A série Os Defensores estreou na Netflix na última semana, juntando Punho de Ferro, Demolidor, Luke Cage e Jessica Jones na luta contra O Tentáculo, uma organização criminosa com poderes místicos.

Na série, os quatro heróis possuem poderes e personalidades diferentes, unindo forças contra um objetivo em comum: proteger a cidade de Nova York.

Em uma estratégia digital, também utilizamos diferentes super-poderes ferramentas e estratégias para atingir um objetivo em comum e proteger os resultados de nossos clientes.

Quem seriam os defensores em um bom trabalho de marketing online?

ATENÇÃO: o texto abaixo pode conter pequenos spoilers. Portanto, se você ainda não assistiu Os Defensores, salve o link nos favoritos e volte aqui mais tarde 🙂

Punho de Ferro / Conteúdo

Na série, o Punho de Ferro possui o poder de lutar contra o Tentáculo por conta de seu treinamento com os monges da cidade mística de Kun Lun. Ele não sabe que pode contar com ajuda na batalha contra O Tentáculo e pensa que precisa agir sozinho, até conhecer Luke, Jessica e Matt Murdock.

Assim como o Iron Fist na série, o conteúdo é uma peça central em qualquer estratégia digital, no entanto, sozinho pode não ser suficiente para atingir os resultados. Afinal, do que vale um ótimo conteúdo sem uma boa estratégia de divulgação ou sem o direcionamento para as personas corretas?

Jessica Jones / BI e Análise de Dados

Jessica Jones é uma detetive particular inquieta e curiosa, capaz de fazer o que for necessário para conseguir as informações que precisa, tomar decisões e decifrar seus casos. Na série, ela não sabe da existência do Tentáculo como o Punho de Ferro ou o Demolidor, mas é investigando o caso de um arquiteto desaparecido que ela chega até a organização.

Em qualquer estratégia digital, investigar e buscar os dados e resultados de cada ação é fundamental para seu sucesso a longo prazo. Analistas de performance e BI precisam ser tão curiosos e insistentes quanto Jéssica para encontrar, analisar e extrair as informações corretas.

Só assim conseguirão gerar inteligência de negócio e os resultados que os clientes esperam.

Demolidor / Planejamento

Matt Murdock é um dos personagens mais conhecidos dos fãs. Cego desde criança, seus sentidos são mais aguçados de modo que ele consegue perceber tudo o que acontece à sua volta.

Quando fazemos um planejamento, ainda não vemos com clareza todos os desafios e possíveis percalços da estratégia, no entanto, quanto mais atentos e informados estamos sobre cenário e objetivos do cliente, mais precisos conseguimos ser.

Elektra / Links Patrocinados

Tanto na série como nos quadrinhos, Elektra já transitou pelo lado dos mocinhos e dos bandidos. Ela é uma guerreira letal, que atinge seus alvos com uma precisão incrível.

O trabalho com links patrocinados, seja no Facebook, AdWords ou LinkedIn, também nos permite atingir em cheio o público desejado. Desde que, claro, o target definido esteja correto.

Caso contrário, essas ferramentas, assim como Elektra em alguns momentos, podem se tornar vilãs e trazer audiência não qualificada, colocando a perder o investimento feito e os resultados que poderiam ser alcançados.

Luke Cage / Estrutura de tecnologia

Herói do Harlem na série, Luke Cage é um personagem invulnerável e com super força. Pode parecer pouco perto dos poderes místicos do Punho de Ferro ou da precisão de Matt Murdock, mas suas habilidades mostram-se essenciais em batalha.

A estrutura – seja de um site, um aplicativo ou sistema – é muitas vezes subestimada em uma estratégia digital e este é um erro terrível. Não é efetivo ter estratégias de atração e conteúdo muito bem definidas, se não há uma plataforma confiável onde o usuário possa se engajar e realizar a ação pretendida.

Sites que são lentos e que não carregam em dispositivos móveis, formulários que não funcionam corretamente e landing pages confusas são apenas algumas das coisas que fazem um usuário sair de um ambiente e nunca mais voltar.

Portanto, escolha bem coisas como a tecnologia do seu site, seu serviço de hospedagem ou e-mail marketing para que eles sejam tão confiáveis e indestrutíveis quanto Luke Cage e não deixem seus usuários na mão.

Claire /Feedback do Público

Na série, Claire é uma enfermeira que ajuda os heróis sempre que pode. O fato de não ter super poderes não impede que ela faça a sua parte e contribua da melhor forma.

É comum profissionais de marketing focarem em ferramentas e estratégias e esquecerem o básico: o que o público tem a dizer.

Valorizar o feedback da audiência e tomar decisões corretas baseadas nele parece simples, mas é fundamental e pode agregar muito ao restante do trabalho.

Tentáculo / Métricas de vaidade

Grande vilão da série, o Tentáculo é uma organização criminosa existente há séculos e que está em todos os lugares.

Uma das maiores vilãs de uma boa estratégia digital são as métricas de vaidade, como número de fãs, acessos ou pageviews. Sozinhas, essas métricas não significam nada e não permitem a tomada estratégica de decisões, mas enchem os olhos de muitos profissionais e empresas por aí.

Assim como o Tentáculo, à primeira vista passam credibilidade e parecem ser dados confiáveis. É preciso ser firme e trabalhar com os outros pilares para fugir de sua influência e fazer com que os clientes enxerguem o verdadeiro mal por trás delas.

Dependendo da complexidade do desafio/objetivo, uma ferramenta apenas pode não ser suficiente. Assim como as habilidades dos Defensores, o marketing digital proporciona uma série de recursos e técnicas que podem e devem ser utilizadas juntas. Muitas vezes, o sucesso de cada uma delas está, inclusive, ligado.

Como você tem utilizado estes recursos? Conte para nós nos comentários!