Data pode ser interessante para movimentar vendas e engajar consumidores; ainda dá tempo de planejar ações, confira dicas

Celebrar o cliente é uma ideia tão boa para qualquer estratégia de marketing que existem duas datas oficiais no calendário brasileiro para isso: O Dia do Consumidor, em 15 de março, e o Dia do Cliente, em 15 de setembro. Contudo, diferente do primeiro, que tem por intuito conscientizar sobre os direitos do consumidor, o segundo é uma ótima oportunidade para realizar propostas de caráter promocional e de relacionamento. Lembre-se: da mesma forma que conquistar novos clientes é importante, valorizar os que já consomem, também.

Hora de analisar o banco de dados e definir a classificação de clientes que melhor se encaixa nas características do seu negócio. Clientes ativos podem ser separados por frequência de consumo – no caso do varejo – ou por segmento – no caso de serviços.  “O sucesso de uma estratégia de marketing e comunicação tem muito a ver com o tipo de conexão que a empresa tem com seus clientes”, diz Edilaine Ribeiro, Diretora de Planejamento da D’lucca & Jota. Anote a dica: os clientes gostam de encontrar o ponto humano das empresas.


Pequeno, médio e grande

Por permitir diferentes estratégias de marketing, o Dia do Cliente é uma data que pode – e deve – ser empregada independentemente do tamanho do negócio. Empresas locais podem aproveitar o contato direto com os clientes para fazer um atendimento personalizado. Se a empresa já tem costume de ligar para o cliente no dia do aniversário, que tal usar a mesma tática para dizer que a loja está em promoção naquele fim de semana?

E tem mais: clientes fidelizados não precisam ser convencidos, apenas estimulados! Um cliente assíduo pode receber uma promoção exclusiva no Dia do Cliente, enquanto um mais esporádico pode ganhar um desconto como incentivo. Se o negócio ainda não tem programas de fidelidade, essa é uma ótima ocasião para começar, mas também dá para surpreender com brindes, conteúdos ricos – ebook; podcast; infográfico – e pesquisas de opinião.


Estratégia de marketing online

Não dá para ignorar o mercado digital quando o assunto é consumo. Segundo a Global Consumer Insight Survey 2018, 41% das pessoas fazem uso de celular para suas compras, 30% dos tablets e 58% dos computadores. “O papel das agências de comunicação digital é justamente oferecer ao cliente um olhar detalhado e planejado com relação a jornada de consumo. Cada usuário precisa de uma abordagem diferente e o Dia do Cliente é um ótimo gancho para explorar isso”, afirma Mariana Targa, Coordenadora de Mídias Sociais da D’lucca & Jota.

estratégia de marketing

Identificar a jornada de compra do cliente é, então, essencial para estratégias de automação de marketing, que ajuda as empresas a atingirem potenciais clientes em grande escala, de forma personalizada. Ofertas e descontos podem ser um ótimo incentivo para leads qualificados, aqueles que já estão no momento da compra. Para quem ainda não chegou nesse estágio, vale presentear com outros conteúdos que podem ajudá-lo a caminhar dentro do funil de vendas. “A melhor maneira de construir um relacionamento com o cliente é mostrar que você sabe quem ele é e o que precisa. É assim que criamos leads qualificados e guiamos seu caminho até a conversão”, conclui Mariana sobre o principal segredo de uma estratégia de marketing, nos tempos atuais.

Se você ainda não pensou em ações de relacionamento e fidelização para este Dia do Cliente, é hora de correr. Confira quatro dicas:


– Invista em campanhas de remarketing

Lembra da expressão “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”? Pois essa é a ideia por trás do remarketing, uma estratégia do Google Ads para que os anúncios vistos pelo usuário nos websites tenham sintonia com as buscas que ele mesmo faz na internet.

– Crie promoções e descontos para clientes do coração

Se o Dia é do Cliente, que tal surpreender aqueles que estão sempre em contato com a marca? Mesmo que o foco da mensagem não seja a conversão, investir no marketing de relacionamento é uma ótima ideia nessa data.

– Engaje com conteúdo

Esse é o momento perfeito para criar interação nas suas redes sociais. Explore os diferentes formatos de conteúdo e faça com que seu cliente fale com você.

– Contrate uma agência especializada

Seja para aproveitar o Dia do Cliente ou para tornar seus processos de comunicação e estratégia de marketing mais eficientes, contar com uma equipe especializada é o melhor dos mundos quando se almejam resultados. Aproveite a data para fazer um contato e entender as soluções que podem desenvolver seu negócio e aumentar suas conversões.