Diretoria e equipe de Mídias Sociais revelam novidades e impressões para a área digital em maior evento de marketing digital da América Latina

Em novembro deste ano, a D’lucca & Jota esteve em Florianópolis-SC para o RD Summit 2018, gigante da área de marketing digital na América Latina, idealizado e organizado pela Resultados Digitais. Representada pela Diretora de Planejamento, Edilaine Ribeiro, e pela Coordenadora de Mídias Sociais, Mariana Targa, a agência, parceira da ferramenta RD Station, se aprofundou em temas como Inbound Marketing e Marketing de Relacionamento, entrando em contato com diversos especialistas da área e grandes nomes como Marcos Piangers e Hortência Marcari, referências em inovação e apresentações motivacionais. Com o mote “A única constante é a mudança”, o evento de marketing digital, também chamado pelos organizadores de “Disneylândia do Marketing Digital”, apresentou novidades para os parceiros e as últimas tendências para a área.

Era digital: métodos e gestão de negócios

Segundo Edilaine, o foco da comunicação digital, cada vez mais, é atender às necessidades das pessoas que, conectadas, oferecem às marcas a possibilidade de conhecer seus hábitos, costumes e interesses enquanto consumidores de bens, serviços e conteúdo. “A era digital mudou os costumes, as relações e os métodos de gestão de negócios. Cabe aos empreendedores e, principalmente, aos profissionais de marketing, encontrar novas receitas, novos formatos e melhores oportunidades para garantirem seu lugar ao sol”, diz. De encontro a isso, uma grande novidade foi apresentada durante o evento. Agora, agências parceiras da empresa, como a D’lucca & Jota, terão acesso exclusivo a uma plataforma de CRM, ferramenta importantíssima no gerenciamento de contas, leads e oportunidades de vendas.

Para Mariana, as tendências mostram que comunicação de marca deixou de ser uma questão de volume. “Chegou a hora das marcas aposentarem o ‘megafone’ como instrumento de alcance das pessoas. Hoje temos muito mais possibilidades de atingir o público em questões que realmente afetam as suas vidas. Não se trata mais de fazer barulho, e sim de estabelecer uma relação com ganhos reais”, conclui. Isso quer dizer que, anteriormente bastava dizer “Clique Aqui”, enquanto, hoje, é preciso oferecer bons motivos para isso. “Se antes você buscava por muitos clientes, percebemos que o ideal, agora, é concentrar os esforços em públicos específicos, que sejam, de fato, relevantes para o seu interesse”, complementa Edilaine.

Na foto, Mariana Targa, Coordenadora de Mídias Sociais, e Edilaine Ribeiro, Diretora de Planejamento.

Inovação X resultados

Se todo mundo está na internet, destacar-se significa, então, optar por estratégias inteligentes, disruptivas e assertivas. Para isso, ferramentas como Google Analytics, Facebook Insights, Google Trends e o próprio RD Station, fornecem dados fundamentais para o planejamento e a aplicação de ações digitais que levem em conta a jornada de compra do consumidor. “A comunicação sempre teve esse viés de atender uma demanda do mercado. O que mudou, agora, é que temos a possibilidade de esmiuçar essa demanda e ampliar os resultados”, explica Edilaine. Inovar, contudo, nem sempre significa fugir do óbvio. Segundo dados apresentados neste evento de marketing digital, apenas 17% de inovação traz resultado. Prova de que uma campanha bem planejada, antes de ser ousada, precisa cumprir com o objetivo do cliente e, sobretudo, com as necessidades do consumidor.

Dentre as grandes mudanças trazidas pelo marketing digital está o conceito de vendas, que, atualmente, inclui ações de relacionamento e leva em conta a jornada de compra do consumidor. Ou seja, antes de vender um produto, é preciso vender uma ideia, um conceito, um valor. Nesse sentido, o conhecimento e a aplicação das ferramentas digitais é indispensável para fornecer às agências os instrumentos necessários para a aplicação das estratégias. Para a D’lucca & Jota, especialista em marketing digital, design e eventos corporativos, a experiência é mais um passo em direção às tendências. “Saímos de lá com uma única certeza: não são meramente mudanças, são transformações que acontecem no marketing digital. Portanto, conformem-se, pois nada será como antes!”, propõe Edilaine.