Os números do mercado mobile são promissores, mas tanta concorrência também torna trabalhoso obter sucesso com um app. Saiba identificar quais são as métricas mais relevantes

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Brasil terá um smartphone por habitante até o final de 2017. Diante deste cenário, os aplicativos se fortalecem como importantes ferramentas de comunicação e engajamento.

“Legal, então basta desenvolver um aplicativo e impactar todas essas pessoas, certo?” Errado!

Já são 1,43 milhão de aplicativos na Play Store (Google) e 1,21 milhão na Apple Store. Tantas opções e informações fazem com que 80% dos aplicativos desenvolvidos sejam acessados apenas uma vez pelos usuários, que depois nunca mais retornam. Por que isso acontece?

Uma estratégia mal estabelecida, falta de budget para manutenção e divulgação ou aplicativos irrelevantes são os grandes responsáveis por esse cenário, criando então uma porção de aplicativos fantasmas.

Uma dica para obter resultados com aplicativos é o Inbound Marketing. Por meio dele é possível atrair o público certo, retê-lo, gerar conversões e captar leads qualitativos.

Como? Por meio de constantes atualizações/melhorias e conteúdo relevante! Sim, no mobile essa estratégia também é MUITO válida e fortalecida pela automação de push notifications, que são grandes diferenciais dos app’s.

Já faço tudo isso; como sei quais são as métricas mais relevantes para aplicativos?

Ok, você já produz conteúdo relevante e se relaciona com o seu público, mas como saber se está tendo retorno? Fácil: análise de métricas. É por meio delas que conseguimos mensurar os resultados, descobrir onde acertamos e onde precisamos mudar a estratégia para a próxima ação.

Porém, com tantos números e tantas questões para serem avaliadas, fica difícil identificar quais são os indicadores mais importantes na hora de extrair os resultados. Por isso, listamos abaixo os principais indicadores na hora de verificar os resultados do seu aplicativo.

  • Aquisição

É por meio dela que descobrimos de onde exatamente vem o tráfego. É bom ficar atento a cada um dos canais que o seu usuário utiliza e sempre testá-los para garantir que ninguém se perca pelo meio do caminho. Sabendo quais são as principais fontes de tráfego/download, é possível investir mais ou menos em cada uma delas de acordo com os resultados apresentados.

  • Engajamento

Essa é uma das mais importantes métricas a serem avaliadas, pois ela mostra como está a interação dos usuários com o aplicativo e o que o torna um usuário ativo. Os principais indicadores de engajamento são as ações que ele efetua dentro do app, como:

  • Tempo por sessão: tempo médio que o usuário passa no aplicativo durante uma única sessão;
  • Telas do app por sessão: quantas telas são acessadas pelo seu público em uma sessão;
  • Interações: qual a porcentagem de usuários que recebem uma mensagem por push notification, quantos interagem (curtem, comentam e compartilham) seus conteúdos?
  • Usuário Ativo

Usuários que acessam e interagem no aplicativo com frequência são considerados usuários ativos. Por isso, essa métrica é mais importante do que, por exemplo, número de downloads. Ela é importante para ver o crescimento e o interesse do público pelo seu conteúdo.

  • Comportamento

Que horas seu público costuma se conectar? Ele faz uso de 3G/4G, Wi-Fi? Conhecer esses e outros comportamentos faz com que você adapte o seu app para as condições adequadas. Por exemplo, considere que seu público não possui um Wi-Fi de alta velocidade, então seu app não deve conter arquivos muito pesados.

  • Retenção

A retenção está ligada a taxa de cancelamento. Os usuários que voltam a utilizar o seu app em um espaço de sete dias a um ano fazem parte da taxa de retenção, ou seja, mostra a quantidade de usuários que continuam ativos. Porém, depois desse período o usuário entra como churn rate*, que é a porcentagem de clientes que deixam de utilizar o seu app.

Muito cuidado com as métricas de vaidade

O Número de Downloads costuma encher os olhos de muita gente, mas lembra do que falamos ali em cima? Cerca de 80% dos aplicativos são acessados apenas uma vez e depois são esquecidos.

Então, analise as taxas de downloads junto com a taxa de desinstalações. O intuito dos apps é somar usuários e não substituir, então se você tem uma grande entrada (downloads), mas também uma elevada saída (desinstalações) você se verá estagnado e precisará alinhar as estratégias para mudar essa situação.

Case FindeHR: o aplicativo da ABRH-SP

No ano passado, nós desenvolvemos em parceria com a ABRH-SP o FindeHR, um aplicativo de relacionamento, engajamento e serviços voltado para o mercado de Recursos Humanos.

Por tratar-se de um app de nicho, nosso objetivo sempre foi qualidade ao invés de quantidade. Há pouco mais de um ano no ar, o FindeHR conta com uma base de quase 4 mil usuários ativos, um tempo médio de permanência de 05min55seg e mais de 115 mil visualizações de tela.

Você pode baixar o aplicativo gratuitamente para Android ou IOS.

Agora que você já sabe quais são os principais indicadores que devem ser analisados na hora de avaliar as métricas, ficará muito mais fácil desenvolver seus relatórios de desempenho. Além de te auxiliar a enxergar melhor os pontos que precisam melhorar e construir um aplicativo de sucesso!

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*Churn rate: número de clientes cancelados