O inbound marketing na área da saúde é uma estratégia eficiente para empresas que desejam ampliar sua presença e relevância no mercado
Não é segredo que a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço no cotidiano das pessoas. Contudo, ao mesmo tempo que se sentem empoderados pelo uso das ferramentas digitais, os usuários têm muitas dúvidas sobre até que ponto esse comportamento pode impactar negativamente suas vidas. Um exemplo recente são as polêmicas geradas pela manipulação de dados pessoais, amplamente discutida no último ano. Toda essa incerteza e o medo do desconhecido, colaboraram para que uma vertente das estratégias on-line ganhasse ainda mais força entre as empresas que desejam se destacar no mercado, o inbound marketing.
Entenda, seus potenciais clientes já estão na internet e realizam buscas diariamente sobre diversos temas. Esse momento de pesquisa é uma oportunidade de gerar relacionamento espontâneo do usuário com a sua marca. É justamente nessa hora que quem estiver com uma presença digital fortalecida e planejando a entrega de conteúdo relevante de acordo com o perfil das personas do negócio, vai sair na frente.
Enquanto especialista no atendimento do mercado farmacêutico, indústrias químicas e setor da saúde, a D’lucca&Jota vêm acompanhando de perto essas mudanças e, especialmente no decorrer desse ano, vivenciamos na prática os resultados positivos gerados por intensificar e implementar novas estratégias de inbound marketing na área da saúde.
Mas afinal, o que é inbound marketing na área da saúde?
O inbound marketing é uma metodologia que visa atrair, aproximar, converter e fidelizar clientes, seja no mercado B2B ou B2C, por meio da entrega de conteúdo relevante. A ideia é cativar o consumidor até que ele esteja preparado para se tornar cliente. Prática essa totalmente oposta ao marketing tradicional, que se baseia no conceito da interrupção para divulgação direta de produtos e serviços – como acontece muito nas propagandas de televisão ou em anúncios patrocinados nas redes sociais, por exemplo.
Sendo assim, partindo da premissa da consolidação de um relacionamento saudável e duradouro, o inbound marketing na área da saúde não tem como objetivo a conversão imediata. A proposta é, aos poucos, construir uma relação de confiança entre a empresa e o consumidor para que, no momento certo, ele realize uma ação valiosa, como a compra de um medicamento, marcação de consulta, realização de procedimento, aquisição de um plano de saúde, entre outros.
Principais etapas do inbound marketing na área da saúde
Esse processo de amadurecimento, que vai desde o primeiro contato do internauta com a marca até o momento da tomada de ação é o que chamamos de jornada de consumo, que nada mais é que o mapeamento do caminho percorrido pelo usuário e o planejamento de ações até que ele se torne um cliente. Resumidamente, esse processo é dividido em 4 etapas principais:
- Aprendizado: a princípio, a pessoa ainda não identificou um problema e, ao ser impactada por um conteúdo relevante, passa a se interessar pelo tema;
- Reconhecimento: ao se aprofundar no assunto, o usuário começa a perceber a existência de uma necessidade;
- Consideração: nessa etapa o usuário já detectou que existe um problema, então inicia um processo de pesquisa de soluções que atendam suas necessidades;
- Decisão: em seguida, já com as opções do mercado em mãos, o usuário toma a decisão de compra.
Ferramentas de inbound marketing na área da saúde
Se você chegou até aqui, é porque entendeu que o inbound marketing pode ser uma estratégia valiosa para gerar valor e construir um relacionamento duradouro com seus potenciais clientes. No ambiente digital, algumas ferramentas são muito importantes e devem ser utilizadas para auxiliar na ativação de estratégias de inbound marketing na área da saúde, tais como: redes sociais, site, blog e plataformas de automação de marketing. Esta última é uma ótima opção para explorar ao máximo o relacionamento com o usuário por meio do compartilhamento de disparos de e-mail marketing com conteúdos personalizados de acordo com sua necessidade e estágio da jornada de compra.
Apresentamos aqui apenas algumas das diversas vantagens e possibilidades de aplicação do inbound marketing na área da saúde, mas já é possível entender porque cada vez mais esse mercado tem investido nas estratégias do marketing de atração. Se quiser saber mais sobre como a D’lucca&Jota pode ajudar a desenvolver estratégias de inbound marketing eficientes, de acordo com o seu negócio e necessidade, fale conosco.