Nos últimos anos, a relação entre as indústrias farmacêuticas e os profissionais de saúde sofreu notáveis mudanças devido à transformação digital. Assim, torna-se essencial adotar estratégias de marketing de relacionamento eficazes para estabelecer vínculos de alto valor.

Profissionais de saúde (HCPs) estão, cada vez mais, buscando informações digitais, atraídos pelo acesso imediato ao conteúdo disponível. Esta tendência abre portas para a indústria farmacêutica desenvolver estratégias de marketing de relacionamento, aproveitando a oportunidade para ampliar a exposição e fortalecer o envolvimento de suas marcas.

O principal desafio é estabelecer uma comunicação estratégica e impactante, selecionando cuidadosamente as ferramentas e plataformas mais assertivas. O que torna essencial adotar táticas de engajamento de relacionamento bem-planejadas.
Com base em nosso conhecimento e experiência no setor, destacamos três abordagens fundamentais para intensificar e aprimorar a comunicação com este público específico.

 

MARKETING DE RELACIONAMENTO NA PRÁTICA: 3 ESTRATÉGIAS EFICAZES ENTRE FARMACÊUTICAS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE

 

1- APPROVED E-MAIL

O método de Approved Email abre portas para a comunicação direta com os HCPs por meio de e-mails personalizados.
Essa abordagem não apenas fornece informações valiosas para o cotidiano dos profissionais de saúde, como também se destaca por sua capacidade de personalização, criando um relacionamento próximo e direto com a audiência.

O Veeva CRM Approved Email é uma plataforma recomendada para o envio desses e-mails, possibilitando uma comunicação personalizada e eficaz com os profissionais de saúde. Por aqui, utilizamos nossa expertise como agência certificada no Veeva para extrair o máximo dessa tecnologia.
Separamos um exemplo de Approved e-mail, que ilustra como essa abordagem pode fortalecer o marketing de relacionamento com médicos e HCPs, fornecendo informações relevantes:

Approved e-mail desenvolvido para a farmacêutica Organon

 

2- AUTOMAÇÃO DE E-MAIL MARKETING

A automação de e-mail marketing desempenha um papel fundamental nas estratégias de marketing de relacionamento na indústria farma. Esta ferramenta é crucial para otimizar e potencializar os processos de campanhas de marketing e vendas, proporcionando agilidade na nutrição de leads com materiais e conteúdos relevantes, de acordo com cada etapa da jornada de compra. Isso direciona os profissionais de saúde para o objetivo final da estratégia.
A automação de e-mail marketing reúne outras vantagens como:

  • Personalização: Permite o envio de mensagens altamente personalizadas, adaptadas às necessidades individuais de cada HCP.
  • Segmentação: Facilita a segmentação da lista de contatos com base em critérios específicos, garantindo que a mensagem certa seja entregue ao público certo.
  • Análises e Métricas: Oferece insights valiosos por meio de análises e métricas detalhadas, ajudando a avaliar o desempenho das campanhas e acompanhar os principais KPI’s de marketing na área da saúde.

3- VISUAL AID (VA)

O Visual Aid (VA) é uma ferramenta eficaz para educar profissionais de saúde, estabelecer identidade de marca e comunicar informações relevantes sobre produtos farmacêuticos, sendo amplamente utilizado pela equipe de vendas durante as visitas médicas.
Mesmo em meio à fácil disponibilidade de recursos nas mídias e mecanismos de busca, o VA mantém sua eficácia. Com a incorporação de recursos de impressão digital e design de alta qualidade, essa estratégia continua a impactar positivamente os profissionais de saúde.

VA desenvolvido para o Cristália Injectables

 

O marketing farmacêutico apresenta desafios únicos, que vão desde a necessidade de adequação às regulamentações do setor até a conquista de resultados sustentáveis a longo prazo. É por isso que uma agência com expertise nesse segmento faz toda a diferença.
Com quase 30 anos de experiência no setor da saúde e em marketing farmacêutico, a D’Lucca & Jota destaca-se como uma parceira de confiança. Nossa equipe é certificada em ferramentas específicas, incluindo Veeva, IQVIA, Salesforce, Marketing Cloud e Eloqua, entre outras. Isso significa que estamos totalmente preparados para planejar e executar estratégias de marketing de relacionamento de alta performance, focadas em conquistar resultados maduros e mensuráveis.

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