Estratégias de marketing de conteúdo auxiliam as marcas a gerar maior visibilidade, autoridade e fidelização junto ao seu público-alvo de forma orgânica.

Verdade seja dita: marcas que investem em marketing digital querem ser notadas! Sabemos que nem sempre é possível alocar muitos recursos em mídia paga, mas isso não quer dizer que não seja possível se destacar no digital de forma orgânica. Se é o seu caso, com as ferramentas certas, o marketing de conteúdo pode ser um grande aliado, já que tem como objetivo a entrega de informação de qualidade para responder as principais dores e necessidades dos usuários.

Neste artigo, falamos sobre o marketing de conteúdo, com uma abordagem especialmente direcionada para a indústria farma, para mostrar que, apesar da legislação mais rigorosa, é possível alcançar resultados bastante positivos, mesmo sem investimento em links patrocinados.

 

O que é o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital focada na criação e distribuição de conteúdo autêntico e de valor para um público específico. Comumente, esse tipo de estratégia é adotada com o objetivo de construir relacionamento, conquistar autoridade de mercado ou melhorar a lembrança de marca, atrair e fidelizar clientes.

A produção de conteúdo relevante que responda às dores das personas do seu negócio pode trazer resultados bastante satisfatórios, para isso, vale explorar diferentes abordagens e investir na diversificação dos formatos, como vídeos, artigos, podcasts, webinars, e-mails marketing e cursos.

Por que investir em marketing de conteúdo orgânico?

O marketing de conteúdo é um trabalho que tende a mostrar resultados a médio e longo prazo, porém, durante essa jornada, é possível trabalhar na construção da confiança junto ao usuário, incentivando o relacionamento e engajamento ao entregar conteúdos de qualidade constantemente.

Para que esses resultados sejam alcançados, mesmo que de forma orgânica, alguns recursos podem (e devem!) ser incorporados à estratégia. Vamos lá!

 

SEO para blog e sites

Uma das formas de alcançar bons resultados orgânicos com o marketing de conteúdo é aplicando corretamente as estratégias de SEO.  Quem tem um blog, site ou canal próprio, pode investir na prática para ser encontrado mais facilmente quando os usuários pesquisarem por temas relacionados aos assuntos abordados no canal via Google e demais motores de buscas.

Compartilhamento de conteúdo

Gerar valor para os usuários por meio da entrega de informação atrativa e relevante, é uma das formas de incentivá-los a interagirem e compartilharem seu conteúdo, seja pelas redes sociais, site ou blog. Essa ação é valiosa para a marca, uma vez que, além de aumentar o engajamento com os canais de interesse, auxiliam na pulverização das mensagens sem que seja necessário nenhum investimento financeiro.

 Análise de dados

Talvez este seja o principal ponto que irá nortear as ações para a conquista de resultados no marketing de conteúdo orgânico. Se o objetivo da marca é acompanhar a performance de um site, por exemplo, ao analisar dados que ajudam a entender a evolução dos KPI’s, como número de acessos, tempo de permanência em cada página ou a taxa de rejeição, é possível entender a performance dos conteúdos e os principais interesses do público, assim como formatos preferidos e fontes de tráfego, permitindo o direcionamento dos próximos materiais de forma mais assertiva.

 

Marketing de conteúdo na indústria farma

Dados do Relatório Dinâmicas e Tendências do Mercado Farmacêutico no Brasil, divulgado pela IQVIA, indicam crescimento de 10,5% no mercado farmacêutico e medicamentos em 2023. Diante disso, estratégias para destacar-se no mercado, conquistar a confiança do público e gerar engajamento para a marca são fundamentais, e o marketing de conteúdo pode ser um bom aliado.

Na indústria farma, o marketing de conteúdo é uma das principais ferramentas para dialogar com todas as personas de interesse de maneira personalizada, sejam elas médicos e/ou profissionais da saúde, representantes comerciais ou o próprio paciente. Um conteúdo otimizado e consistente é uma peça fundamental em uma estratégia de marketing bem estruturada, já que é um recurso capaz de atrair, engajar e fidelizar o público-alvo em todas as etapas da jornada do usuário.

Alguns formatos possíveis quando utilizamos estratégias de conteúdo orgânico no mercado farma são:

– Produção de conteúdo unbranded para médicos, visando relacionamento;

– Disparo de e-mails com materiais que possam contribuir e facilitar o dia a dia na prática médica, como guias e checklists que o médico possa utilizar junto a seus pacientes;

– Instrumentalização da força de vendas com materiais e treinamentos;

– Promoção de eventos, webinars e palestras voltadas ao especialista, com conteúdo do interesse da área de atuação do profissional;

– Canais sociais unbranded focados no diálogo com o paciente;

– Ações de inbound marketing para acompanhamento da jornada dos pacientes;

– Conteúdos informativos em blogs voltados ao paciente, com respaldo de especialistas da área, que geram mais credibilidade e confiança.

Um ponto importante a ser destacado é a rígida regulamentação que envolve a indústria em uma série de aspectos, tornando a comunicação dessas empresas mais complexas. Produzir conteúdo de acordo com a legislação e normas éticas de aplicação é fundamental para garantir que as informações atinjam o público certo e estejam de acordo com o permitido.

Somos uma agência especialista em marketing digital e estratégias para a indústria farma, com 26 anos de experiência no setor. Para saber mais sobre como nossa expertise pode colaborar com estratégias de conteúdo para sua empresa, entre em contato.

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