Ocasião pode ser estratégica para lançamento e conclusão de campanhas.
Fim de ano chegando e a expectativa para a festa da empresa já começa a rolar solta pelos corredores. O desafio das equipes de comunicação, eventos e RH é inovar e, com muita criatividade, transformar a ocasião no momento ideal para integrar equipes, divulgar resultados e motivar os colaboradores. Afinal, além de promover aquele respiro de um ano inteiro de tensões, os eventos de fim de ano são também uma importante ferramenta de endomarketing que podem fazer parte da estratégia de gestão de pessoas.
Conhecer a cultura da empresa é o primeiro passo para escolher formatos, estilos e recursos que vão agradar a maior parte dos convidados. Segundo a Coordenadora de eventos da D’lucca & Jota, Érica Crisóstomo, satisfazer a todos é o maior entrave. “Antes de sair anotando ideias, é preciso analisar o perfil do público que vai participar: idade, preferências musicais, estilo de alimentação”, explica. Uma alternativa interessante é convidar os próprios colaboradores – de modo direcionado – a darem sugestões e preferências, oferecendo uma experiência de empoderamento do evento antes mesmo de ele acontecer.
Premiações e homenagens
Muitas empresas premiam seus colaboradores por tempo de empresa ou metas alcançadas apenas em eventos institucionais, mas a informalidade das festas de fim de ano pode ser uma boa estratégia para quebrar o gelo e trazer ainda mais sensibilidade à bonificação. Outra possibilidade proveitosa são as homenagens, que podem focar equipes específicas ou mesmo colaboradores em particular por meio de vídeos, placas e discursos, por exemplo.
Encerramento de campanhas e divulgação de resultados
Nada melhor do que concluir e anunciar bons resultados durante a celebração de fim de ano. É o momento ideal para mostrar a importância do trabalho das equipes e o quanto o crescimento da empresa depende do envolvimento de todos. Mas cuidado com o formato! Nada de apelar para slides ou mecanismos que entediem ou acabem com o clima descontraído. Sortear brindes, bônus e até realizar atos simbólicos, podem ser alternativas. A chave aqui é aproveitar a oportunidade para transmitir mensagens que entreguem valor e tenham influência direta sobre os resultados da empresa no pós-evento.
Novidades e lançamento de programas
Além de inovar no formato do evento – para que não fique rotulado pelos colaboradores – é um ótimo momento para divulgar novidades que signifiquem mudanças para a rotina dos colaboradores no ano que se aproxima. Um novo programa de benefícios, a adoção ou exclusão de uma norma e até uma fusão com outra empresa podem ser abordados como novas informações. Mas atenção ao tom! Nem toda notícia pode ser exposta de maneira superficial ou mesmo descontraída. Escolha bem o tópico. Na dúvida, consulte uma agência especializada que, além de orientar as melhores escolhas, também oferece acompanhamento em todos os processos.
Interação entre áreas e colaboradores
Apesar de oferecer possibilidades estrategicamente interessantes, é preciso lembrar que as confraternizações têm como maior objetivo descontrair e integrar os colaboradores. Muitas vezes, esse é o único evento que possibilita o acesso dos liderados às altas lideranças, como Gerente, Diretor e Presidente. Acredite: esse tipo de interação pode despertar o sentimento de valorização e comprometimento. Por isso, aposte em ambientes que deixem as pessoas à vontade para se comunicar e relaxar, afinal, um ano inteirinho de novas atividades está logo aí.