha

O Power Editor é a ferramenta do Facebook para criar campanhas, e seu processo é bem simples e intuitivo. Para começar, defina o objetivo da sua campanha de Marketing, como reconhecimento da marca, aumento de tráfego ou conversões em vendas.

Defina o posicionamento

Agora, é nessa parte que a campanha se diferencia do Facebook Ads. Basta ir até a lista de canais disponíveis e selecionar o Instagram. Mas lembre-se de que, ao escolher essa opção, seus anúncios aparecerão apenas em dispositivos móveis.

Crie seu primeiro anúncio

Tudo pronto! Agora, basta ir na área de anúncios e começar a criar suas publicações. É só selecionar a configuração de destino e indicar a conta do Instagram onde os anúncios serão publicados.

Então, adicione a imagem ou o vídeo, o link para onde você quer que os usuários sejam direcionados, o texto de descrição e uma chamada para ação (CTA).

Monitore os resultados

Nenhuma estratégia de Marketing termina na execução. É preciso estar sempre atento aos problemas de comunicação e às novas oportunidades de alcance.

Seja por meio de agências contratadas ou internamente, nunca deixe de monitorar e analisar os dados colhidos durante a sua campanha. O monitoramento constante é a chave para garantir uma campanha de sucesso.

Enfim, lembre-se de que, mais do que volume, uma campanha de Inbound Marketing deve ter planejamento para otimizar seu alcance em todas as plataformas disponíveis, fazendo com que o cliente encontre a empresa onde ele estiver.

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre como anunciar no Instagram? Pois saiba que esse é apenas o começo! Agora, para continuar atingindo um público ainda maior, venha saber se vale a pena investir em LinkedIn Ads!