Baixe o formulário desenvolvido pela Dlucca & Jota e saiba mais sobre a construção das personas do seu negócio e importância da aplicação do conceito para o inbound marketing

Você sabe com quem está falando? Quase todo mundo já ouviu essa expressão por aí, não é verdade? Mas, dentro de uma campanha de comunicação, ela é o ponto de partida para todo o planejamento de marketing, seja ele, ou não, digital. Contudo, ao contrário do que se pensou por muito tempo, não basta mais identificar que crianças de 5 a 9 anos são o público-alvo de uma sorveteria. Agora, é preciso ir mais a fundo – identificar quais são as personas do seu negócio – e reconhecer a Joana, de 6 anos, que adora caldas de chocolate e o Joaquim, de 8, que só troca um sorvete de flocos por um álbum de figurinhas. Parece estranho, mas traçar o perfil dos consumidores com riqueza de detalhes – e, claro, baseando-se em pesquisas – torna mais factível a tarefa de acertar o tom, o momento e o formato da comunicação.

Afinal, o que é uma persona?

Diferentemente do público-alvo, a persona procura ganhar em assertividade ao deixar para trás definições generalistas. Essa nova forma de enxergar os consumidores vem de encontro com as tendências do Inbound Marketing, que identifica a jornada de consumo do cliente, e direciona os esforços de comunicação. Quer entender melhor a diferença? A D’lucca & Jota, agência com mais de 20 anos de atuação e especialista em marketing digital, design, eventos corporativos e consultoria de comunicação, preparou um material que pode te ajudar a assimilar os conceitos de persona e público-alvo e a delimitar, na prática, os seus clientes. “Ter presença digital não é suficiente para alcançar as pessoas certas para o seu negócio. É preciso traçar estratégias para que os objetivos não se percam e, principalmente, para que a mensagem transmitida chegue a quem mais importa”, diz Karla Beraldo, Gestora de Mídias Sociais da D’lucca & Jota.

Clique aqui para baixar o formulário “O que é e como construir uma persona”, material exclusivo da D’lucca & Jota. Lembre-se de compartilhar esse texto e de continuar acompanhando nossos conteúdos pelas redes sociais: @dluccajotacomunicacoes