Apostar no visual pode garantir alcance da mensagem e identificação com a marca

No ambiente digital tem lugar para todo mundo, do tio do picolé à multinacional canadense. Mas se a democratização do espaço trouxe mais visibilidade, sem dúvidas também aumentou a concorrência por atenção; estima-se que mais de 90% das empresas brasileiras estejam presentes nas redes sociais. Falando assim, até parece impossível garantir um cantinho nesse oceano, mas com uma boa estratégia de marketing digital e conteúdo de qualidade, as limitações vão diminuindo. Nesse sentido, se a escolha do formato de conteúdo pode ser determinante, imagine então contar com um design profissional.

Não é segredo pra ninguém que as redes sociais valorizam – e muito – o apelo visual. Mas nem toda marca se preocupa com o design das suas publicações, o que acaba passando imagem de amadorismo e atrapalhando a experiência do usuário. Isso porque, além da estética, o design também é responsável por estratégias que se adaptem à funcionalidade de cada serviço ou produto, influenciando diretamente o comportamento do consumidor. Atire a primeira pedra quem nunca comprou um produto mais caro por conta da embalagem, por exemplo. No marketing digital o fundamento é o mesmo.

Design X marketing digital

Dentro do planejamento de marketing digital, o design tem um papel fundamental: transmitir a identidade da marca por meio de diversos formatos de conteúdo. Para isso, utiliza cores, distribui elementos e equilibra o visual, de forma a criar narrativas visuais que façam a audiência se identificar ou se sentir parte daquele universo. Sabe aquela frase “menos é mais”? Pois ela se encaixa perfeitamente aqui. Um layout carregado de informações pode prejudicar totalmente a percepção visual e ainda confundir o usuário. Respeite a característica de cada plataforma e defina quais informações são, realmente, cruciais. Lembre-se: quando tudo está chamando atenção, nada se destaca.

Conexão entre os canais

De nada adianta produzir um site magnífico se os outros canais da marca não conversam entre si. Estabelecer um padrão visual é o primeiro passo para diferenciar a marca e dar consistência às ações digitais. Essa integração, além de ajudar no aspecto visual, ainda pode ser uma ótima forma para fazer com que o usuário explore – de modo direcionado – seu conteúdo.  Uma campanha promocional que convide o usuário a curtir o perfil da marca nas redes sociais e ler o regulamento no site, é um bom exemplo, já que a marca conduz o público a dois canais diferentes por meio de um único estímulo. 

Conheça seu público

Não caia no erro de criar estruturas digitais incríveis sem antes conhecer a fundo o comportamento do seu consumidor. Um e-commerce, por exemplo, é uma ótima ferramenta, mas se o seu público não tiver o perfil de comprar online, você joga tempo e dinheiro fora. Antes de pensar no como, pense para quem. Contratar uma agência especializada pode ser uma ótima forma de identificar essas personas e promover peças que realmente expressem aquilo que a marca precisa transmitir.