Selecionamos dois cases da D’lucca & Jota que mostram como o apelo adequado é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de comunicação

Vamos começar com uma viagem no tempo? Voltamos para 552 e 479 a.c.! Estamos caminhando pelo norte da China e um senhor chamado Ch’iu K’ung (mais tarde conhecido como Confúcio) nos dá um dos conselhos mais valiosos até hoje para o mundo da propaganda: “uma imagem vale mais que mil palavras”. Pois é, parece que esse grande pensador, há muitos anos, já entendia de marketing e sabia qual a importância do apelo visual para uma marca.

Preparamos essa matéria para que você entenda alguns pontos importantes e, que se bem trabalhados, podem ajudar bastante em sua estratégia de comunicação. Vamos lá?

Para começar: você precisa entender com quem está falando!

Para muitos essa frase parece clichê, mas empresas não conseguem converter sua comunicação em negócio, por não ter alinhado corretamente quem é seu público-alvo. A pergunta chave é: com quem estou falando? Nesse tópico, TUDO CONTA! A forma com que você escreve, como você se posiciona e até mesmo os emojis que utiliza.

Vale destacar que, na maioria das vezes, as pessoas são impactadas primeiramente pela imagem: a relevância e o quão é atrativa são os fatores que vão despertar o interesse do público em conhecer os serviços que sua empresa oferece.

O apelo visual

Quando dizemos “visual”, não estamos falando exclusivamente de uma imagem e sim de uma somatória de elementos contidos nela. A cor, a fonte e o estilo são elementos importantes e, acredite, cada um deles tem um poder incrível e extremamente singular na hora de “conversar” com seu público. Quer um exemplo? Quantas vezes você adquiriu um produto por ter um rótulo bonito? Quantas vezes a embalagem já ditou, mesmo que inconscientemente, a percepção de um produto na hora de uma compra? Viu só? Agora começa a ficar fácil perceber que aspectos visuais trazem MUITO valor agregado para uma empresa.

Menos é mais!

Uma dica? Aposte na simplicidade! A simplificação da marca está diretamente ligada com a rapidez com que o consumidor a assimila e reconhece.

Cases de sucesso

O processo de criação da identidade visual de uma marca deve levar em conta uma série de fatores contextuais para que ela realmente represente seus valores  e agrade ao público-alvo.

“Primeiro é preciso experimentar e rascunhar ao máximo, testar diversas formas e possibilidades, tanto com relação ao logo em si quanto lettering, além da paleta de cores e possíveis aplicações em outras mídias. Só então chegaremos a uma opção que atenda à expectativa do cliente”.

Thiago André – Diretor de Arte da D’lucca&Jota

Partindo desse princípio, é determinante entendermos quais serão os públicos com quem se deseja falar e qual a linguagem mais adequada. É preciso conhecer profundamente os valores da marca, qual a imagem e a mensagem que ela deseja passar e como gostaria de ser vista.

Uma marca é feita a partir de elementos que serão apontados como parte de seus valores, que devem ser condensados na nova identidade visual, deixando claro para o público sua essência e, assim, fazendo com que ela seja reconhecida e respeitada.

 

 

“Para a Farma Sante, buscamos unir sofisticação e simplicidade. A princípio parecem ser dois atributos excludentes, mas o resultado final ficou exatamente como esperado para uma Drogaria especializada em cosméticos, localizada em uma sofisticada praia do litoral paulista.” 

Edilaine Ribeiro – Diretora de Planejamento

Por que devo padronizar minha identidade visual?

Sem dúvidas a padronização de uma marca é tão importante quando sua existência. Seja na mídia digital, impressa ou out of home, sua empresa deve seguir um padrão. Dessa forma, as pessoas o reconhecerão em qualquer lugar, seja na timeline do Facebook, em um outdoor, flyer ou no guardanapo de um estabelecimento.

Antes de sair por aí “fazendo barulho” e chamar a atenção das pessoas para sua marca, certifique-se de que quando elas forem impactadas se identifiquem de fato com sua empresa, produto ou serviço. Isso vai aumentar (e muito) sua efetividade em qualquer planejamento de comunicação.

A seguir apresentamos um case que mostra a padronização de identidade visual na forma de guarda-chuva institucional, alinhando e harmonizando cada marca e estratégia, de forma a unificar e integrar a comunicação, estabelecendo um vínculo emocional entre cada público e seu respectivo projeto e, sobretudo, entre todos os públicos de interesse do Instituto Lado a Lado pela Vida e suas principais campanhas.

“Nesse projeto, a ideia foi estabelecer elementos comuns, que deixassem claro que cada campanha pertence ao Instituto e, por fim, promover cada vez mais a colaboração entre cada marca, o alinhamento de objetivos e a busca de resultados comuns: qualidade e preservação da vida.”

Edilaine Ribeiro – Diretora de Planejamento