Não é de hoje que se ouve falar que o marketing é a alma de um negócio. Essa máxima, passe o tempo que for, continuará sendo um dos pilares de qualquer empresa. Contudo, em um fato temos de concordar: com a Rede de Display do Google, o marketing de hoje se tornou bem diferente do praticado há alguns anos.
Atualmente, com a forte tendência de virtualização de serviços e a massiva utilização da internet, é cada vez maior a utilização de meios digitais para promover um produto, marca, empresa e, de modo geral, desempenhar toda estratégia de marketing de um negócio.
Nesse contexto, ferramentas como o Google AdWords são extremamente úteis para tornar a estratégia de marketing mais direcionada, eficiente e inovadora, para aqueles que desejam ver o seu produto alcançar um número maior de pessoas. Interessante, não é? Mas ainda tem muito mais!
Para deixar você mais inteirado sobre essa incrível ferramenta que é a Rede de Display, no post de hoje explicaremos um pouco mais sobre o seu funcionamento e as inúmeras vantagens de utilizá-la. Acompanhe!
Rede de Display: afinal, o que é?
Para entender o funcionamento desse importante mecanismo do Google AdWords, é necessário que antes entendamos o que de fato é a Rede de Display.
Para tornar esse entendimento mais simplificado, imagine a seguinte situação: um empreendimento do ramo de informática deseja promover seu marketing digital por meio do Google AdWords. Agora, imagine que os anúncios dessa empresa serão muito mais eficientes se forem direcionados e exibidos em sites relacionados ao seu ramo de atuação — já que as chances de seu público-alvo ser atingido são maiores.
Dito isso, agora surge a dúvida: que sites são esses? Como são definidos? Bom, é aí que entra a Rede de Display! Tal conceito pode ser entendido como uma extensa rede de sites — sejam eles pertencentes ao próprio Google ou a terceiros — que trabalham em regime de parceria, nos quais os anúncios de uma empresa, como a do exemplo, podem ser veiculados.
Em outras palavras, a Rede de Display é o que torna possível o anúncio do seu negócio aparecer em milhões de sites espalhados pela internet.
Lembra daquelas pequenas janelas que aparecem logo após você ter realizado alguma busca por algum produto? Então, isso faz parte da Rede de Display do Google!
Como funciona a Rede de Display do Google?
O funcionamento é bastante simples. Ele se baseia em um conceito principal: a segmentação contextual.
Vamos por partes: a segmentação contextual é o que torna os anúncios do Google AdWords tão eficazes, já que os contextualiza e os veicula apenas onde são mais relevantes para as pessoas que podem visualizá-los.
Dentro do universo de sites pertencentes à Rede de Display, existem vários que não têm relação alguma com o anunciante e, por tal motivo, não faz sentido exibir o anúncio neles — já que as chances de alguém se interessar seriam bem pequenas.
Em contrapartida, a partir da segmentação contextual, o Google AdWords “filtra” os sites que tenham ligação com a proposta do anunciante, nos quais o público que navega tem muito mais probabilidade de se interessar e clicar no anúncio.
Em resumo, a segmentação contextual é a delimitação dos sites que exibirão o anúncio, com base no nicho de mercado que o anunciante pertence, além de fatores como:
- gênero;
- idade;
- localização geográfica;
- interesses específicos;
- buscas recentes no Google etc.
Tudo isso é levado em conta na hora da definição do melhor local para os anúncios serem disponibilizados.
Quando utilizar a Rede de Display?
A Rede de Display é o ambiente ideal para envolver os usuários com os anúncios veiculados. Nela, é possível exibir anúncios em diferentes tipos e formatos de textos, vídeos, gráficos etc., o que os torna mais dinâmicos e ainda mais contextualizados com a proposta do anunciante.
A Rede de Display é bastante útil para você, gerente de marketing, que busca realizar a integração da sua empresa com outros sites que tenham relação com o seu empreendimento.
Contudo, com o auxílio do Google, a comunicação entre você e os donos desses outros sites se torna muito mais fácil e ágil — o Google atua como um intermediário nessa comunicação. Isso torna o contato mais simplificado e ágil.
Portanto, quando o marketing for voltado a atrair mais clientes, anunciar de maneira local ou global e alcançar as pessoas certas no momento ideal, a Rede de Display, sem dúvida alguma, pode ser utilizada.
Quais as vantagens de anunciar utilizando a Rede de Display?
Como dito, a principal vantagem de se utilizar a Rede de Display está no fato de que aproximadamente 95% dos sites da internet brasileira a integram. Dessa forma, o alcance dos anúncios é extremamente amplo.
Outro ponto que é bem vantajoso é a possibilidade de anunciar de forma mais precisa e direta, já que com a segmentação contextual os anúncios se tornam ainda mais relevantes e são veiculados onde têm mais chances de serem clicados e gerarem retorno ao anunciante.
A partir da sua utilização, inúmeras vantagens podem ser experimentadas, a exemplo:
- redução nos custos, se comparado a outras modalidades de marketing;
- suporte para que a sua empresa seja encontrada;
- possibilidade de conectar-se com potenciais clientes;
- acompanhamento por estatísticas reais e confiáveis;
- flexibilidade para iniciar, pausar e testar seus anúncios, dentre outros.
Por fim, como foi possível perceber, a Rede de Display do Google mudou significativamente a maneira como o marketing é realizado atualmente.
Com um alcance quase que global, a empresa que opta por divulgar os seus produtos e serviços por meio dessa ferramenta, sem dúvida alguma, tem uma resposta muito mais positiva se comparada a outras formas de anunciar, como a televisão, rádio etc.
A tendência é que cada vez mais sites passem a integrar a Rede de Display, o que fará com que o alcance dos anúncios seja ainda mais amplo.
Agora, que você já conhece essa incrível ferramenta, o que acha de se manter ainda mais informado sobre esse e outros assuntos relacionados? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades da nossa empresa!