Quer que sua marca fique na mente de quem comparece ao seu evento? Reunimos alguns exemplos de identidade visual para melhorar a visibilidade e branding da sua empresa.
Eventos são excelentes oportunidades para evidenciar uma marca e estabelecer relacionamento com clientes, investidores ou outros públicos chave para um negócio. Afinal, quem nunca foi impactado pelos contatos de uma feira ou pelo conteúdo de uma palestra? Entretanto, a referência que a empresa cria para seus convidados está fortemente ligada aos recursos visuais utilizados, que precisam garantir que a marca seja facilmente reconhecida e, principalmente, memorizada. Por isso, reunimos alguns exemplos de identidade visual que mostram como melhorar a visibilidade e branding da sua empresa em eventos.
Primeiro, pensemos nas Olimpíadas. Quem não conhece os cinco arcos e o que eles representam? Sem esses elementos, provavelmente seria muito mais difícil associar todas as modalidades esportivas a um único evento. Criar uma identidade visual exclusiva para um evento corporativo é quase como vestir a marca para aquela ocasião, servindo como um apoio visual que ajuda o receptor no entendimento da mensagem transmitida.
IDENTIDADE DEVE RESPEITAR AS CARACTERÍSTICAS MARCA
Um bom exemplo de identidade visual para eventos é aquele capaz de criar uma marca independente, sem desrespeitar as características da empresa. Então, os processos de criação desse material consiste na adaptação da identidade corporativa já utilizada, naturalmente preservando elementos como cores, ícones ou tipografia, por exemplo. A ideia é criar uma unidade visual, onde materiais como banner, totem, placa, uniformes e brindes conversem entre si e complementem o objetivo do evento, proporcionando uma experiência diferenciada com o público antes, durante e depois do encontro.
Agências de comunicação especializadas em eventos corporativos podem ser grandes aliadas durante o processo de planejamento e execução, tendo em vista a quantidade de análises, decisões e escolhas que a situação exige. Já pensou ter que, sozinho, pensar em todo o processo logístico, análises jurídicas, levantamento e controle de custos, cumprimento de datas e contra partidas? Gerenciar um evento inclui itens que muitas vezes podem passar despercebidos quando não se tem experiência.
NA PRÁTICA: EXEMPLOS DE IDENTIDADE VISUAL PARA EVENTOS
Segundo Fernando Moraes, Diretor de Arte Jr. da D’lucca & Jota, a unidade visual traduz o estilo do evento. “Além ajudar na familiarização da força de vendas, essa identidade melhora a experiência dos participantes.”, explica sobre o caso da Ferring Brasil, que ganha uma identidade visual totalmente customizada a cada evento corporativo que promove. Mas, seguir a temática não significa ignorar as características da marca. “É importante considerar o guideline e suas diretrizes para garantir a boa aplicação dos elementos nas peças.”, completa.
Identidade Visual criada para a convenção de vendas da empresa Ferring Brasil, em 2016.Identidade Visual criada para o Commercial Meeting 2017, reunião de negócios da Ashland.