Sem estratégia, não se chega a bons resultados. Se planejamento também não é o seu forte, confira essas dicas!

Neste domingo (22), tem início a aguardada 8ª temporada de The Walking Dead. Depois de verem suas conquistas liquidadas pela tirania do Negan (Jeffrey Dean Morgan), é chegada a hora das personagens reencontrarem sua força e esperança.

Será que Rick Grimes (Andrew Lincoln) e seu grupo estão prontos? Listamos três lições sobre planejamento estratégico que podem ajudá-lo a calcular melhor os ataques e liderar de forma eficiente e integrada as ações de Alexandria, O Reino e Hilltop. Se agir com estratégia também não é o seu forte, confira essas dicas e prepare-se para a guerra!

1. Conheça seu alvo e utilize as armas certas

Impossível não se lembrar do sorrateiro e sangrento ataque ao “Posto Avançado dos Salvadores”, na 6ª temporada de TWD. Será que se o líder de Alexandria tivesse uma visão mais clara do seu adversário teria levado o plano de invasão adiante?

Todo planejamento estratégico exige pesquisa e uma profunda análise e conhecimento do contexto no qual se está inserido. É neste momento que se identificam os fatores futuros que podem ocorrer, permitindo uma tomada de decisão mais fundamentada e precisa.

Não estamos querendo dizer que Rick deveria ter previsto o futuro – as mortes de Abraham (Michael Cudlitz) e Glenn (Steven Yeun), submissão forçada a Negan, entre tantos exemplos –, mas quem preocupa-se em considerar o cenário como um todo, tem mais chances de identificar fatores que podem se tornar reais a longo prazo. Da mesma forma, analisar e conhecer as pessoas com quem se relaciona é essencial para estabelecer uma comunicação eficiente e atingir os objetivos traçados.  

Jadis (Pollyanna McIntosh), líder do grupo do lixão, manteve um comportamento suspeito e não demonstrou nenhum interesse pela causa de Alexandria, mesmo assim, Rick apostou boas fichas nela. O resultado: fidelização zero! Ou seja, antes de estabelecer qualquer ação é preciso saber para qual público ela será direcionada. Ao ignorar o público-alvo, fica difícil construir uma estratégia que transmita sua mensagem às pessoas que têm mais chances de levá-lo aos resultados. 

2. Estabeleça objetivos e compartilhe sua estratégia com o grupo

Todo planejamento estratégico deve traçar objetivos e metas, que normalmente correspondem a quatro fins principais: lucro, crescimento, sobrevivência e prestígio. Nada muito diferente da série, certo? E, tão importante quanto a definição dos objetivos, é compartilhar a estratégia com quem vai ajudá-lo a alcançá-los. Assim, uma vez que os objetivos são estabelecidos, eles precisam servir de base para as ações de todo o grupo e, para isso, o planejamento estratégico precisa ser conhecido por todos.  

Rick toma várias decisões muitas vezes apenas baseadas em emoções, e isso quase sempre acaba trazendo consequências para o grupo. E ele não é o único. Após um ato impulsivo de Rosita (Christian Serratos), Olivia (Ann Mahoney) foi morta em represália por Negan. O padre Gabriel até tentou dissuadi-la, afirmando que o grupo deveria esperar pelo momento certo e agirem juntos, porém a personagem estava determinada. 

Portanto, voltando ao planejamento, quando há um direcionamento a ser respeitado, há pouco espaço para decisões baseadas em impulsos e de gestão baseada em crise.

3. Não aposte somente em um caminho

Uma coisa é certa: se você apostar todas as suas fichas em um único lugar, estará mais vulnerável às hordas de zumbi da vida. Ainda lembram da 2ª temporada quando o caos toma conta da fazenda de Hershel (Scott Wilson)?

Pensando em um planejamento estratégico de marketing digital, de nada adianta você atuar somente no Facebook e ignorar o seu público em potencial presente nas demais redes. Cada ferramenta possui características próprias e irá servir a um público e objetivos específicos. Isso significa que, para que a sua empresa consiga se destacar no ambiente online, ela precisa diversificar sua exposição, seguir por vários caminhos e aproveitar o melhor que cada ferramenta tem a oferecer. 

Assim, uma boa agência de comunicação digital será aquela composta por uma equipe multidisciplinar que, ao receber uma demanda de trabalho, irá elaborar um planejamento estratégico que vise atender aos objetivos do cliente. Todos os profissionais necessários para a execução desse trabalho são envolvidos no processo e é isso que faz com que o resultado seja completo.