Data comemorativa movimentou R$ 2,2 bilhões em 2019; confira dicas e prepare seu e-commerce

Aproveitar datas comemorativas para aumentar as vendas é uma prática antiga. Desde antes do avanço do e-commerce no Brasil, lojistas fazem campanhas específicas para atrair o público. Com o passar dos anos, aumento na relevância da internet na decisão de compra e o “boom” de lojas virtuais, nota-se que a técnica é mais efetiva quando associada a campanha de marketing digital.

Só o Dia das Mães foi responsável por movimentar mais de R$ 2,2 bilhões em 2019, segundo levantamento do Ebit|Nielsen. O motivo? Boas práticas para atrair clientes! Aproveitando a proximidade e relevância da data, destacamos 4 práticas de marketing que podem te ajudar a ter sucesso nas vendas, especialmente no momento de crise e insegurança que estamos vivendo em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Gere conteúdo de qualidade

Independente do segmento do seu negócio, existem, pelo menos, centenas de lojas semelhantes na internet. É necessário chamar a atenção do público e mostrar diferencial. O conteúdo deve informar e engajar, de forma clara e objetiva, e atender às expectativas da sua persona.

Por isso, não deixe de elaborar conteúdos de engajamento com enfoque na data e interagir com seu público nas redes sociais.

Envie e-mail marketing

Apesar da maioria das pessoas serem ativas nas redes sociais, não são todas as publicações que chegam até elas. Seja por um motivo ou outro, às vezes, aquela publicação essencial para a estratégia passa despercebida.

Para isso serve o e-mail marketing: uma forma de entregar o conteúdo para a sua base, reforçando as mensagens mais relevantes, de forma atrativa.

Faça promoções!

Promoções sempre são bem-vindas, mas em momento de fragilidade econômica, podem ser fator decisivo na finalização de um pedido. Associe a qualidade dos produtos que oferece a uma oferta imperdível. Todos saem ganhando: o cliente, que irá sentir premiado; e a loja, que terá mais visibilidade e vendas.

Disponibilizar cupons de descontos ou possibilidade de frete grátis são apenas algumas opções, há muitas. Entenda seu público, e avalie qual seria mais atrativa.

O momento é incerto, mas se organize!

Diante do cenário de isolamento social, projeções apontam um aumento considerável nas vendas online para o Dia das Mães em 2020, no entanto, entendemos o quanto o momento é delicado e imprevisível. Mas, ainda assim, vale destacar que todo o esforço para fazer uma ótima campanha de marketing, elaborar conteúdo de altíssima qualidade e levar o cliente até a loja de nada adiantará se ele não encontrar o que deseja. Esteja preparado para a demanda e tenha estoque para atender.

Analise os produtos que mais chamam a atenção e quais são mais procurados. No caso das datas comemorativas, é importante organizar a logística de entrega, esclarecendo ao consumidor se houver possibilidade de atrasos diante do contexto. Não deixe ainda de se certificar de que o site não tenha problemas técnicos perto da data devido ao número de visitantes.

Esperamos que as dicas sejam úteis para você obter melhores resultados com a sua próxima campanha. Na dúvida, invista em uma boa agência de marketing digital para sua empresa. Entre em contato com a D’lucca & Jota que um dos nossos especialistas irá atendê-lo.